Onde comer a melhor Currywurst em Berlim

Fonte: www.focus.de

A Currywurst é uma salsicha típica berlinense, característizada por seu molho a base de ketchup e curry (Saiba mais sobre a Currywurst e sua história aqui). E muita gente que vem a Berlim me faz a pergunta “onde comer a melhor Currywurst na cidade?”.

Eu sempre respondo que não sou a pessoa mais adequada para dar opinião neste quesito (rsrs), pois não sou grande fã de salsichas. Mas para não deixar a pessoa sem noção nenhuma, sempre menciono aquelas lanchonetes que são mais famosas, como a Curry 36 e a Konnopke’s Imbiss. Mas será que é nestas lanchonetes mesmo que se encontra a melhor Currywurst de Berlim?

Onde comer a melhor Currywurst em Berlim

Há algum tempo um jornal local, fez uma pesquisa entre seus leitores para saber onde tem a melhor Currywurst em Berlim. Foram mencionadas 11 lanchonetes e as pessoas deviam votar qual delas tem a melhor Currywurst. Maravilha, pois ninguém melhor para avaliar as lachonetes do que os moradores locais e que apreciam o prato, não é mesmo?!?

Tours em Berlim em Português

E é o resultado desta votação que estarei apresentando para vocês – estou listando as 5 primeiras colocadas, as que obtiveram o maior número de votos dos leitores:

1- Curry-Baude

Fonte: www.curry-baude.de

A lanchonete existe há mais de 25 anos e sua proprietária não somente criou sua versão própria do molho como também fabrica a salsicha que é servida. Ou seja, é tudo fresco e caseiro.

A Curry-Baude se localiza no bairro Wedding, na Badstraße 1-5, na saída da estação Gesundbrunnen. Esta estação pode ser alcançada com as linhas U8, S1, S2 e S25. É aberta das 6 às 24:00hs de segunda  sexta-feira, das 9:00 as 24:00hs aos sábados e das 9:00 às 20:00hs aos domingos.

2- Curry Wolf

Fonte: curry-wolf.de

Além da Currywurst com molho tradicional, esta lanchonete oferece um molho especial chamado de “Opium”, que é apimentado com toque adocicado . O dono o criou após férias no Caribe e desde então importa os condimentos para o preparo do molho.

A Curry Wolf tem algumas filiais, duas delas em áreas turísticas. A Curry Wolf tem um estande bem pertinho do Portão de Brandemburgo e em frente ao hotel Adlon, no canteiro central da avenida Unter den Linden. Este estande fica aberto diariamente, das 10hs a meia-noite.

Lanchontete Curry Wolf

A outra filial da Curry Wolf em área mais turística, é a que fica no endereço é Rankestraße 36 – esta rua fica na área da Av. Kudamm, a poucos passos da Gendächtniskirche, na área da Av. Kudamm. As estações mais próximas são Kurfürstendamm (linhas U1 e U9) e Zoologischer Garten (linhas U2, U9, S3, S5, S7 e S9). A linhas de ônibus 100 e 200 também fazem parada bem pertinho (“Breitscheidplatz”). Esta filial fica aberta diariamente das 9 as 22 horas.

3- Zur Bratpfanne

Fonte: www.zurbratpfanne.de

Para sobreviver aos anos pós-guerra, Günter Mosgraber que antes era comerciante, começa em 1949 ir para a porta do cinema Titania-Palaste para vender salsichas para as pessoas que estavam saindo da sessão de filme. Dois anos mais tarde ele recebe então uma autorização para montar sua barraquinha de salsichas no mesmo local onde hoje se encontra sua lanchonete. Por 15 anos a barraquinha tinha que ser desmontada ao final do dia, até que foi colocada uma permanente, similar ao que é hoje.


O segredo desta lanchonete está no seu ketchup – que é uma produção caseira, feito há decadas com base em receita familiar “secreta”.

Zur Bratpfanne se localiza no bairro Steglitz, na esquina das ruas Schloßtraße com Kielerstraße. Fica entre as estações de metrô Schloßtraße e Rathaus Steglitz (linha U9). Seu horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10:00 a 1:00 da manhã.

4- Konnopkes’s Imbiss

Fonte: konnopke-imbiss.de

Existe desde outubro de 1930, quando Max Konnopke e sua esposa começam a vender salsichas variadas. Em 1960, o filho trabalha em um açougue em Berlim Ocidental e conhece a Currywurst, que até então não existia na parte Oriental. A partir daí passam a oferecer a Currywurst em sua lanchonete, “a primeira Currywurst em Berlim Oriental” – a lanchonete se localiza em Prenzlauer Berg, uma bairro que fazia parte de Berlim Oriental.

A Konnopkes’s Imbiss se localiza na Schönhauser Allee 42, embaixo do viaduto do metrô, na estação Eberswalder Straße (linha U2). Seu horário de funcionamento é das 11 às 18:00hs de terça a sexta-feira e das 12:00 às 19:00hs aos sábados. Domingos, segundas e feriados fica fechada.

5- Curry 36

Fonte: www.morgenpost.de (foto: dapd / dapd/DAPD)

Para mim a Curry 36 sempre foi a lanchonete mais famosa de salsichas – é aquela que é conhecida além dos limites da cidade – e diria do país, pois aparece nos guias de turismo, blogs de viagem, etc.!! Então turistas vão até lá para comer a famosa salsicha berlinense.

Mas é claro que os moradores locais também vão saborear a Currywurst (de vez em quando vê-se foto de alguma celebridade local que deu o ar da graça por lá) e é muito frequentada pela turma das baladas, que na ida/volta para algum club dá uma paradinha por lá para se “abastecer”, pois algumas de suas filiais ficam abertas até as 5 da manhã.

A tradicional Curry 36 já existe desde 1980 e se localiza no bairro Kreuzberg, na Mehringdamm 36 (linha U6, estação Mehringdamm). Em 2012, abriram uma filial do lado da estação Zoologischer Garten (linhas U2, U9, S3, S5, S7 e S9), na Hardenbergplatz 9. Estas lanchonetes funcionam diariamente das 9 às 5 horas da manhã

Nestes últimos anos novas filiais foram abertas e hoje a Curry 36 já conta com 4 endereços em Berlim. Em outubro de 2018, a Curry 36 abriu uma filial na estação central de trens (linhas U5, S3, S5, S7 e S9). Esta lanchonete se localiza no piso térreo, próximo da saída em direção a Washingtonplatz. Esta filial fica aberta diariamente das 8 às 22 horas.

E em 2021, foi aberto outra filial no bairro Friedrichshain , que se localiza dentro da estação Warschauer Straße (linhas S3, S5, S7 e S9), ficando pertinho da área de baladas da cidade. Esta filial é aberta diariamente das 9 às 23 horas.

A reportagem/pesquisa que me serviu de base para escrever este post foi publicada pelo jornal Morgenpost em 18/07/2016.

Atrações em Berlim que podem lhe interessar…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here