Luftbrückendenkmal (Memorial da Ponte Aérea)

De 24 de junho de 1948 a 12 de maio de 1949 os acessos terrestes e fluviais a Berlim Ocidental são bloqueados pelos soviéticos – desta forma esta parte da cidade não poderia ser abastecida (saiba mais aqui sobre o Bloqueio de Berlim). Como os corredores aéreos foram respeitados, a solução foi abastacer a cidade com aviões, levando esta conexão o nome de “ponte aérea”. Desta forma, durante quase 1 ano, a cidade com mais de 2 milhões de habitantes foi suprida com alimentos, medicamentos, material para aquecimento, etc.

Durante os quase 1 anos do bloqueio de Berlim, os aliados fizeram quase 280 mil vôos para abastecer a cidade, mas infelizmente houve também acidentes que causaram vítimas fatais. Para lembrar este acontecimento que marcou a história de Berlim e homenagear as vítimas foi feito um memorial, o Memorial da Ponte Aérea.

Tours em Berlim em Português

O mapa com os corredores aéreos usados para fazer a Ponte Aérea

O Memorial da Ponte Aérea foi projetado por Eduard Ludwig e inaugurado em 1951. O memorial é uma estrutura de concreto alta, levemente curvada e que no topo se abre em 3 “pontas” (como um garfo), simbolizando os corredores aéreos que ligavam Berlim Ocidental a Alemanha Ocidental, assim como os 3 aliados que fizeram a ponte aérea de Berlim.  Na base da estrutura de concreto está escrita em alemão a frase escrita que diz “Eles deram a vida pela liberdade de Berlim a serviço da ponte aérea 1948/49” e logo abaixo os nomes das vítimas. O memorial é direcionado para o Ocidente – região geográfica de onde saíam os aviões carregados de mantimentos para abastecer Berlim.

A Praça da Ponte Aérea com o Memorial da Ponte Aérea

Este memorial se encontra na Praça da Ponte Aérea (Platz der Luftbrücke), uma praça em frente ao aeroporto Tempelhof – que foi o aeroporto onde mais aviões pousaram durante a operação de abastecimento.

O Memorial da Ponte Aérea de Frankfurt (Fonte: www.fraport.de)

Mais tarde foram feitos mais dois Memorias da Ponte Aérea – um em Frankfurt e outro em Celle, cidades/aeroportos de onde saiam os aviões para abastecer Berlim Ocidental. Em Frankfurt o memorial é inaugurado em 26 de junho de 1985. Em Celle o memorial é inaugurado em 24 de junho de 1988, 40 após do início do bloqueio de Berlim.

O Memorial da Ponte Aérea em Celle (Fonte: www.celle.de)

Preço: Grátis

Endereço: Platz der Luftbrücke

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U6, estação  Platz der Luftbrücke

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here