Café am Neuen See

  • SumoMe

Café am Neuen See Berlim

O Café am Neuen See é um Biergarten que se localiza no parque Tiergarten. Para quem não conhece, Biergarten se for traduzido ao pé da letra seria algo como “Jardim de cerveja” (Bier=cerveja; Garten=jardim), ou seja, Biergarten é um bar/cervejaria/restaurante a céu-aberto. As mesas e bancos rústicos de madeira ficam dispostos numa área arborizada e as pessoas comem e bebem ao ar-livre. Os Biergärten são muito comuns na Alemanha, pois como as pessoas passam meses em ambientes fechados por causa do frio, quando abre um solzinho elas querem aproveitar ao máximo o tempo ao ar-livre. Por ser a céu-aberto os Biergärten só funcionam da primavera até metade do outono, ou seja, nos meses de abril a outubro.

Café am Neuen See Berlim

Café am Neuen See lotado em um dia de sol

No verão ou dias ensolarados o Café am Neuen See fica lotado. O público é misturado, tem jovens, idosos, famílias com crianças (tem um cercadinho com areia onde as crianças ficam brincando), eu já vi apresentadora de TV alemã por lá, enfim tem de tudo. Para ser sincera é um dos meus lugares preferidos em Berlim. Quando faz os primeiros dias ensolarados e quentinhos do ano – lá pelo final de abril ou início de maio – que a gente sai para tirar o mofo do inverno, o Café am Neuen See é a minha primeira parada. Assim como em setembro ou outubro e a gente ouve a previsão que o tempo vai estar bonzinho e sabe que vai ser a última vez naquele ano, lá vou eu no Café am Neuen See tomar uma cerveja ao ar-livre e me despedir do verão.

Café am Neuen See Berlim

Café am Neuen See à noite

Na verdade fazem parte do Café am Neuen See um restaurante fechado que funciona o ano inteiro e o Biergarten, onde as pessoas vão se sentar somente no período que o clima permite. No restaurante há garçons que vêm até a mesa para você fazer o pedido, mas no Biergarten o esquema é de self-service. Há uma casinha coberta, sem paredes onde buscamos as bebidas e comida. Há especialidades alemãs, mas também italiana (as pizzas de lá são enormes de massa bem fininha). Tem um balcão para pedir as bebidas, outro para as comidas, tem ainda um buffet com coisas já prontas como bolos e tortas. Você pega sua bebida e comida, coloca em um bandejao, paga no caixa e vai procurar um local para sentar.

Café am Neuen See Berlim

O restaurante fechado

O Café am Neuen See fica em ambiente muito legal, além de super arborizado fica às margens de um lago, onde é possível alugar um barquinho e fazer um passeio.

Café am Neuen See Berlim

Um passeio de barco pelo lago

Por estar no meio do parque Tiergarten, o Café am Neuen See (Lichtensteinallee 2, Tiergarten) fica relativamente escondido podendo ser meio difícil de achá-lo para quem não conhece. Por isto eu marquei nos mapas abaixo o caminho a ser seguido para chegar até o Café am Neuen See:

Opção 1 (acho que esta é a opção mais fácil e também um pouco mais perto):
Pegar a linha de ônibus 100, descer na parada Grosser Stern e seguir o caminho como marcado no mapa.

Opção 2:
Pegar a linha S5, S7 ou S75 do S-Bahn, descer na estação Tiergarten e seguir o caminho como mostrado no mapa.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Thais says:

    Adorei a dica!!

    • avatar Isabel says:

      Vcs devem pegar tempo bom neste período que vcs virão Thais, então não deixa de ir no Café am Neuen See! É muito legal.

  2. avatar Tiago says:

    Olá Isabel,

    Primeiramente, parabens pelo blog! Realmente está fantástico e muito rico.
    Li vários dos seus posts e fiquei com uma dúvida: em Berlim, pode-se beber nas ruas como no Brasil? Ou somente nos parques, etc?

    Estarei indo com mais dois amigos no meio de Maio (ficaremos em Kreuzberg) e seu blog está sendo essencial para nosso planejamento em Berlim!

    Abs, Tiago

    • avatar Isabel says:

      Oi Tiago,

      Tudo bem? Legal que gosta do blog e que está ajudando no preparo da viagem!

      Pode beber tranquilamente nas ruas de Berlim – aqui é liberal 🙂

      Abs,
      Isabel

  3. avatar Tais Alice says:

    Olá Isabel!
    Estou adorando acompanhar seu blog. Parabéns! Está me ajudando bastante. Visitarei Berlim em outubro e tenho dúvidas sobre o clima aí nesta época do ano. O que você me diz a respeito?

    Obrigada.
    Bjos
    Taís

    • avatar Isabel says:

      Tais,

      Em outubro podemos ter dias belíssimos, ensolarados, mas as temperaturas já são mais para frio – eles não devem passar dos 14, 15 graus. Ano passado ainda em outubro tivemos uns idas bem agradáveis com temperaturas na casa dos 18 a 20 graus, mas isto é mais exceção e nao dura o mês inteiro.

      Isabel

  4. avatar Maria de Fátima Gondim Ernesto de Mélo says:

    Olá, parabéns e obrigada pelas informações. Estamos indo pela primeira vez,no inicio de Agosto. Neste período há alguma programação musical ao ar livre?
    Quais restaurantes podemos saborear a gastronomia alemã? qual a sobremesa tipica e o lugar onde degustar!
    Li sobre os brechós de luxo, os preços são acessíveis? estava pensando em visitar.
    Os passeios de charrete são permanentes? qual endereço?
    Eita quanta pergunta!!!!
    Um abraço e obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria de Fátima,

      Neste link você encontra uma lista de restaurantes para saborear a culinária alema. De sobremesa eu sempre comendo às pessoas o Apfelstrudel (a torta de massa folhada de maca) que geralmente é servido com uma calda morna de baunilha (deliciosa!!).

      Vale à pena sim dar uma olhada nos brechós, de repente você pode achar algumas coisas bem interessantes. E tem sempre sim os passeios de carretes, eles ficam no Portao de Brandemburgo.

      Abs,
      Isabel

  5. avatar Flavia Moré says:

    Ah, quanta nostalgia com seu post! Era meu lugar preferido qdo morei aí de 2004/2006! Parabéns pelo blog, estou devorando seus artigos e matando a saudade! O post da alta gastronomia me surpreendeu! Quero ir correndo pra ai pra visitar!

Deixe seu comentário

*