Utilizando os bilhetes e o metrô/ônibus

  • SumoMe

Como já dito anteriormente o simples fato de comprar um bilhete e carregá-lo consigo não significa que o mesmo é válido – é necessário validá-lo antes de entrar no vagão (a exceção são os bilhetes unitários, diário e de trajeto curto quando comprados no ônibus ou máquinas dentro dos bondes).

Nas plataformas há máquinas (como na foto abaixo) onde o bilhete deve ser carimbado. O bilhete com o lado impresso virado para cima deve ser introduzido na máquina até o final, onde será carimbado o horário e estação. Guarde consigo o bilhete até o final da sua jornada ou até este não ser mais válido, pois se houver fiscalização você deve apresentar o seu bilhete validado.

Transporte em Berlim - como usar o metrô

Máquinas para validar os bilhetes

Como mencionado antes não há catracas nas estações do metrô de Berlim, qualquer pessoa pode ter acesso aos vagões, por isto há fiscalizações esporádicas para pegar quem estar viajando sem pagar. Estas fiscalizações são de surpresa,  não há um dia ou horário específico e em geral os fiscais estão vestidos normais (embora nos últimos tempos tenho visto fiscais uniformizados). Eles esperam as portas se fecharem, daí se identificam e controlam um a um os passageiros. Se a pessoa não estiver com um bilhete válido terá que pagar 60 euros de multa na hora.

Se você vai pegar um ônibus e já tem um bilhete, entre no ônibus e mostre o bilhete para o motorista (embora tenho a impressão que eles pouco se interessam, mas pode ser só minha impressão, o procedimento é que devemos apresentar o bilhete ao motorista), mesmo quando o bilhete ainda não foi validado.  Se tiver que validar o ticket, carimbe o seu bilhete como descrito acima na máquina do ônibus e guarde o bilhete consigo, pois pode haver fiscalização no ônibus também.

Tanto no metrô como nos ônibus/bondes as próximas paradas são anunciadas. Tem também um visor (com exceção dos metrôs mais antigos) que mostra o nome da próxima parada. Isto é super  útil, assim você sabe quando deve descer (é claro que sabendo o nome da parada, o que eu sempre informo na parte “Transporte” no final de cada post sobre um ponto turístico) mesmo quando não conhece o lugar.

Visor no ônibus indicando a próxima parada

Nos ônibus/bondes há um botão para solicitar a parada e nos metrôs as portas não se abrem automaticamente, você deve pressionar um botão que tem nas portas para que elas se abram.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Leo Petry says:

    Excelente dia, orientacao precisa e clara.

  2. avatar Jennifer Rodrigues says:

    Olá, esse bilhete tem que ser validado apenas uma vez?
    Por exemplo, se eu comprar o Berlim CityTour de 72 horas. Eu valido ele assim que comprar e ele será valido para os 3 dias? Ou devo validá-lo mais de uma vez?? Espero ter sido clara na pergunta. Obrigada!!

    • avatar Isabel says:

      Jennifer,

      Você deve validar os bilhetes antes de usar, ou seja, antes de entrar no ônibus/metrô. Eu digo isto, pois estes bilhetes podem ser comprados antecipadamente e guardados para usar mais tarde – o que os faz de fato válidos é o carimbo, que é necessário fazer só uma vez.

      Isabel

  3. avatar Lucilia Kotez says:

    O Berlin City Tour vale também para todas as zonas do metrô( A, B e C)?

  4. avatar Mayra says:

    Isabel,
    Eu e meu marido estamos planejando uma viagem a Berlim em maio e seu blog tem sido, simplesmente, fundamental para este planejamneto.
    Parabéns pelo excelente e dedicado trabalho!! Estou muito contente de ter encontrado seu blog! Já está nos favoritos!!!
    Obrigada por todas as dicas, principalmente sobre o transporte, que é essencial!!
    Beijo

    • avatar Isabel says:

      Oi Mayra,

      Que bom ouvir isto, que o blog lhe tem sido útil. Eu espero que possam aproveitar bem a estadia em Berlim e que gostem bastante da cidade.

      Beijos,
      Isabel

  5. avatar EVEMIRALDO BATISTA says:

    ola isabel , estou com algumas duvidas , será minha 1ª viagem á berlim ,Quanto á chegada no eroporto de schonefeld , tem algum metrô ? vou ficar acredito que linha U6 estaçao neturkunde -museum ,pois meu hotel fica na rua invalidenstrade e essa estaçao fica pertinho . ou seja como faço para chegar a essa estaçao ?
    Inclsuive essa regiao é boa ?

    • avatar Isabel says:

      Oi Evemiraldo,

      Se estiver com malas provavelmente é mais comodo melhor pegar um táxi, pois não tem uma opção direto para esta área. Você deve pegar o trem regional (RE7 ou RB14), descer na estação Friedrichstr. (esta estação é grande, tem que andar um pouco, subir/descer pisos para chegar na outra linha) e lá pegar a linha U6 para descer na estaçao Naturkunde-museum.

      Isabel

  6. avatar Luciano says:

    Ola Isabel !

    Seu blog é fantástico . Obrigado pelas dicas ! Abs .
    Luciano

  7. avatar Marisa Varago says:

    Isabel, bom dia

    Seu blog realmente é muito bem feito.. Parabéns.

    Por favor, peço que se possível me ajude aonde consigo achar os custos de passagens sendo “trajeto curto”, “bilhete unitário”, “bilhete diário”, etc.
    Obrigada

  8. avatar Antonio says:

    olá Isabel!…mudei-me recentemente para Berlim e seu Blog está sendo muito útil. Parabéns pela sua prestação voluntária desse serviço extremamente importante para quem não conhece a cidade.
    Antônio.

  9. avatar marina emiko says:

    Vou ficar hospedada em um hotel em Berlim ao lado da parada do ônibus TXL Jet express que fica na Spandauer strasse. Para ir ao aeroporto de Tegel e pegando o ônibus nessa parada, tenho que descer na Alexsander platz e entrar novamente?
    Obrigada,
    Marina Emiko

    • avatar Isabel says:

      Oi Marina,

      O ônibus TXL faz ponto final/inicial na rua Karl-Liebknecht-Straße, que é do lado da Alexanderplatz. Na vinda do aeroporto ele para de um lado da rua e indo para o aeroporto, parte do outro lado da rua – é só pegar neste ponto.

      Isabel

  10. avatar Fabiana says:

    Isabel, bom dia!

    Fui para Munique em 2015, e tivemos um pouco de dificuldade para pegar ônibus.
    Não conseguimos pagar, pois acho que o pagamento era apenas através de moedas, o motorista muito simpático por sinal, acabou deixando a gente onde queríamos, porém, foi um pouco constrangedor.
    Em Julho vou para Berlim, poderia me ajudar e me explicar como é o pagamento nos ônibus? Eu já li várias matérias, mas não consigo entender rsrs.

    Muito obrigada pela atenção… ahh estou adorando seu blog…estou anotando várias dicas.

  11. avatar Jessé Santos says:

    Ola Isabel,

    Estou indo mes que vem com minha esposa, nao entendi direito a questao de validar o bilhete. Por exemplo, vou comprar o bilhete turista 48h, no inicio da sua explicacao vc fala que tem que validar quando entra no vagao (a exceção são os bilhetes unitários, diário e de trajeto curto quando comprados no ônibus ou máquinas dentro dos bondes). Nesse meu caso do bilhete Berlin CityTourCard (48 Horas), vou validar apenas quando usar a primeira vez e assim continuo usando até finalizar as 48h ou a cada vez que eu pegar o metro preciso validar na maquina?

    Parabens pelo Blog
    Obrigado!
    Jessé

    • avatar Isabel says:

      Oi Jessé,

      Você deve validar o bilhete somente uma vez – a partir daí ele será válido por 48 horas.

      Abs,
      Isabel

      • avatar Lidiane Andrade says:

        Oi Isabel,

        Parabéns pelo blog!!! Tem dicas valiosas, sendo extremamente útil para quem vai a Berlim pela primeira vez, como eu😊

        Esse raciocínio é o mesmo para a validação de todos os Berlin City Tour Card, inclusive os contados em dias?

        • avatar Lidiane Andrade says:

          Complementando a pergunta: a cada dia ou cada acesso ao transporte preciso validar o bilhete, ou basta validar a primeira vez e o bilhete permanece válido pelos dias seguintes? (Pretendo comprar o de 5 dias)

          • avatar Isabel says:

            Oi Lidiane,

            Você só valida o bilhete uma vez e à partir deste momento começa a contar.

            Abs,
            Isabel

Deixe seu comentário

*