Kurfürstendamm

  • SumoMe

Avenida Kudamm em Berlim

A Kurfürstendamm ou simplesmente Kudamm como é comumente chamada é uma das avenidas mais famosas de Berlim. É uma longa e larga avenida repleta de lojas, hotéis, cafés e restaurantes. A Kudamm era o centro comercial de Berlim Ocidental quando a cidade era dividida.

Avenida Kudamm  em Berlim

Avenida Kudamm

A Kurfürstendamm foi originalmente construída, na metade do século XVI, como uma trilha para cavalos para que o príncipe Joachim II pudesse ir do do seu palácio na Unter den Linden para a casa de caça localizada na floresta Grünewald.  Por iniciativa de Otto von Bismarck, a partir de  1875 a trilha de cavalos foi transformada numa avenida com 53 metros de largura com lojas, restaurantes e teatros.  Com isto iniciou-se a construção dos endereços mais sofisticados da cidade, podendo muitos destes belos prédios serem vistos também nas ruas paralelas.  A Kurfürstendamm se desenvolveu para um centro cultural, comercial e de entretenimento, atigindo seu ponto alto durante os Dourados Anos 20. Para muita gente a avenida  Kurfürstendamm se tornou sinônimo desta época. Esta fase dourada terminou com o início da depressão econômica em 1929 e com a chegada dos nazistas ao poder.  Na época dos nazistas houve restrições culturais e políticas, o que causou mudanças na avenida também. E com a perseguição, expulsão e assassinato dos judeus, que haviam contribuído a formar a cara e identidade da Kurfürstendamm,  o velho espírito foi definitivamente eliminado.

Avenida Kudamm em Berlim

Europa Center com a rua Tauentzienstrasse

Com os bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra  muitos prédios foram destruídos, mas a reconstrução começou logo e com a divisão da cidade, a Kurfürstendamm que ficou no lado ocidental tornou-se o central comercial de Berlim Ocidental. Nos períodos políticos conturbados dos anos 60, a Kudamm foi palco de grandes protestos e demonstrações. Na noite de 09 de novembro de 1989, quando as fronteiras do muro se abriram, os berlinenses orientais correram primeiramente para a Kudamm, enchendo suas ruas.  Logo depois a avenida perde um pouco sua importância, uma vez que as atenções se voltaram então para o antigo centro histórico e a nova Potsdamer Platz.

Avenida Kudamm em Berlim

Muitas opções de compras na Kudamm – para todos os gostos e bolsos

Desde o começo dos anos 2000, cinemas e alguns restaurantes antigos foram fechados e novos hotéis foram construídos. A avenida deixou de ser um centro de lazer e passou a ser mais um sinônimo de compras. Hoje em dia a avenida é repleta de lojas. Nela encontra-se a  H&M, Zara, Mango, o shopping Europa Center, drogarias, lojas de souvenirs, e redes de lojas mais populares. A alguns quarteirões da Gedächtnis-Kirche, você encontrará as lojas de marcas mais sofisticadas e exclusivas como Chanel, Cartier, Bulgari, Gucci e Chopard. Na Tauentzienstrasse, que é uma continuação da avenida Kudamm encontra-se  a famosa loja de departamentos KaDeWe, que tem uma variedade incrível de artigos e marcas. Perto da KaDeWe, encontra-se a Peek & Cloppenbrug, uma grande loja de vestuário que vende as mais variadas marcas.

Gedächtniskirche em Berlim

A Gedächtniskirche – uma das atrações na Kudamm

Como já citado acima, na Kudamm ou mais precisamente no centro da praça Breitscheidplatz, encontra-se a Gedächtniskirche, uma das principais atrações de Berlim. Esta igreja foi seriamente danificada durante os bombardeios da Segunda Guerra, restando somente uma torre e uma pequena parte, que não foram restauradas justamente para  lembrar as conseqüências da guerra. Lá funciona um memorial que conta a história da igreja, assim como fotos antes e depois da destruição.

Avenida Kudamm em Berlim

A loja de departamentos KaDeWe na Tauentzienstrasse que é uma continuação da avenida Kudamm

Endereço: Kurfürstendamm, 10719 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação  S+U Zoologischer Garten (mais próxima da Gedächtniskirche)
U-Bahn: Linha U1, estação Kurfürstendamm (mais próxima da Gedächtniskirche) ou estação Uhlandstraße; Linha U9, estação Kurfürstendamm ou estação S+U Zoologischer Garten; Linha U2, estação Wittenbergplatz (bem próximo à KaDeWe) ou estação S+U Zoologischer Garten
Ônibus: Linhas 100, 200, M45, M46, M49, parada S+U Zoologischer Garten; Linha X10,  paradas S+U Zoologischer Garten, U Kurfürstendamm, U Uhlandstr., ou ainda a parada Olivaer Platz (que é o ponto mais próximo das lojas de luxo)

Atrações Próximas:  GedächtniskircheZoólogico,   KaDeWe

Mais fotos da Kudamm (clique nas fotos para vê-las em tamanho maior):

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Alessandra says:

    Olá Isabel, parabéns pelo seu blog!

    Vc saberia informar se as lojas da Kudamm abrem no dia 24 de dezembro pela manhã?

    Obrigada!
    Um abraço
    Alessandra

Deixe seu comentário

*