Volkspark Friedrichshain (Parque Friedrichshain)

  • SumoMe

O parque Friedrichshain é o parque mais antigo de Berlim e foi construído em homenagem ao rei da Prússia Friedrich – O Grande. O nome Friedrichshain é algo como “bosque do Friedrich “. O parque fica na divisa dos bairros de Friedrichshain e Prenzlauer Berg, a poucos minutos da Alexanderplatz.

Fonte dos Contos de Fada no parque Friedrichshain

Fonte dos Contos de Fada

O parque Friedrichshain é também um dos maiores de Berlim e na minha opinião um dos mais bonitos. Uma das principais atrações do parque é uma fonte monumental, tanto em beleza quanto em tamanho, chamada de “Fonte dos Contos de Fada”. A fonte tem este nome pois tem várias esculturas dos personagens dos contos de fada dos irmãos Grimm. É simplesmente fantástica, muito bonita mesmo.

A escultura da personagem Chapeuzinho Vermelho dos contos de fada

No parque existem dois morros chamados de “Grosser Bunkerberg” e “Kleiner Bunkerberg”, com 78 e 48 metros de altura respectivamente. Traduzindo, seria algo do tipo “morro do bunker grande” e “ morro do bunker pequeno”. O fato é que estes morros são artificiais e o curioso é que foram feitos com destroços de um bunker que havia no parque e que foi demolido após a guerra, assim como também foram usados destroços de outras construções destruídas em Berlim durante a Segunda Guerra.  Na verdade isto é uma coisa que foi feita em muitas cidades da Alemanha e aqui em Berlim mesmo existem outros morros artificiais que foram feitos com os destroços e ruínas da guerra. Hoje em dia parecem morros normais, com plantas e árvores e você jamais imaginaria que são artificiais e construídos desta forma.

Playground no parque Friedrichshain

Um dos vários parquinhos para as crianças

O parque Friedrichshain oferece muitas opções de lazer: existem vários parquinhos para as crianças, pista de corrida, três quadras de tênis, quadra de basquete, uma área com rampas para skate, parede de escalação, mesas de pingue-pongue, além de vários gramados onde as pessoas podem sentar e relaxar nos dias quentes.

Rampa Skate no parque Friedrichshain

A área com rampas para skate

Tem também restaurante e um cinema a céu-aberto que funciona nos meses de verão.

Restaurante no parque Friedrichshain

A parte externa do restaurate – em um dia lotado!

No parque Friedrichshain existem ainda lagos, monumentos como o Sino da paz e o Memorial Alemão-Polonês.

Lago no parque Friedrichshain

Um dos lagos

Nos finais de semana e feriados o parque fica cheio, principalmente no verão e dias mais quentes. Mas não significa que no inverno o parque fique vazio! Lá tem uma “Rodelbahn” – que é uma rampa, uma descida e nos dias com neve as pessoas usam para escorregar com seus trenózinhos.

Sino da Paz no parque Friedrichshain

O “Sino da Paz”

O público que frequenta o parque é bem diversificado, são jovens, casais, famílias com crianças, grupos de amigos, enfim tem de tudo um pouco. Eu  particurlamente gosto muito do parque Friedrichshain, acho um parque muito diversificado e com um paisagismo muito bonito – sem dúvidas vale à pena uma visita.

Memorial Alemão-Polonês no parque Friedrichshain

Memorial Alemão-Polonês


Endereço: Am Friedrichshain – Friedrichshain – 10249 – Berlim

 

Como Chegar:
Na Alexanderplatz pegue uma das linhas:
– Bondinho, linha M4 e desça na parada Am Friedrichshain
– Bondinho, linhas M5 e M6 e desça na parada Platz der Vereinten Nationen
– Ônibus, linha 200 e desça na parada Am Friedrichshain

Atrações Próximas: Alexanderplatz

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Carolina says:

    Oi Isabel, tudo bem? Será que vc saberia dizer se neste parque tem aluguel de bicicleta? Em outubro, será que consigo andar de bicicleta por ali ou estará muuuito frio? rs. Obrigada! Bjs

Deixe seu comentário

*