Schloss Bellevue (Palácio Bellevue)

  • SumoMe

Palácio Bellevue em Berlim

A poucos metros da Siegessäule (Coluna da Vitória), no parque Tiergarten e às margens do rio Spree, encontra-se o Schloss Bellevue ou Palácio Bellevue. Seu nome, de origem francesa, significa “bela vista”, devido a bela vista que se tem do parque e do rio Spree. Este palácio, que fica relativamente perto do parlamento alemão e do escritório da chancelaria, é o endereço oficial do presidente da Alemanha (não confundir com a chanceler) desde 1994.

Palacio Bellevue

A sala do Presidente

O Palácio Bellevue foi projetado pelo arquiteto Philipp Daniel Boumann e construído em 1786. O palácio foi erguido para ser a residência de Ferdinand da Prússia, que era o irmão mais novo do rei Friedirch II – O Grande. O palácio,  o primeiro prédio em estilo neoclássico da Prússia, consiste de uma ala central e duas laterais (a esquerda a “Ala da Damas” e na direita a “Ala do Spree”).  O palácio serviu de residência para Ferdinand até sua morte em 1813. De 1844 a 1865 o palácio abrigou em uma de suas alas no térreo o primeiro museu de arte contemporânea da Prússia. De 1865 a 1918 voltou a ser usado pela corte. Após a Primeira Guerra Mundial o palácio abrigou exposições e com a chegada no poder dos nazistas, o palácio foi transformado em casa de hóspedes do Terceiro Reich. Durante a Segunda Guerra mundial foi severamente danificado, sendo reconstruído entre 1955 e 1959. Após sua reconstrução foi decidido que o palácio funcionaria como a segunda residência oficial do presidente da Alemanha, sendo a número 1, a Villa Hammerschmidt em Bonn, que na época era a capital da Alemanha Ocidental e onde ficava a sede do governo. Com a reunificação e a transferência do governo para Berlim, o palácio passou em 1994 a ser a 1a. residência oficial e de 2004 a 2005 passou por uma grande reforma.

Palácio Bellevue

Salão Langhans – o único salão do palácio que após a Segunda Guerra foi reconstruído no estilo original

Quando se fala em residência oficial não significa que o presidente mora lá – o único que usava o palácio também como sua moradia particular foi  Roman Herzog. Desde Johannes Rau que os presidentes moram em uma mansão no bairro Dahlem. Na reforma de 2004/2005 a parte que foi usada como moradia particular foi transformada escritórios. O presidente trabalha e recebe as visitas oficiais no palácio. Além do escritório do presidente e sua sala de audiências, o palácio tem diversas outras salas e salões que são usados para jantares e banquetes, recepções de gala, concertos e cerimônias oficiais.

Palácio Bellevue

O Salão Grande – decorado como em um dia de banquete

O Palácio Bellevue geralmente não é aberto a visitação, a exceção é no “Tag der offenen Tür” ou Dia das Portas Abertas, que são ocasiões em que é possível visitar locais que normalmente são fechados para o público em geral, como o prédio da Chancelaria ou o Palácio Bellevue.  As fotos dos salões do palácio que são mostradas aqui foram tiradas em uma destas ocasiões.

Palácio Bellevue

Mesmo não sendo aberto ao público, o Palácio Bellevue é uma atração turística – quem passa por ali não deixa de dar uma paradinha para tirar uma foto em frente a este belo e  elegante palácio. Neste link você pode fazer uma visitinha por dentro do palácio, nele encontram-se fotos em 360 graus dos cômodos e jardins do palácio.

Endereço: Spreeweg 1 – Tiergarten, 10557 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7, S75, estação Bellevue
Ônibus: Linhas 100 e 187, parada Schloss Bellevue

 

Atrações Próximas: Siegessäule, Parque Tiergarten

Mais fotos do Palácio Bellevue (clique nas fotos para ampliá-las):

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*