Siegessäule (Coluna da Vitória)

  • SumoMe

Coluna da Vitória em Berlim

A Siegessäule ou Coluna da Vitória é um dos cartões-postais mais famosos de Berlim, já tendo servido de cenário para a gravação do vídeo da música “Stay, Farway so Close” do U2. A Coluna da Vitória servia de palco para a Love Parade, um festival de música eletrônica, quando este ocorria em Berlim e também foi o local onde Barack Obama fez seu discurso quando visitou a cidade, ainda como candidato à presidência dos Estados Unidos. A Coluna da Vitória se localiza no meio do parque Tiergarten, numa rotatória que se chama Grosser Stern (Estrela Grande) – pois esta rotatória dá acesso a cinco ruas, assim como uma estrela tem cinco pontas.

A rotatória com a Coluna da Vitória no centro - vista do alto

A rotatória com a Coluna da Vitória no centro – vista do alto (Fonte: www.stadtentwicklung.berlin.de)

A Coluna da Vitória, desenhada por Heinrich Strack, foi construída para comemorar a vitória da Prússia sobre a Dinamarca na guerra Prússia-Dinamarca de 1864. Em poucos anos a Prússia ganhou mais duas guerras, desta vez contra a Áustria, em 1866 e contra a França em 1870/1871. Estas últimas vitórias serviram de inspiração para adicionar ao topo da coluna a estátua de Vitória, a deusa romana da vitória, que não constava nos planos iniciais.  A estátua de bronze de Vitória foi desenhada por Friedrich Drake e tem 8,3 metros de altura e pesa 35 toneladas.

Coluna da Vitória em Berlim

Coluna da Vitória vista do Tiergarten

Originalmente a coluna foi erguida na praça Königsplatz (atual Praça da República) em frente ao prédio do Reichstag. Como parte dos planos dos nazistas de transformar Berlim em “Welthauptstadt Germania” (Capital Mundial Germania), a Coluna da Vitória foi transportada para seu local atual.  Ao mesmo tempo, a coluna foi aumentada em 7,5 metros, atingindo a sua altura atual de 66,89 metros.

Coluna da Vitória em Berlim

A estátua e abaixo a plataforma de observação

Felizmente a Coluna da Vitória não sofreu danos durante a Segunda Guerra, mas após a guerra os franceses, que eram um dos aliados que derrotou a Alemanha, solicitaram a sua demolição. Entretanto os americanos e os ingleses, os outros aliados, rejeitaram a sugestão.

Coluna da Vitória em Berlim

A vista que se tem da plataforma de observação

A Coluna da Vitória tem uma plataforma de observação que fica a 50,66 metros de altura. Comprando um ingresso de valor relativamente baixo, pode-se subir até a plataforma de observação através de uma  escadaria espiral e relativamente estreita com 285 degraus. São muitos degraus, mas a subida vale  a pena pois de cima tem-se uma vista panorâmica muito legal das imediações, sendo possível ver muitas das famosas atrações de Berlim.

Coluna da Vitória em Berlim

A vista que se tem da plataforma de observação

Há um túnel subterrâneo que leva até o centro da Grosser Stern, onde se encontra a Coluna da Vitória. Quatro construções que parecem templos antigos indicam a entrada para o túnel.  A plataforma é aberta a visitação de segunda a sexta-feira das 9:30 até as 18:30hs, e aos sábados e domingos das 9:30 às 19:00hs, nos meses de abril a outubro. De novembro a março, a plataforma é aberta das 10:00 até as 17:00hs, de segunda a sexta-feira e nos finais de semana das 10:00 as 17:30hs.

Entre 2010 e 2011 a coluna foi renovada ganhando novo brilho: a estátua e outras partes da construção foram cobertas com folhas de ouro, totalizando 1,2kg.

Coluna da Vitória em Berlim

Preço:  Clique aqui para ver

Endereço: Grosser Stern 1 – Tiergarten, 10785 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação Bellevue
U-Bahn: Linhas U9, estação Hansaplatz
Ônibus: Linhas 100, 106 e 187, parada Grosser Stern

Atrações Próximas:  Palácio Bellevue, Parque Tiergarten

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar welerson says:

    BERLIM E MARAVILHOSO,LEMBRANDO QUE NAO PODE DEIXAR DE COMER O VERDADEIRO JOELHO DE PORCO E SENSACIONAL…AH O POVO DE BERLIM E MEGA HOSPITALEIRO E EDUCADOS AMEI BERLIM !!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Welerson,

      Que bom ouvir que gostou de Berlim e principalmente do povo, que foram educados e hospitaleiros!

      Ah! Você esqueceu de um detalhe… tem que provar o joelho de porco acompanhado de uma cervejinha alema 🙂

      Abs,
      Isabel

      • avatar Jessica says:

        Oi Isabel !

        Onde vc indica eu comer um joelho de porco com uma boa cerveja Alemã?

        • avatar Isabel says:

          Oi Jessica,

          Tudo bem? Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post. E como pode ler, tem várias indicações de restaurantes que oferecem a culinária alemã.

          Isabel

  2. avatar Ferreira says:

    Cara Isabel,
    Qual é o horário de funcionamento da Siegessäule para quem quer subir, se é que isto é permitido.

Deixe seu comentário

*