Alexanderplatz

  • SumoMe

Alexanderplatz em Berlim

A Alexanderplatz é uma das mais conhecidas e provavelmente maior praça de Berlim. Já serviu de palco para gravações de cenas de diversos filmes, entre eles Good Bye Lenin e A Supremacia Bourne.

Originalmente no local havia uma feira de gado e por isto se chamava Ochsenmarkt ou Ochsenplatz. Em novembro de 1805, recebeu seu nome atual numa homenagem ao czar russo Alexander I que havia visitado a cidade em outubro daquele ano e havia sido recebido no local. Mas a praça é comumente chamada pelos moradores locais simplesmente de Alex. Com a construção da estação de trem em 1882, o Mercado Central em 1886 e a loja de departamentos Tietz, o local torna-se um importante centro comercial.

Fonte da Amizade Internacional na Alexanderplatz

Fonte da Amizade Internacional

Muito se foi destruído durante a Segunda Guerra e somente nos anos 60 começou a ser reconstruída, ganhando novos prédios e construções. Em muitos destes prédios pode-se ver o estilo de construção do regime comunista. Localizada no lado leste de Berlim, passou a ser o centro de Berlim Oriental.

Weltzeituhr na Alexanderplatz

Weltzeituhr

Ainda hoje é um dos principais pontos do transporte público da cidade, com diversas linhas de metrô, trem, ônibus e bondinho passando pela praça e no terminal que nela se localiza. As opções de compra também são muitas: nela se encontra a loja de departamentos Galeria Kaufhof, a loja de eletroeletrônicos Saturn onde pode se achar de tudo, drogaria, lojas de roupa e diversas outras lojas. A poucos metros da praça, entre as ruas Alexanderstraße e Dircksenstraße, você ainda encontra o shopping center Alexa que foi inaugurado em 2007 e abriga mais de 180 lojas, incluindo a maior filial do Media Markt, uma rede de lojas que vende eletroeletrônicos.

Torre de TV (Fernsehturm) na Alexanderplatz

A Fernsehturm na época da Copa da Alemanha

Dentre as atrações encontram-se o Urania-Weltzeituhr, um grande relógio que mostra os nomes de diversas cidades do mundo com as suas respectivas horas; a Fonte da Amizade Internacional, uma fonte com 23 metros de diâmetro que foi construída em 1970 durante a remodelação da praça e claro a famosa Torre de TV (Fernsehturm) que com seus 368 metros de altura é uma das construções mais altas da Europa. Eu a chamo de “bola” por causa do formato do topo (inclusive na época da Copa da Alemanha de fato a decoraram como uma bola de futebol, como se pode ver na foto ao lado), e de sua plataforma a mais de 200 metros de altura se tem uma visão magnífica de Berlim em 360 graus.

Só uma dica: Fiquem atentos ao atravessar a rua, principalmente perto do Urania-Weltzeituhr. Apesar de parecer uma calçada só para pedrestes, por ali passam os bondinhos e geralmente as pessoas estão distraídas vendo as atrações, tirando fotos, etc. e e não prestam muita atenção na hora de atravessar a rua, por isto não vêem que vem um bondinho – isto já aconteceu comigo e por sorte, pessoas que estavam do outro lado da rua me alertaram, pois o bondinho já estava bem perto de mim e o motorista nem buzinou. O fato é que há casos de atropelamento, então fiquem atentos!

Endereço: Alexanderplatz – Mitte, 10178 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação S+U Alexanderplatz
U-Bahn: Linhas U2, U5 e U8 estação S+U Alexanderplatz
Ônibus: Linhas 100, 200 e TXL, parada S+U Alexanderplatz

Atrações Próximas: Torre de TV, Rotes Rathaus, Nikolaiviertel, Catedral de Berlim, Altes Museum, Hackesche Höfe, Museu DDR, AquaDom & Sea Life

Hotéis nas Imediações: Park Inn, H2 Hotel, H4 Hotel, ibis Styles, Hotel Indigo, Holiday Inn, Vision Apartments, ONE80° Hostels, Mercure, Motel One, Lux 11 Berlin-Mitte

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Manuel Traquina says:

    Cidade fascinante donde nao apetece regressar!

  2. avatar Regina Estela Benevides de Lima says:

    Estou de viagem agendada para Berlim no proximo reveillon e o seu site é simplesmente fantástico de informações! Já estou me sentindo em Berlim e muito bem localizada quanto aos pontos turisticos. Adorei!

  3. avatar Sara says:

    Olá isabel, primeiramente parabéns pelo blog, é muito interessante mesmo.
    Eu vou fazer uma viagem pela europa em fevereiro, e vou passar 5 dias em berlim no hostel one80 Otto-Braun-Straße 65 ,10178 Berlin. Como é uma espécie de mochilão não posso gastar muito, então gostaria de pedir dicas de lugares mais baratos para comer, atrações legais perto da Alexanderplatz. Gostaria de saber também se há alguma cidade próxima de Berlim que seja fácil de ir para passar o dia. Desde j´á, muito obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Sara,

      No terminalde metrô/trem da Alexanderplatz há diversas lanchonetes/restaurantes onde você pode fazer uma refeição mais barata. No post acima você pode encontrar uma lista das principais atrações (“Atrações Próximas”) nas imediações da Alexanderplatz.

      Potsdam é uma cidade que fica a cerca de 1 hora de Berlim (lá se encontra o Parque/palácio Sanssouci) – você pode ir até lá de metrô/ônibus.

      Abs,
      Isabel

  4. avatar Mariana Costa says:

    Oi, estarei em Berlim em março e gostaria de saber se você poderia me dar umas dicas com relação a minha chegada, irei chegar pelo Aeroporto Schonefeld e estou pensando em pegar o metrô pelas linhas s45 ou s9, queria saber se ambas as linhas passam pela estação AlexanderPlatz??? Pois, irei ficar em Postdamer Platz. Att, Mariana!

    • avatar Isabel says:

      Estas linhas não passam na Alexanderplatz Mariana. A S45 vai até Südkreuz, onde pode pegar uma outra linha até a Potsdamer Platz.

      Isabel

  5. avatar Sara says:

    Parabéns pelo site! É o mais completo sobre Berlim que eu já encontrei (pelo menos, em português). Está sendo de grande ajuda! Obrigada!

  6. avatar Marta says:

    Pretendo passar 4 meses em Berlim fazendo curso de alemão nessa região. É uma boa se hospedar por ali? Não vi se tem supermercado por perto? O que vc acha?

    • avatar Isabel says:

      Oi Marta,

      A praça Alexanderplatz é bem central e oferece muitas opçoes de compras. Só vê a localizaçao exata, pois em muitas hospedagens consta o nome “Alexanderplatz”, mas nao fica necessariamente por ali.

      Eu particularmente acho aa áreas, , por exemplo, do Hackescher Markt (que nao é longe da Alexanderplatz) ou do Gendarmenmarkt melhores – em especial que ficará por 4 meses.

      Isabel

Deixe seu comentário

*