[vc_row][vc_column width=”2/3″]
Dicas e Informações Úteis
*** Dinheiro, cartões, pagando a conta ***
– Em Berlim, e na Alemanha em geral, as pessoas usam muito menos cartões de crédito que no Brasil. É muito comum as pessoas pagarem a conta do restaurante de 50, 100 ou duzentos euros em dinheiro! Desta mesma forma não se surpreenda se chegar em algum local e cartão de crédio não for aceito – o Media Markt, por exemplo, uma loja gigante de eletro-eletrônicos não aceita cartão de crédito. Portanto se você pretende pagar com cartão é sempre bom perguntar antes se é aceito, só para se certificar.
– Nos restaurantes a gorjeta não está incluída na conta, geralmente a gente dá 10% como no Brasil. E é comum já incluir a gorjeta no valor que você vai pagar, ao invés de deixar o troco no pratinho para o garçom. Um exemplo: se a sua conta é de 25 euros, você diz para o garçom “28 bitte” (ou “28 please”), se você está entregando 40 euros, por exemplo. Se você está pagando com 30 euros e quer deixar 5 euros de gorgeta, ou seja, se o garçom não precisa te dar troco, então você diz “Stimmt so” (“It’s ok”) ao entregar o dinheiro.
– Ainda no restaurante… se você estiver em um grupo e cada pessoa quiser pagar a sua conta individualmente você pode dizer para o garçom que é “getrennt bitte” (“individually, please”). Se for um grupo com 20 pessoas o garçom vai fazer a conta do que cada um consumiu e cobrar separadamente! Isto é muito comum, inclusive em alemão eles já perguntam se é “zusammen oder getrennt” (“junto ou separado”) ao pedirmos a conta.
– É também comum dar gorjeta para taxistas. Ah! E tem taxista que aceita cartão de crédito, tem a máquina para passar o cartão no táxi.
– Na Alemanha para a grande maioria das garrafas (água, cerveja, refrigerantes, etc.) a gente tem que pagar o Pfand, ou seja, um valor adicional pelo vasilhame. Geralmente por cada garrafa plástica são 0,25 de euro e por garrafas de vidro são 0,08 de euro. Isto é uma medida por causa do meio-ambiente. Este valor é devolvido quando retornamos as garrafas para o supermercado. Portanto não estranhe se ir no supermercado, ver o preço de uma garrafa, digamos de água, e chegar no caixa e ter que pagar mais – é o Pfand. Este conceito é muitas vezes usado também em festas de rua ou Biergarten, Strandbars (cervejarias e bares a céu aberto) quando é self-service, ou seja, quando não tem garçons – você tem que ir até o caixa, fazer seu pedido e pegar a sua cerveja/comida. Já estive em Strandbar que tínhamos que pagar 0,50 euros extra pelo copo de cerveja de 500 ml. Mas é claro que você também recebe este dinheiro de volta, é só levar o copo de volta. Portanto se ver um preço na lista e na hora pagar um pouco mais, não precisa ficar pensando que a caixa te passou a perna :-), pergunte se tem Pfand!
*** No restaurante ***
– Os chops e garrafas de cerveja na Alemanha geralmente são de 300 ou 500 ml (tem ainda o de um litro que se chama “Mass”, mas este é servido/consumido na Oktoberfest e cervejarias tradicionais). E como no caso da pizza, são consumidos individualmente. Não é como no Brasil que pedimos uma garrafa de cerveja e 3, 4 copos.
– Pizza na Alemanha é sempre individual, não existe a pizza família como no Brasil para ser dividida (aliás pelo que já vi em outros países europeus são sempre individuais). Geralmente são bem grandes, mas para uma pessoa somente, nao é comum dividir um prato.
– Não estranhe se ao pedir a conta em um restaurante, o garçom trazer a conta e já ficar em pé ao lado da mesa esperando para receber. Isto é muito comum, é o hábito daqui. Só não acontece em restaurantes finos ou restaurantes de gastronomia internacional.
*** Transporte ***
– Em Berlim não há necessidade de “dar a mão” para o ônibus parar. Tendo pessoas no ponto o motorista vai parar.
– As portas do metrô não se abrem automaticamente como em São Paulo, por exemplo. Há um botão ou alavanca nas portas.
– Prestem bastante atenção ao atravessar a rua nos locais onde os bondinhos circulam, principalmente na Alexanderplatz, pois eles passam em um local que parece ser uma calçada só para pedreste (por exemplo, pertinho do relógio da hora mundial). Muitas vezes as pessoas estão distraídas, vendo as coisas e tirando fotos e não prestam muita atenção na hora de atravessar a rua, por isto não vêem que vem um bondinho – isto já aconteceu comigo e por sorte, pessoas que estavam do outro lado da rua me alertaram, pois já estava bem perto de mim e o motorista nem buzinou (também nem sei se tem buzina!). Os bondinhos são também relativamente silenciosos e daí fica difícil de ouvir. O fato é que há casos de atropelamento, então fiquem atentos!
– Passagens de trem de/para Berlim podem ser compradas online no site da Deutsche Bahn – a empresa de trem.
*** Serviço de Transfer ***
A TaxiLeader.net, empresa de transfer, presente em diversas cidades européias também oferece o serviço em Berlim. Os motoristas da Taxileader.net são profissionais e licenciados. Inicie sua pesquisa abaixo para saber o custo do transfer:
*** Voltagem ***
A voltagem na Alemanha não é como no Brasil, que cada região é de um jeito (Graças!!!), ela é igual em todo o país. A voltagem na Alemanha, e portanto também em Berlim , é 230V, com uma frequência de 50 Hz.
As tomadas e os plugues na Alemanha/Berlim são como na foto ao lado (clique na imagem para ampliá-la). Assim, dependendo do seu aparelho, pode ser que precise de um adaptador para conectá-lo nas tomadas daqui.
*** Telefones e endereços úteis ***
– Emergência Médica: (030) 310 031
– Emergência odontológica: (030) 89 004 333
– Centrais de Táxi:
(030) 44 33 22 Taxi Funk Berlin
(030) 26 10 26 Funk Taxi Berlin
(030) 26 30 00 Quality Taxi
(030) 21 01 01 Würfelfunk
(030) 21 02 02 City Funk
– Polícia: 110
– Bombeiros/Emergência: 112
– Embaixada Brasileira:
Wallstrasse 57 – Berlim – 10179 (Linha U2, estação Märkisches Museum; Linhas S5, S7, S75 e U8, estação Jannowitzbrücke)
Telefone de plantão (Somente em caso de comprovada emergência morte, prisão, acidentes): 0171-3222442
*** Horário de Funcionamento do Comércio ***
O comércio em Berlim funciona de segunda a sábado, entre 9 ou 10 horas e até as 20:00hs (veja mais detalhes na categoria Compras). Isto não signinifica que “TUDO em Berlim é fechado aos domingos”, como muitas vezes ouço as pessoas dizerem 🙂 Isto se aplica sim para shoppings, lojas de departamento (lojinhas de souvenir funcionam), mas as atrações culturais – museus, exposições – funcionam! Então reprogramem-se 🙂
*** Música Clássica ***
– A programação de concertos, assim como a compra dos ingressos, da renomada Filarmônica de Berlim pode ser encontrada neste link.
– A Konzerthaus (Casa de Concertos) na praça Gendarmenmarkt também tem uma orquestra que oferece uma programação de concertos. Neste link você encontra a programação, assim como pode efetar a compra dos ingressos.
– Na Orangerie do Palácio Charlottenburg também há uma programacao frequente de concertos. Ou ainda em igrejas, como na Catedral de Berlim ou na Catedral Francesa, também acontecem concertos.
*** Eventos em Berlim ***
No menu acima, você encontra a opção Eventos e Festivais, onde escrevo sobre os principais acontecimentos na cidade. Mas acontece muito mais coisas. Inúmeras festas e baladas, shows, exposições, etc. Para ter uma visão, mês a mês, dia-a-dia de tudo que rola na cidade, qual show, qual festa está acontencendo em qual clube da cidade, a dica são as revistas locais Tip-Berlin e Zitty.