Principais áreas para se fazer compras em Berlim

  • SumoMe

Abaixo você encontra as principais áreas onde você pode fazer compras em Berlim:

– A região da Friedrichstrasse

Compras em Berlim

A Friedrichstrasse

A Friedrichstrasse, rua que ficava no lado oriental nos tempos em que a cidade era dividida, se transformou num dos centros comerciais da cidade. Da estação de metrô Friedrichstrasse  até  a Stadtmitte são muitas lojas para todos os gostos e bolsos.

Há diversas lojas de roupas (Zara, várias filiais da H&M, Esprit, Superdry, AllSaints), sapatos (Birkenstock, Aktiv Schuh, Clarks/Ecco), brechó(Made in Berlin),  acessórios e jóias (Fossil, Swarovski), drogarias (DM, Rossmann), lojas de artigos variados (Strauss Innovation e Butlers), casa e decoração (porcelanas KPM, Iittala), perfumaria e cosméticos (Douglas), livrarias (como a enorme e maravilhosa Dussmann que tem uma variedade incrível), além de muitas outras.

A Friedrichstrasse também é um endereço para compras de luxo, nela se encontram diversas lojas de grife, além de uma filial da Galeries Lafayette. Descendo até o subsolo da Galeries Lafayette (que é o setor de alimentação e onde tem as áreas onde se pode sentar e degustar um queijo e vinho ou outras especialidades) tem uma passagem com mais lojas que liga a outros prédios, como por exemplo ao Quartier 206. A passagem é bonita e só um passeio por lá já vale a pena.

Compras em Berlim

Quartier 206

As ruas transversais e paralelas como a Französische Strasse, Charlottenstrasse e Unter den Linden,  também têm muito a oferecer.  Na avenida Unter den Linden, por exemplo, você encontrará diversas lojas de souvenir e para quem gosta dos produtos da Nivea, tem uma loja inteirinha lá. Outro exemplo, na rua Französische Strasse (no. 24) tem uma loja só de chocolates da Ritter. Portanto, dê uma passeada pelas ruas, entre nas galerias e passagens e descubra muitas coisas.

Aqui você pode acessar o guia de compras da Friedrichstrasse e imediações.

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação  S+U Friedrichstr.
U-Bahn: Linha U2, estação Stadtmitte; Linha U6 estação Stadtmitte, estação Französische Str. ou  estação S+U Friedrichstr.

–  Alexanderplatz e adjacências

Compras em Berlim

Shopping Alexa

Na Alexanderplatz as opções de compra também são muitas, há desde pequenas lojas, a loja de departamentos e shopping center. Na loja de departamentos Galeria Kaufhof você encontrará roupas, sapatos, artigos esportivos, malas e artigos para viagem, brinquedos, perfumes e cosméticos,  alimentos e muito mais. A poucos metros da praça, entre as ruas Alexanderstrasse  e Dircksenstrasse, você ainda encontra o shopping center Alexa que foi inaugurado em 2007 e abriga mais de 180 lojas. Quem estiver a procura de eletroeletrônicos, encontrará na Alexanderplatz duas gigantes:  a Saturn e o Media Markt, que é a maior filiar da rede e fica dentro do Alexa. É na Alexanderplatz também se encontra uma filial da Primark.

Compras em Berlim

A Galeria Kaufhof na Alexanderplatz

Nas imediações você encontrará outras galerias de compras como a RathausPassagen (Rathausstrasse 1 – 14) e a Berlin Carré (Karl-Liebknecht-Strasse 13). No terminal de trens e metrô há diversas lojinhas também.

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação  S+U Alexanderplatz
U-Bahn: Linhas U2, U5 e U8 estação S+U Alexanderplatz
Ônibus: Linhas 100, 200 e TXL, parada S+U Alexanderplatz

Kurfürstendamm

Outro reduto das compras é a área da avenida Kurfürstendamm ou simplesmente Kudamm. A  avenida Kudamm, que ficava em Berlim Ocidental, já era o reduto de compras dos moradores do lado ocidental. A avenida tem mais de três quilômetros de extensão, então você já pode imaginar que tem muito para perambular  e muita loja para ser descoberta. Assim como a Friedrichstrasse, a Kudamm também é um endereco para compras de luxo– as mais exclusivas grifes estão por lá. Mas você também encontrará lojas e redes mais populares e acessíveis, como C&A, Zara, Mango, H&M, além do Europa Center, um shopping não muito grande, e da loja de departamentos Karsdadt.  Não deixem de dar uma passeada pelas ruas transversais como a Uhlandstrasse, Fasanenstrasse, Knesebeckstrasse e Bleibtreustrasse. Tem muita loja legal também.

Compras em Berlim

A famosa KaDeWe

Na continuação da avenida, na rua Tauentzienstrasse, encontram-se a Peek & Cloppenburg, uma grande loja de vestuário que vende as mais variadas marcas e a gigante e famosa loja de departamentos KaDeWe, onde você encontra de tudo e todas as marcas. Aqui você pode acessar o guia de compras da Kudamm e imediações.

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação  S+U Zoologischer Garten
U-Bahn: Linha U1, estação Kurfürstendamm ou estação Uhlandstrasse; Linha U2, estação Wittenbergplatz (bem próximo à KaDeWe) ou estação S+U Zoologischer Garten; Linha U3, estação Wittenbergplatz; Linha U9, estação Kurfürstendamm ou estação S+U Zoologischer Garten
Ônibus: Linhas 100, 200, M45, M46, M49, parada S+U Zoologischer Garten; Linha X10,  paradas S+U Zoologischer Garten, U Kurfürstendamm, U Uhlandstr.

– A região do Hackescher Markt

A região do Hackescher Markt  e do Hackesche Höfe é outro paraíso  das compras em Berlim.   As ruas entre o Hackescher Markt, Rosenthaler Platz e Oranienburger Tor formam a área mais descolada para compras da cidade. Ali compram os jovens, moderninhos e descolados da cidade. Nesta área há uma alta concentração de lojas de novos e jovens estilistas locais que fazem coisas diferenciadas, criativas e muitas vezes excêntricas.  Mas as marcas internacionais já conhecidas também estão por lá. Adidas Originals, Diesel, Miss Sixty, Hilfiger, American Apparel, Urban Outfitters e muitas outras estão espalhadas pelas ruas Neue Schönhauser Strasse, Alte Schönhauser Strasse, Weinmeisterstrasse e Münzstrasse. Esta não é uma região com aparência glamurosa, muitas fachadas são pichadas e algumas deterioradas.  Mas são muitas lojas legais e diferentes para serem descobertas. Você vai encontrar, além de roupas, acessórios, sapatos e bolsas, também lojas de artesanato, galerias de artes e lojas com artigos variados.

Explore esta área, se perca por estas ruas e descubra as lojas, não deixe de entrar nas ruas paralelas e nos pátios, tem sempre muita coisa escondida. Acesse aqui o guia de compras desta região.

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7, S75, estação Hackescher Markt
U-Bahn: Linha U8, estação  Weinmeisterstr. ou estação Rosenthaler Platz

– Potsdamer Platz

Compras em Berlim

Potsdamer Platz Arkaden

Na Potsdamer Platz e imediações não tem tanta loja espalhada como nas outras regiões mencionadas. A região, além de ser turística, tem bastante opções de restaurantes, entretenimento e hotéis. Eu a coloquei nesta lista  lista por causa do “LP12 – Mall of Berlin”, que conta com 270 estabelecimentos comerciais e sendo assim o maior shopping center de Berlim. Na Potsdamer Platz você encontrará ainda o Potsdamer Platz Arkaden, um shopping center com mais de 100 lojas, entre elas Forever 21, Puma, Mango, Tommy Hilfiger e Wöhrl, uma loja de roupas relativamente grande que vende diversas marcas. No Arkaden você também encontrará uma H&M só de lingerie, além da filial convencional. Esta filial só de lingerie fica no subsolo, na passagem que liga o shopping com a estação do metrô.

Então se você estiver na Potsdamer Platz e quiser fazer umas comprinhas já fica sabendo que tem um shopping ali.

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2 e S25, estação  S+U Potsdamer Platz
U-Bahn: Linha U2, estação S+U Potsdamer Platz

– Schlossstrasse

A rua Schlossstraße fica fora das áreas turísticas (só o Jardim Botânico fica relativamente perto), fica no bairro de Steglitz, mas é uma das principais áreas de comércio da cidade visitada principalmente pelos moradores locais. Na rua, que se estende da estação de metrô Walther-Schreiber-Platz até a estação Rathaus Steglitz, encontram-se quatro shopping centers: Schloss-Strassen-Center (Walther-Schreiber-Platz 1),  Forum Steglitz (Schloßstrasse 1), Boulevard Berlin (Schloßstrasse 15) e Das Schloss (Grunewaldstrasse 4), além de diversas lojas ao longo da rua.

A maior parte destes shoppings centers foram construídos nos últimos anos, sendo o mais novo deles o Boulevard Berlin, que foi inaugurado em abril de 2012. Este é também o maior deles, com 160 lojas. Nele encontram-se lojas como Hollister, Desigual, Jette Joop e L‘Occitane en Provence. O Boulevard Berlin é ainda interligado com a loja de departamentos Karsdadt.

O Schloss-Strassen-Center é relativamente pequeno e a área que antes era ocupada por diversas lojas deu lugar a loja irlandesa Primark, ficando agora algumas poucas lojas no andar subsolo e a loja de brinquedos ToysRus no 1o. andar, que é de bom tamanho. A Primark vende roupa feminina, masculina, infantil, acessórios a preços imbatíveis.

O Forum Steglitz, que é o mais antigo dos shoppings, e o Das Schloss são shoppings médios e neles basicamente se encontram filiais de redes de lojas que também estão espalhadas por outros cantos da cidade.

Ao longo da rua ainda se encontram diversas lojas como a Intersport Olympia (de artigos esportivos), a Peek & Cloppenburg (uma grande loja de vestuário feminino e masculino que vende as mais variadas marcas), a Naturkaufhaus (uma loja de produtos orgânicos), a Saturn (eletroeletrônicos). Na Schlossstrasse tem uma filial da Mango também e esta filial  tem um outlet da marca no 1o. andar. Acesse aqui o guia de compras desta rua.

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U9, estação Walther-Schreiber-Platz ou Schloßstr. ou ainda Rathaus Steglitz

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Susana says:

    Ola! Uma vez mais peço sua ajuda. O comercio está aberto ao domingo? Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Susana, em Berlim o comércio em geral não é aberto aos domingos (mas na estação central de trens as lojas ficam abertas). Entretanto am alguns domingos pré-definidos as lojas podem abrir suas portas das 13 às 20 horas. Em 2013 as datas sao as seguintes: 05.05.2013 / 08.09.2012 / 22.09.2013 / 20.10.2013 / 03.11.2013 / 08.12.2013 / 22.12.2013

      abraco,
      Isabel

  2. avatar Tiago says:

    Parabéns pelo post! Muito explicativo e interessante!!

    Entretanto eu estava pensando em visitar o Designer Outlet Berlin ao invés de fazer comprar pela cidade. Você acha que vale a pena?

    • avatar Isabel says:

      Tiago,

      Dependendo da época que você vier, você pode encontrar excelentes promoções nas lojas em Berlim – no momento, por exemplo muitas lojas estão com ótimas promoções. Em princípio eu te aconselharia a decidir quando estiver aqui, se não encontrar coisas legais a bons preços você vai então ao Outlet (é que ele fica fora da cidade, gasta-se um tempinho para chegar até lá).

      Mas por outro lado se você está procurando pela marcas específicas que tem lá no Outlet, pode valer à pena sim ir até lá. Dá uma olhadinha no link abaixo, ele te mostra as marcas que você vai encontrar lá: http://www.mcarthurglen.com/de/designer-outlet-berlin/en/the-brands/?p=-1&f=All&s=All

      Abraços,
      Isabel

  3. avatar Ana says:

    Oi Isabel,estou indo amanha para Berlim.Gostaria de saber se há loja da Banana Republic em Berlim.
    Adoro o seu blog!!!
    Obrigada,Ana

  4. avatar Rebeca says:

    Isabel!
    Adorei seu blog.. Morei em Berlin por 7 meses, e dei uma rápida passada por aqui! Me deu tanta saudade! Lendo acabei me sentindo uma “Berlinense” como se estivesse aí.. ehehehe
    Continue com esse projeto! Faz muitos matarem a saudade dessa cidade tão incrível!
    Herzliche Grüsse aus São Paulo!
    Rebeca

    • avatar Isabel says:

      Oi Rebeca,

      Muito obrigada pela visita! É muito bom ouvir que o blog a ajuda a matar um pouquinho da saudade da cidade. Seja sempre bem-vinda.
      Schöne Grüße aus Berlin,
      Isabel

  5. avatar Chirlei says:

    Isabel, boa tarde!
    Adorei essas dicas todas e espero não ficar muito perdida para encontrar esses lugares hahaha.
    Você conhece alguma igreja evangélica em Berlim, por favor? Gostaria muito de conhecer uma lá.
    Abraços,
    Chirlei

  6. avatar Letícia says:

    Oi Isabel, tudo bem?

    Você tem alguma loja que venda equipamentos de som? Estou indo para Berlim esse ano e quero comprar um toca discos (vitrola).

    Abs!
    Letícia

    • avatar Isabel says:

      Oi Letícia,

      Tudo bem, obrigada. E contigo?

      Sinto muito, mas não sei te informar uma loja especialaida em som, que venda vitrola – poderia dar uma olhada na Saturn ou Media Markt, que são redes que vendem eletro-eletrônicos ou que me ocorre também são as feiras de antiguidade.

      Abs,
      Isabel

  7. avatar Eudete Brasil says:

    Irei passar aí 04 dias em outubro/2014, se Deus quiser.

  8. avatar Carol Siqueira says:

    Isabel, esse site é fantástico! Parabéns.

  9. avatar Dyone says:

    Olá, Isabel.
    Primeiramente parabéns pelo site. É de um suporte imenso para nós viajantes!
    Você sabe me informar se as lojas (comércio em geral) costumam abrir nos dias 30, 31/12 e 01/01? Chegarei em Berlim dia 30/12 e estava pensando na possibilidade de comprar roupas de inverno na chegada… Será possível?

    • avatar Isabel says:

      Oi Dyone,

      Tudo bem?

      O dia 1o de janeiro é feriado, assim o comércio é fechado, mas nos dias 30 e 31 as lojas são abertas (pode ser que uma ou outra feche um pouco mais cedo).

      Abs,
      Isabel

  10. avatar Mayana says:

    Bom dia Isabel!!
    Estou louca atrás de um vestido de festa longo, pois vou ser madrinha do casamento do meu irmão, no Brasil em Abril do ano que vem.
    Já procurei em vários sites e não sei onde procurar. Você tem alguma dica?
    Obrigada!!

  11. avatar Andréa says:

    Olá Isabel!

    Gostaria de saber se em Berlim há data oficial para as liquidações de inverno. Você sabe se no dia 15 de fevereiro as lojas ainda estarão em liquidação?

    Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Andréa,

      Não há uma data oficial para as liquidações. No momento por exemplo tem algumas lojas fazendo algumas promoções. Pode ser que na metade de fevereiro ainda pegue algumas promoções sim.

      Isabel

  12. avatar Tereza kehrig says:

    Estou em Berlim, e estou procurando uma loja que venda material de desenho, tipo lápis de cor de marcas variadas por um bom preço. Sabe aonde tem, estou localizada no hotel Leonardo, mite

    • avatar Isabel says:

      Tem uma rede chamada McPaper (diversos endereços) que vende material escolar. Não são lojas grandes, pois isto não sei se você terá uma grande variedade. Pode dar uma olhada também nas lojas de departamento.

      Isabel

  13. avatar Elisa says:

    Ola! Parabens pelo site! Maravilhoso! Estou indo pela primeira vez a Berlim e estou me baseando pelas suas dicas para montar meu roteiro pela cidade.

  14. avatar Samuel Campos Branquinho says:

    Muito legal o seu blog. Parabéns. Só uma humilde observação: Se os produtos da loja H&M forem da mesma qualidade das várias filiais dos Estados Unidos, posso garantir, que a maioria dos produtos, infelizmente, não são nem de média qualidade, chegam a ser inferiores aos produtos falsos vendidos no Brasil. Fujam das lojas H&M.

Deixe seu comentário

*