Tipos de bilhete

  • SumoMe

Como disse anteriormente o transporte de Berlim é totalmente integrado e a tarifa é unificada, ou seja, os bilhetes adquiridos podem ser usados tanto no metrô (U-Bahn e/ou S-Bahn) como nos ônibus e bondes.

Existem diversos tipos de bilhetes, desde unitários, diários, mensais, anuais, turísticos, etc.  Na tabela abaixo você verá uma lista com os bilhetes mais interessantes para o turista (favor acessar o site do BVG para obter informações sobre outros tipos de bilhetes, assim como confirmar preços e condições, uma vez que estes podem ser reajustados/alteradas). Tabela de  preços atualizada em Janeiro/2017.

Tipos de bilhete

Zona que Cobre

Preço (em Euros)

Bilhete para Trajeto Curto (Kurzstrecke)

1,70

Bilhete Unitário (Einzelfahrschein)

AB

ABC

2,80

3,40

Bilhete Diário (Tageskarte)

AB

ABC

7,00

7,70

Bilhete Diário para um Grupo de Até 5 Pessoas (Kleingruppen-Tageskarte)

AB

ABC

19,90

20,80

Bilhetes Turísticos:
Berlin CityTourCard (48 Horas)

AB

ABC

16,70

17,70

Berlin CityTourCard (72 Horas)

AB

ABC

23,70

24,70

Berlin CityTourCard (4 dias)

AB

ABC

29,70

31,70

Berlin CityTourCard (5 dias)

AB

ABC

33,70

37,70

Berlin CityTourCard (6 dias)

AB

ABC

35,70

41,70

Berlin WelcomeCard (48 Horas)

AB

ABC

19,90

21,90

Berlin WelcomeCard (72 Horas)

AB

ABC

27,90

29,90

Berlin WelcomeCard (72 Horas – incluindo a os museus da Ilha dos Museus)

AB

ABC

44,00

46,00

Berlin WelcomeCard (4 dias)

AB

ABC

32,50

35,50

Berlin WelcomeCard (5 dias)

AB

ABC

36,50

41,00

Berlin WelcomeCard (6 dias)

AB

ABC

42,00

46,00

 

Em Berlim não existem catracas nas estações de metrô ou nos ônibus/bondes. As estações são abertas, qualquer um tem acesso a elas e consequentemente aos metrôs sem necessariamente ter um bilhete. Entretanto existe fiscalização e se a pessoa for pega sem ter um bilhete válido terá que pagar multa de 60 euros na hora, sem choro nem dó!

Além disto um detalhe muito importante a ser observado é que os bilhetes devem ser validados antes de serem utilizados (veja mais sobre como validar o bilhete em Utilizando os bilhetes e o metrô/ônibus).

Veja abaixo mais detalhes sobre os tipos de bilhete, sua validade, validação, etc:

  • O Bilhete para Trajeto Curto (Kurzstrecke) é válido para uma viagem de metrô (U-Bahn e/ou S-Bahn) de até no máximo 3 estações  ou até 6 paradas de ônibus ou bonde.  Antes de iniciar o trajeto este bilhete deve ser validado, a não ser que tenha sido comprado nas máquinas dos bondes ou diretamente com o motorista do ônibus.
  • O Bilhete Unitário (Einzelfahrschein) é válido para uma viagem em uma direção e tem duração de 2 horas à partir do momento que o bilhete foi validado.  Isto significa que se você está indo, por exemplo, da estação “Zoologischer Garten” para a “Alexanderplatz” você pode descer no meio do caminho, ir em alguma loja, restaurante, depois pegar um ônibus, fazer baldeação, etc. Desde que a direção continue a mesma e esteja dentro das duas horas.  Se você foi até a Alexanderplatz, resolveu o que tinha que resolver dentro de digamos 1 hora e quer retornar você não pode utilizar o mesmo bilhete pois daí você já está indo em outra direção.
  • Com o Bilhete Diário (Tageskarte) você pode viajar quantas vezes quiser, em qualquer direção e com qualquer tipo de transporte.  E à partir de janeiro/2017 este bilhete passou a ser válido para um adulto e até 3 crianças com idades entre 6 e 14 anos. Este bilhete é válido à partir do momento da validação até as 3 horas da manhã do dia seguinte. Ou seja, este bilhete não é válido por 24 horas. Se você o validou às 11 da manhã de um dia ele não será válido até as 11 horas do dia seguinte, mas somente até as 3 da madrugada!

Observações:

  • Crianças abaixo de 6 anos não pagam.
  • Os bilhetes não precisam ser validados se comprados nas máquinas dos bondes ou nos ônibus (diretamente com o motorista), eles já são validados e portanto são válidos à partir do momento da compra.
  • Para quem já comprou um bilhete que abranje somente as zonas  AB e precisa viajar até um local dentro zona C, por exemplo Potsdam, há uma opção de Bilhete  de extensão (Anschlussfahrschein). Você pode comprar este bilhete que custa 1,60 euro e assim complementar/extender o que já tem, ao invés de comprar um novo. Este bilhete deve ser validado, ou antes de iniciar a viagem ou no máximo na última estação da zona B.

Bilhetes Turísticos:

Há cinco opções de Bilhete Berlin CityTourCard:  válido por 48 horas, 72 horas, 4 dias, 5 dias e 6 dias. Com este bilhete você pode viajar ilimitadamente pelo período de tempo adquirido e com qualquer tipo de transporte em Berlim (zonas AB) ou pode também escolher para viajar dentro das zonas ABC, que inclui Potsdam – onde se localiza o palácio Sanssouci.  O bilhete CityTourCard Berlin AB é válido para uma pessoa somente (crianças com menos de 6 anos não pagam) enquanto o CityTourCard Berlin ABC é válido para um adulto e até 3 crianças com no máximo 14 anos. Com o bilhete CityTourCard Berlin você pode obter descontos de pelo menos 15% em 50 estabelecimentos parceiros do bilhete. Para maiores informações sobre este bilhete, lista de atrações/descontos, etc., clique aqui.

As opções e condições dos Bilhetes Berlin WelcomeCard são similares, entretanto com este bilhete você obtém descontos de no mínimo 25% em mais de 200 estabelecimentos parceiros (veja aqui a lista de atrações /estabelecimentos). Para obter maiores informações sobre o Berlin WelcomeCard, clique aqui.

Estes bilhetes devem ser validados antes de serem usados e o perído de 48 ou 72 horas de validade começa no momento da validação. Para os bilhetes de 4, 5 ou 6 dias a validade vai do momento da validação até a meia-noite do quarto, quinto ou sexto dia.

Observação: Se comprar o  bilhete CityTourCard Berlin AB ou  Berlin WelcomeCard AB e resolver se locomover até a zona C (Potsdam, por exemplo), estes bilhetes não podem ser extendidos com um bilhete de extensão!

Como se pode ver há diversos tipos de bilhete que se pode escolher.  Antes de comprar vale a pena ver quanto tempo vai ficar na cidade, o que pretende fazer, quais atrações quer ver,  pesquisar os preços das atrações e comparar com os descontos oferecidos, etc.  Por exemplo, se você vai ficar somente dois dias na cidade, mas não pretende visitar nenhuma das atrações que oferecem desconto com o Berlin CityTourCard, então sai mais barato se você comprar 2 bilhetes diários. Se você em um dia pretende só pegar metrô/ônibus só para ir e voltar, então é mais vantagem comprar 2 bilhetes unitários.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Luciana says:

    Olá, primeiramente parabéns pelo blog. Muito legal!!!
    Estarei em Berlim em dezembro onde irei passar 3 dias, somos um grupo de quatro adultos.
    No nosso caso poderíamos utilizar esse Bilhete Diário para um Grupo de Até 5 Pessoas (Kleingruppen-Tageskarte)? Como é o funcionamento dela na prática?
    Outra dúvida: Podemos comprar por exemplo 3 bilhetes diários e validar um a cada dia? Ou no dia que compra tem que ser utilizado?

    Grata,

    Luciana

    • avatar Isabel says:

      Oi Luciana,

      Sim, este bilhete seria uma ótima opcao para vc e seu grupo. Voce compra o bilhete e antes de usá-lo, ou seja, entrar no metro, voce deve validar (carimbar) nas máquinas que tem nas estacoes. Guarde consigo, pois se houver fiscalizacao vc deve apresentar o bilhete para o fiscal. O bilhete é válido à partir do momento que vc o carimbou e até às 3hs da manha do dia seguinte. Entao se vc o carimbou digamos às 10hs da manha de hoje, vc pode usá-lo o dia inteiro e à noite até as 3 horas da manha. Com este bilhete o grupo pode viajar quantas vezes quiser dentro deste período.
      Se vc já quiser comprar os bilhetes para todos os dias que vai ficar na cidade, vc pode fazer de uma vez e só carimbar antes de usar a cada dia (só nao pode esquecer de carimbar, pois só assim o bilhete tem validade. Se uma pessoa for pega – mesmo que tenha o bilhete, mas se nao estiver validado, a pessoa é multada).

      E no caso dos bilhetes diários é a mesma coisa, vc pode comprar quantos quiser de uma vez e ir validando à medida que vai usar. Ao comprar estes bilhetes, eles nao tem data nem horário impresso – só qual tipo de bilhete que é. Quando vc o carimba é que é impresso as informacoes de data, horário e estacao onde foi carimbado.

      Só que o bilhete para o grupo sai muito mais barato, acho que vale mais a pena.

      Abraco
      Isabel

  2. avatar Carla says:

    Olá, Luciana.
    Em fevereiro estou indo para Berlim com um grupo de 14 alunos.
    O seu blog vai ser um ótimo instrumento de trabalho na preparação da viagem.
    Vou passar 6 dias aí com os alunos, é uma viagem de finalistas.
    Quanto aos bilhetes, será possível comprar logo o Berlinwelcomecard no aeroporto, abrangendo as zonas ABC e fica para os dias todos ou será melhor comprar uma ida e volta no aeroporto para a cidade e depois comprar o welcomecard zona A para andar na cidade os 6 dias?
    Obrigada pela informação.
    Carla

    • avatar Isabel says:

      Carla,

      É possível comprar os bilhetes no aeroporto sim. Só que você disse que vai ficar 6 dias né? E o tempo de validade do bilhete WelcomeCard é 5 dias. Então neste caso você pode comprar o unitário para chegar até o hotel e no próximo dia comprar o bilhete para usar no resto da viagem. Você chegará no aeroporto Schönefeld? Pois é este aeroporto que fica dentro da zona tarifária ABC, mas o aeroporto Tegel fica dentro da zona tarifária AB, então não seria necessária comprar o ABC.
      Abraço,
      Isabel

  3. avatar Renato Conti says:

    Boa noite Isabel,

    Iremos eu e minha esposa para Berlim em Julho ficando lá por 6 dias, no entanto estamos com pensando em comprar os seguintes bilhetes:

    Berlin Pass (dá direito á diversos passeios e entradas – http://berlin.ticketbar.eu/en/discount-cards/berlin-pass-/ ) sendo esse o de 72 horas (€69 cada) e o bilhete The Berlin Welcome Card (72 Houras) para os outros dias.
    Como iremos para Potsdam pretendemos comprar um bilhete diário ABC ficando:
    1º – Bilhete Dois dias Berlin Pass
    2º – Potsdam (bilhete diário)
    3º – Bilhete The Berlin Welcome Card (72 horas)
    Total 6 dias

    O que vc acha?

    • avatar Isabel says:

      Oi Renato,

      Você tem o bilhete Berlin Welcome Card para 5 dias também (que custa menos da metade do Berlin Pass) daí você só precisaria comprar a mais o diário cobrindo a zona ABC para ir à Potsdam. Por outro lado pelo que vi o Berlin Pass dá direito a visitar os museus da ilha dos museus e mais atrações, como a Catedral de Berlim. Então se você pretende mesmo visitar todas estas atrações dentro dos 2 dias de validade de bilhete, pode ser que vale à pena comprá-los da forma como vc mencionou.

      Abs,
      Isabel

  4. avatar Francisco says:

    Oi Isabel,
    Gostaria de saber se existem bilhetes mais longos que estes que você falou.
    Estou indo para Berlim passar 6 semanas! Existe algum bilhete mensal por exemplo?
    Obrigado,
    Francisco

    • avatar Isabel says:

      Oi Francisco,

      Existe um bilhete mensal sim. Atualmente custa 77 euros para a zona AB e 95 euros cobrindo a zona ABC.

      Tem uma outra opção mais barata, o “10-Uhr-Karte” (“10 a.m. Monthly Ticket”). De segunda a sexta, você só pode usá-lo à partir das 10 horas da manhã e até às 3hs da madrugada do próximo dia; nos finais de semana e feriados pode usá-lo o dia todo – é um bilhete para quem não precisa sair de casa cedo ou vai voltar depois das 3 da madrugada. Este tipo de bilhete custa 55,50 euros para a zona AB e 68 euros para a zona ABC.

      Outros tickets e detalhes você pode dar uma olhada aqui.

      Abs,
      Isabel

  5. avatar Thiago Carminate says:

    Saudações Isabel,
    Formidável é a palavra que define a clareza do seu site. Estou maravilhado, parabéns!
    Poderia me ajudar com uma dúvida? Pretendo ir à Berlim passar uma semana no mês de Julho de 2014 (chego numa segunda-feira e retorno na próxima segunda – seguindo meu tour) e gostaria que me aconselhasse na compra do ticket para circular pela cidade. Olhei nesse site http://www.bvg.de/index.php/en/17183/name/Weekly/article/77395.html e achei interessante o ‘card’ de 3ª opção (€34,60). O que você acha dessa opção? Me satisfaria comprar esse bilhete chegando por Schönefeld?
    Desde já, muito agradecido pela atenção e esclarecimento.
    Abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Thiago,

      Obrigada pelos elogios ao site!

      Eu acho que este seria de fato o melhor bilhete para você. Entretanto, pelo meu entendimento da validade dele, você precisa comprar mais bilhete para o dia da volta. É que se você compra na chegada e o valida, ele será válido até a meia-noite do domingo (olha o exemplo que deram “For example, from validation at 9.30 a.m. on a Tuesday until midnight on the following Monday”) e você só retorna na segunda-feira. Se na segunda você só vai retornar para o aeroporto você compra o “Single Ticket ABC”, se for usar mais vezes o transporte então é melhor comprar o “Day Ticket ABC”.

      Abs e uma ótima estadia em Berlim,
      Isabel

  6. avatar Ana says:

    Olá, Isabel.

    Parabéns pelo blog. Tem sido uma ótima ajuda para mim e penso que para todos que seguem seu blog.. Estamos indo para Berlim no final do ano e gostaria de saber se táxi é caro em Berlim e se levam 4 pessoas adultas.

    Grata pela atenção,
    Ana

    • avatar Isabel says:

      Oi Ana,

      Eu não acho taxi em Berlim caro não (e sempre ouço de muitos turistas a mesma coisa). há táxis sim que comportam 4 adultos – só que à partir de 4 pessoas é cobrado uma taxinha a mais.

      Isabel

  7. avatar CESAR AUGUSTO says:

    Bom dia.
    Estou indo eu e minha mulher no próximo sábado a Berlin, e desejo saber umas coisas. Como sair do aeroporto Tegel e ir até a Prenzlauer alle, onde se localiza o meu hotel (Ibis Berlin Mitte).
    E qual seria o bilhete melhor para nos movimertarmos nesta cidade, uma vez que serão apenas três dias.
    Muito obrigado.
    Cesar.

    • avatar Isabel says:

      Oi Cesar,

      Para este hotel/endereço não tem um ônibus/metrô direto. Você pode pegar o ônibus TXL no aeroporto e descer no ponto final (Alexanderplatz). De lá você deve pegar o bondinho, a linha M2 e descer na “Prenzlauer Allee/Metzer Str. “.

      Quando for circular o dia todo, acho que a melhor opção é o bilhete diário.

      Isabel

  8. avatar Emerson Silveira says:

    Olá Isabel,

    a respeito do Welcome Card, eu já o tenho para 5 dias. ele também precisa ser validado assim que eu utilizá-lo pela primeira vez?

  9. avatar ane says:

    Desculpem, mas estou insegura.Viajarei sozinha, chegando por Tegel.Ficarei 7 dias em Berlim. Será que compro o WelcomeCard 5 dias AB e completo com diário? Outra coisa: valido antes de usar a primeira vez e também CADA VEZ que pegar ônibus/trem? Olha, são tantas as opções que me deixou APAVORADA! Na verdade nem sei se irei a museus . É minha primeira viagem a Berlim, e penso que numa primeira ida, importante é andar, circular, xeretar, admirar e tentar entender o lugar… Mas se vir que dá e der vontade de entrar em um museu(qual você acha INDISPENSÁVEL?) comprar o ingresso ali, na hora, é muito mais caro?

  10. avatar Tonio says:

    Prezada Isabel,

    Já a alguns dias que quero lhe agradecer não apenas pelas informações mas pelo modo didático e atencioso que as compartilha. Acredito que viajar é senão uma das melhores experiências da vida, uma das mais gratificantes. Contudo, sem dúvida seria muito mais árdua sem o trabalho e boa vontade de pessoas como você.

    Caso seja possível, gostaria que me confirmasse se ao comprar o VBB 7-day pass (28,80 EURO) só preciso validar o ticket na primeira viagem, por exemplo no ônibus na saída do aeroporto, e depois não me preocupar mais; ou se devo fazer a cada dia ou cada viagem ou mesmo no fim de cada viagem (como em Londres e Amsterdã).

    • avatar Isabel says:

      Oi Tonio,

      Obrigada pelos elogios aos site.

      Sim, os bilhetes só precisam ser carimbados uma vez, na primeira viagem. Guarde-o consigo e só noc aso de haver fiscalização precisará mostrá-lo.

      Abs,
      Isabel

  11. avatar Humberto says:

    Site muito bem elaborado e que nos ajuda no planeamento da viagem a Berlim.
    Tenho uma duvida e agradecia o seu concelho. Vou estar 5 dias em Berlim somos 4 pessoas que tipo de bilhete devo adquirir?
    O mesmo bilhete da para apanhar a carreira do TXT.
    Um obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi Humberto,

      A linha de ônibus TXL faz parte do sistema de transporte público e com os bilhetes você pode pegar qualquer tipo de transporte.

      Você pode comprar o bilhete para um grupo com até 5 pessoas – ele é válido por um dia (da hora que é carimbado até às 3hs da manhã) e sai bem mais barato do que se comprar bilhetes individuais.

      Abs,
      Isabel

  12. avatar Milton Rudolph says:

    Olá. Parabéns pelo site. Minha esposa e eu estaremos em Berlim por três dias a partir de 12. Queremos andar pela cidade e bem conhecer Potsdam. Qual o bilhete que sugeres? Obrigado.

    • avatar Isabel says:

      Oi Milton,

      Você pode comprar bilhetes diários. E no dia que for à Potsdam você deve comprar um bilhete ABC – pois é o tipo de bilhete que cobre a área de Potsdam.

      Abs,
      Isabel

  13. avatar ane says:

    Oi! Ficarei 11 dias em Berlim. No 1º e 11º só utilizarei o transporte TXL e U2. Restam 9 dias. Qual sua sugestão? Dois bilhetes de 7 dias sairia mais em conta? Ou 2 de 5 dias e 1 diário?Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Ane,

      Você pode comprar 1 bilhete para 7 dias (28,80 para a área AB) e 2 bilhetes diários (6,70/cada para a área AB) – desta maneira você gastará 42,20 (+ o bilhetes unitários para os dias de chagada/saída para o aeroporto).

      Abs,
      Isabel

  14. avatar ane says:

    Perfeito! Muuuuiiiito obrigada! abs

  15. avatar Fatima says:

    Oi Isabel
    Vou para Berlim com meu marido e vamos chegar no dia 03 de março e pegamos o trem para Praga no dia 08. Planejamos ir a Postdam, tb. Qual tipo de bilhete vc sugere ou acha mais interessante a gente adquirir? Adoro seu blog.
    bj
    Fátima

    • avatar Isabel says:

      Oi Fátima,

      Depende muito onde seu hotel fica localizado, se você pode fazer muita coisa à pé ou terá sempre que pegar metrô, etc. De qualquer maneira, não se esqueça de comprar a opção ABS quando for para Potsdam – que é o bilhete que cobre esta área.

      Bjs,
      Isabel

      • avatar Fatima says:

        Obrigada Isabel. Vou ficar no H2 Hotel Alexanderplatz. São tantos tipos de bilhetes que a gente fica confusa. rsrs Será que o City tour de 72 horas seria interessante. Aí pra Postdam teria que comprar bilhetes separados, certo?
        bj

        • avatar Isabel says:

          Oi Fátima,

          Se você comprar um bilhete de 72 horas para a zona AB e depois queira ir à Potsdam, você pode comprar o bilhete de extensao (Anschlussfahrschein).

          Bj,
          Isabel

  16. avatar Jeronimo says:

    Ola Isabel,
    parabéns pelo seu excelente Blog.

    Eu e minha esposa ficaremos 7 dias em Berlim,
    chegada domingo aeroporto TXL
    e partida domingo aeroporto SXF.

    1) É melhor comprar o bilhete de transporte publico no aeroporto,
    e ir de transporte publico para o Hotel Hilton na Gendarmenmarkt?
    Ou é mais seguro irmos de taxi para o Hotel por causa das 2 malas?

    Visitaremos Museus, Sanssouci Potsdam e também Sachsenhausen.

    2) Qual a melhor opção de bilhete ABC
    para Transportes Públicos + Museus?

    Estou em dúvida entre o VisitBerlin e o WelcomeCard…
    Vale a pena bilhete de Museus junto com Transportes?
    Há algum local perto do Hotel que venda esses bilhetes?
    Prefiro comprar com uma pessoa, ao invés de usar máquinas!

    Obrigado pela sua ajuda!
    Jeronimo

    • avatar Isabel says:

      Oi Jeronimo,

      Sem dúvidas um táxi e mais cômodo e confortável, pois vocês serão deixados na porta do hotel. Se optar pelo transporte público, você deverá pegar o ônibus TXL no aeroporto Tegel e descer na Av. Unter den Linden e de lá caminhar até o hotel.

      Eu acho que estes bilhetes turísticos vale à pena quando se pretende visitar diversas atrações, para usufruir dos descontos oferecidos (a porcentagem varia de estabelecimento para estabelecimento). O que vale muito à pena é o Museum Pass, que é valido por 3 dias consecutivos e dá direito a entrar em diversos museus.

      Se optar comprar um bilhete turísticos (tipo WelcomeCard) você já pode adquirí-lo no aeroporto.

      Abs,
      Isabel

  17. avatar MARIA DO CARMO ARTUSO says:

    Olá, Isabel,
    Chegamos em Berlin pelo Tegel em 12/6. É mesmo vantajoso comprar o Berlin Welcome Card para usar no transporte público? Depois de uns dias, pegaremos ônibus no ZOB am Funkturm para Praga às 7h30. A que horas devemos sair do Hotel em Alexanderplatz se formos de U-Bahn ou é melhor ir de táxi? Danke schön!

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria do Carmo,

      Se pretendem visitar diversas atrações então o Welcome Card pode ser vantajoso sim, pois ele dá descontos nos estabelecimentos.

      Eu diria que de táxi será mais cômodo, pois devem estar com malas. Mas se quiser usar o transporte público pode usar a ferramenta do BVG para calcular uma rota, ou seja, para saber com exatidão como chegar a um determinado lugar em uma determinada hora. Você informa o endereço de partida e destino, a hora de saída ou que quer chegar, etc.

      Isabel

  18. avatar Marcelo says:

    Olá Isabel.
    Ótimo encontrar pessoas como você pelo caminho! Parabéns pelo Blog. É muito útil.
    Vou com meu filho de 14 anos por 6 dias. Neste caso eu posso comprar apenas um Bilhete Berlin CityTourCard ABC de 5 dias, é isso mesmo? (Boa notícia se sim! rsss)
    Para o dia da chegada eu pego dois unitários AB de Tegel para o Hotel.
    Obrigado,
    Marcelo.

  19. avatar David says:

    Isabel, seu blog é sensacional! Graças a ele consegui montar o roteiro para dez dias em Berlim no próximo mês.

    Pintou uma dúvida meio besta aqui: eu e minha esposa estamos pensando em ir do aeroporto Tegel para Alexanderplatz com o ônibus TXL, mas como vamos ir com duas malas grandes, gostaria de saber se eventualmente pode haver algum tipo de problema com isso.

    Obrigado,
    David

    • avatar Isabel says:

      Oi David,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Se você não se importar de puxar as malas então não tem nenhum problema. Os ônibus daqui são bem mais baixos que os do Brasil, ou seja, não é ruim para entrar com uma mala e há áreas com mais espaço para as pessoas que estão com malas.

      Abs,
      Isabel

  20. avatar Silvio says:

    Parabéns por compartilhar informações tão importantes! Já estamos, eu e minha esposa, em Berlim desde ontem e ficaremos por mais 2 dias e sinto por não ter lido seu blog antes, ele é realmente bastante didático. Agora vamos nos aproveitar das suas informações. Acrescento que, mesmo só falando o português, chegamos ao hotel bastante rápido, graças às informações nos dadas pela atendente do guichê e pelo motorista do ônibus, pagando uma única tarifa de 2,60€ cada, integrada com o metrô. Foram muito prestativas conosco. Parabéns e muito obrigado.

    • avatar Isabel says:

      Oi Silvio,

      Bom saber que encontrou pessoas solícitas, que lhes ajudaram.

      Pode “usar e abusar” 🙂 das informacoes do blog!

      Eu fico lhes desejando uma ótima estadia em Berlim.

      Abs,
      Isabel

  21. avatar Isabel Cristina says:

    Isabel,
    Não sei o que seria de nós, viajantes, se não fossem pessoas como você, que se dispõem a doar o seu tempo dando informações tão necessárias, de uma forma gentil e solícita. Muito obrigada!
    Aproveitando: pretendemos usar o bilhete diário para até 5 pessoas. Vamos chegar pelo aeroporto Tengel , na parte da manhã, e pretendemos aproveitar a tarde. Esse bilhete serve no ônibus TLX? E se entendi direito só valida na primeira viagem?
    Seu blog tem sido uma benção para nós que vamos a Berlim, pela primeira vez.
    Mais uma vez, obrigada e um grande abraço

    • avatar Isabel says:

      Oi Isabel,

      Sim, este bilhete para um grupo com até 5 pessoas é válido para todos os tipos de transporte – da hora que o valida até as 3hs da manhã do dia seguinte. E você só o valida uma vez.

      Abs,
      Isabel

  22. avatar Flávia Muller says:

    Oi,Isabel,mais uma vez parabéns pelo blog.
    Iremos a Berlim em agosto eu e meu marido.Podemos comprar o bilhete para pequenos grupos até 5 pessoas?Ou qual o número mínimo de pessoas para este bilhete?
    Muito obrigada.
    Um abraço,Flávia.

  23. avatar Flávia Muller says:

    Oi,Isabel,sou eu de novo.Reli as imformações dos preços das passagens.Não tinha me dado conta que para 2 pessoas é mais barato comprar individualmente.
    Podes ignorar minha pergunta anterior.
    Abraço,Flávia.

  24. avatar Paulo says:

    Olá Isabel. Irei para Berlim em setembro e seu site está sendo fundamental para o planejamento do roteiro. Irei passar 7 dias em Berlim, e pretendo comprar o 7-day ticket. Apenas fiquei com uma dúvida, no site da BVG diz “Please note: The 7-Day Tcket is available from ticket counters and stationary ticket machines on the underground, but not on buses and trams.”
    Ou seja, está disponível para compra apenas nas máquinas do metrô. E após comprar posso usar este ticket nos trams e nos ônibus livremente. Estou certo?
    Obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Oi Paulo,

      É isto mesmo, depois de comprado (e validado) você pode usar em qualquer dos transportes que integram o sistema (ônibus, trams, metrô).

      Abraço,
      Isabel

  25. avatar Marcus Vinicius says:

    Olá Isabel, tudo bom?

    Estarei em Berlim do dia 21 a 25 de Agosto e dos dias 3 a 7 de Setembro… o Hotel fica na Osloer Straße em Gesundbrunnen… não tenho nenhuma informação do local, sei que é perto do centro..

    São bastante dias, penso em visitar os pontos turísticos normais, queria era tirar um dúvida com vc, pretendo fazer todos trajetos entre os pontos turísticos de metro, existe um bilhete que te da o direito de andar o dia inteiro ou por 3 dias inteiro ilimitadamente pagando só uma vez ?

    Gostaria de algumas dicas, se quiser mandar para meu e-mail, ta tranquilo.

    Seu blog é muito bom, ajuda muito, parabéns.

    Abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcus Vinicius,

      Tudo bem, obrigada! E contigo?

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Tem um bilhete diário, assim como os bilhetes turísticos que tem as opções para 2,3 e 5 dias – maiores detalhes você pode obter na página acima.

      Abraço,
      Isabel

  26. avatar Ricardo Genske says:

    Isabel, bom dia,

    Primeiramente parabéns pelo seu ótimo blog!

    Vou me mudar para Berlin em agosto, vi em algum site (não lembro onde) que existe a opção de bilhete mensal. Gostaria de saber se com esse bilhete mensal eu posso viajar a vontade (quantas passagens quiser e por qualquer meio, ônibus ou metro em qualquer dia) dentro da zona que eu comprar, claro.

    Obrigado

  27. avatar Fernanda says:

    Olá Isabel, parabéns pelo site, ótimas dicas!!
    Estou na dúvida se vale a pena comprar o “German Reail Pass”, pois vou usar bastante trem fazendo bate e volta de Munique (Nuremberg, Fussen, Dachau) e Frankfurt (Koblenz, Heidelberg, Mainz, Wiesbaden e Vale do Rio Reno). Dentro de Berlim, Munique e Frankfut usa bastante o S-Bahn? Pois o “German Reail Pass” não inclui metrô, além do que inclui o passeio para o vale do Rio Reno.
    Se puder me ajudar, serei muito grata!
    Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernanda,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Sinto muito, mas não sei dar dar maiores informações sobre o Rail Pass – o que inclui, quanto custa, enfim se vale à pena.

      Abraço,
      Isabel

  28. avatar Bruno says:

    Uma dúvida bem básica. Se eu compro um bilhete unitário (de 2h) eu posso pegar um trem no U-Bahm, descer, sair da estação, entrar numa estação de S-Bahm e pegar seguindo minha direção sem ter que pagar novamente, certo?

    Obrigado e definitivamente vc está salvando minhas férias em Berlim.

    • avatar Isabel says:

      Oi Bruno,

      Isto mesmo – dentro do prazo de duas horas, você pode entar e sair do metrô, fazer baldeação, etc. – desde que seja na mesma direção.

      Abs,
      Isabel

  29. avatar Monica says:

    Isabel, boa noite.
    Como os demais, só tenho elogios ao seu blog.
    Li e reli com atenção, pesquisei na internet, mas ainda tenho algumas dúvidas:
    Ficarei 4 dias em Berlim:
    2 adultos e um menor de 17 anos ( sai da categoria explicitada de 14 anos).
    Em resposta a outro leitor, você sugeriu que a partir de 3 pessoas, vale a pena comprar o bilhete para grupos
    (em função da idade do meu filho, isto se aplica)?
    Como irei no inverno, talvez precise de usar mais regularmente o transporte público.
    Das atrações pagas, a princípio, fiquei mais interessada no Museumsinsel- li que o bilhete para todos os museus tem preço mais vantajoso do que os individuais.
    Outra atração é o Museu de Tecnologia.
    Charlottenburg, talvez?
    Ficarei na região próxima do Sony Center, mas apesar de gostar de andar, não sei se o inverno vai ser uma variável que me imponha a utilizar por várias vezes o transporte público, como disse anteriormente.
    Enfim… diante do exposto, o que você me sugere?
    Antecipadamente, agradeço.

    Mônica

    • avatar Isabel says:

      Oi Mônica,

      Se for usar o transporte público (pelo lugares que mencionou que tem interesse precisará sim, pois alguns como o palácio de Charlottenburg já fica fora do centro) cada um de vocês 3 precisarão de um bilhete e se for comprar individual, no total sairá mais caro que o bilhete para o grupo. Assim esta é a melhor opção para vocês.

      Abraço,
      Isabel

  30. avatar beatriz says:

    Boa tarde…..onde ou endereço que compro passeio de barco em Berlim?

  31. avatar Bruno says:

    Olá Isabel,

    muitos parábens pelo seu site. É fantástico.

    Somos um grupo de 4 pessoas e o aeroporto que vamos usar é o Schönefeld.
    O nosso hotel fica em Invalidenstraße 38, Mitte.
    Aconselha a usar o Metro ou BUS para o transfer do aeroporto até ao hotel?
    Depois durante a visita estamos a pensar em usar o BUS n.º 100 para chegar aos principais pontos turísticos e a nossa dúvida é se também podemos usar o bilhete diário de grupo neste BUS.

    Abraços,

    Bruno.

    • avatar Isabel says:

      Oi Bruno,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Sim, com o bilhete do grupo você pode usar o ônibus 100 (esta é uma linha do transporte público).

      De Schönefeld para este endereco terá que ir com trem regional (até a Friedrichstr.) e lá pegar o metrô (U-bahn).

      Abs,
      Isabel

  32. avatar Sergio says:

    OI Isabel,

    O Berlin City Tour Card é melhor comprar online ou tem para comprar nas estações de trem / metro? O mapa que acompanha é de boa qualidade?

    • avatar Isabel says:

      Oi Sergio,

      Você também pode adquirí-los nas máquinas automáticas – mas daí não tem nenhum mapa com ele (na verdade eu nao sei te informar, se geralmente acompanha um mapa, mesmo se comprar em alguma loja para turista).

      Isabel

  33. avatar Thiago Barreto says:

    Olá Isabel!
    Vou passar três semanas fazendo intercâmbio em Berlim, da minha casa para a escola a melhor opção é bonde (Bersarinplatz – Nordbahnof) e contando com os passeios, enfim andanças de metrô, trem e bonde, o melhor seria adquirir o BerlinWelcomeCard por cinco dias? Aí quando acabasse comprava outro e assim por diante?

    • avatar Isabel says:

      Oi Thiago,

      Acho que no teu caso vale mais à pena o bilhete mensal (à partir de janeiro custará 79,50 – o da zona AB), sai mais barato que se comprar 3 do WelcomeCard e com ele poderá andar o quanto quiser com o transporte público.

      Abs,
      Isabel

  34. avatar patricia says:

    Olá! Excelente site, me ajudou muito na preparação do meu roteiro! Fiquei só com uma dúvida: você sabe me dizer se a linha de ônibus TXL está incluída nos transportes do BERLIN WELCOME CARD?
    Obrigada!

    • avatar patricia says:

      ah, e também o seguinte: se estiver incluído, é possível comprá-lo já no aeroporto? como faço para validar o bilhete de transporte como o BERLIN WELCOME CARD?

    • avatar Isabel says:

      Oi Patricia,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      O bilhete Welcome Card dá direito a andar no transporte público de Berlim (além de desconto em alguns estabelecimentos) e a linha de ônibus TXL faz parte do ssitema de transporte ublico.

      Abs,
      Isabel

  35. avatar Paula Machado says:

    Olá, Isabel!

    Estou utilizando muitas informações do seu blog, que é excelente! Muito obrigada por mantê-lo! 🙂

    Organizei meu mochilão de 1 mês na Europa em 2011 com uma única condição: conhecer Berlim! Estive aí por 3 dias e quase morri de amores (e de tristeza por não ter ficado mais)! Passei muito frio, passei raiva (perdi o trem para Praga, uó!), mas gostei tanto da cidade que estou voltando agora em Abril!

    Aí começam as dúvidas (algumas muito bobas, mas…). Vou ficar 4 dias inteiros (+ o primeiro 1/2 dia), chegando e saindo de trem pela Hauptbahnhof e o hotel fica próximo à Potsdamer Platz. Não visitarei nenhum dos museus da ilha dessa vez, mas pretendo voltar em outros e conhecer alguns novos, bem como ir à Potsdam:

    1) O Berlim Welcome Card para 5 dias zonas ABC (39,50) seria mesmo a melhor opção? Como ele também dá descontos em Potsdam, seria melhor do que comprar o BWC AB (34,50) + o ticket de 1 dia para Potsdam (ABC)? Eu não encontrei o valor da passagem de Berlim para Potsdam, mas imagino que seja uns 7 euros ida-volta…

    2) A pergunta boba… A entrada do DDR Museum custa 7 euros, mas se comprar online, custa 5 euros. O BWC me dá 25% de desconto no ingresso, mas é sobre qual valor? Esse seria o mesmo caso, por exemplo, do AquaDom & Sea Life (17,95 ou 11,50 se comprar online) + 30% de desconto com o BWC sobre qual dos valores?

    3) a KaDeWe fica aberta na segunda após o feriado de páscoa? No site não há nenhuma informação explícita sobre essa data e fiquei em dúvida já que o comércio fecha nesse dia…

    Por enquanto é isso… Desde já agradeço imensamente!

    • avatar Isabel says:

      Oi Paula,

      Tudo bem?

      1) Depende do que você pretende fazer nestes dias. Você estará bem central, se visitar atrações que ficam nas imediações do seu hotel nem precisa comprar bilhete de metrô para aquele dia. Então se tiver com um para 5 dias, seria “desperdício”. Para Potsdam é só comprar o bilhete ABC (na página Transporte explico sobre a cobertura das zonas/áreas).

      2) Eu suponho que sobre o valor da bilheteria, mas para ter certeza, recomendo entrar em contato com eles para saber qual a política que adotam.

      3) Na segunda de Páscoa o comércio é fechado, incluindo a Kadewe (se este ano abrir será exceção).

      Abs,
      Isabel

  36. avatar Claudio buch says:

    Eu vi uma alemã com uma identificação ela me disse q aquilo era pra viajar o ano inteiro em berlin..ela me disse q pagou 60 eurod por 6 meses ..bem…foi isso q entendi…Então alguém pode me explicar esse tipo de compra pra viajar o ano inteiro e usar metro Urban e circular ?
    Danke

    • avatar Isabel says:

      Oi CLáudio,

      Há uma opção para uma “assinatura anual”, ou seja, você pode pagar já para um ano e daí sai mais barato que mensal. Há várias outras opções. Agora qual seria esta que custa somente 60 euros por 6 meses não tenho a menor idéia – talvez a pessoa tenha alguma credencial especial (idosa, desempregada, sei lá eu). Eu te recomendaria dar uma olhada nas máquinas automáticas (ou em um posto que venda os bilhetes) para ver todas as opções disponíveis.

      Isabel

  37. avatar Fernando says:

    Olá Isabel, bom dia.

    Estou indo com minha esposa e filho de 5 anos conhecer Berlim em Junho. Estamos avaliando comprar o WelcomeCard Berlin com o Museum Island incluso, mas gostariamos de saber se necessitamos comprar também para o nosso filho ou somente 2 tickets já cobrem o transporte + entradas nos museus.

    Agradeco desde já a ajuda,

    Obrigado,
    Fernando

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernando,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Só será necessário os bilhetes para você e sua esposa, pois com 5 anos seu filho não paga ainda.

      Abs,
      Isabel

  38. avatar Monica Macedo says:

    Olá, gostei muito das dicas de Berlim. Estou viajando agora em agosto de 18 a 23 e gostaria de saber se vc recomenda e conhece o berlin Wecome card. Vale pena por 72 horas, terei descontos em museus e transporte? Obg.

    • avatar Isabel says:

      Oi Monica,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Acima, na página você encontra mais informações sobre este bilhete.

      Abs,
      Isabel

  39. avatar Marilena Martins Wanderley says:

    Isabel,
    Tudo bom! Gostei do seu site!
    Gostaria de saber que transporte pegar para o hotel Leonardo Mitte do aeroporto de Tege?
    Vou ficar 6 dias e acho que é melhor comprar o Welcome ticket?
    Atenciosamente,
    Marilena

    • avatar Isabel says:

      Oi Marilena,

      Eu daria preferência a um táxi, pois você pode pegar o ônibus TXL e descer na Unter den Linden e andar pela Friedrichstr. até o hotel, mas é um bom pedacinho.

      Há também um bilhete, que não é o turístico, válido por 7 dias.

      Abs,
      Isabel

  40. avatar Marcelo Souza says:

    Olá…
    estamos colhendo todas as suas dicas mas fiquei com uma dúvida.
    Se eu comprar o bilhete de 7 dias para transporte no Aeroporto Tegel poderei pegar o JetExpress TXL ?
    Obrigado e parabéns pelo site.
    Marcelo souza

  41. avatar Rafael says:

    Oi,

    Primeiramente parabéns pelo blog, muito focado e direto!

    Estou chegando em janeiro/2016 no dia 13 e retorno dia 19.

    Desta maneira gostaria de tirar algumas dúvidas.

    Estarei hospedado no Hotel Georghof, a poucos km da Alexanderplatz.
    Segue minhas duvidas:
    -Qual seria o melhor bilhete diário ilimitada para os 7 dias que o Berlin Welcome Card ou o Berlin city tou card?

    -Tendo como base um bilhete de 5 dias ilimitados, a validação é unica? diária ou a cada transporte? Quanto a entrada nos ônibus, é necessário algum carimbo, ou validação nos pontos?

    – A Linha city tour é inclusa no Welcome Berlin Card ou no Berlin city card, ou em ambos?

    Abs,

    Rafael Silva

    • avatar Isabel says:

      Oi Rafael,

      1- Existe um bilhete válido para 7 dias (este é somente para o transporte público, ou seja, não é oferta do WelcomeCard que dá desconto em estabelecimentos).
      2- Este post é sobre como utilizar os bilhetes (encontrará as respostas para estas dúvidas)
      3- Se você se refere aos ônibus hop on hop off, você tem que ver na lista de estabelecimentos que oferecem descontos, qual das empresas de city tour é participante

      Abs,
      Isabel

  42. avatar Fabio Casanova says:

    Se eu comprar esse bilhete( Bilhete Diário para um Grupo de Até 5 Pessoas (Kleingruppen-Tageskarte)), eu posso andar para qualquer lugar de Berlim de qualquer estação? E posso compra-lo em qualquer estação tambem?

    Sabem dizer se o bairro Charloteburg é fácil para se locomover?

  43. avatar Viviane says:

    Isabel, muito obrigada por manter o site atualizado, é perfeito e me ajudou muito! Gostaria de tirar uma dúvida, por favor, vou em maio com 2 amigos e ficaremos 5 dias. Em relação ao transporte, analisei a opção de pegarmos 5 passes diários de grupo, que daria 28,83 euros pra cada ou 3 passes individuais de 5 dias, 33.50 euros cada. O que me confundiu é se vale a pena pegar os passes de grupo + museaum pass ou o welcome card 5 dias e pagar o museu judaico a parte. Me ajuda, por favor? Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Viviane,

      Eu não fiz estas duas contas que você menciona para saber o que sairia mais barato. Mas, estando já em 3 pessoas sai mais em conta o bilhete para o grupo (ao invés do individual). Se ficar em um hotel que seja bem central, nem precisa ter bilhete para o transporte todos os dias. E daí se pretendem visitar diversos museus, o mais em conta é o Museum Pass (que inclui o Judaico também). O Welcome Card dá desconto somente nos estabelecimentos.

      Abs,
      Isabel

  44. avatar Aline says:

    Ola,Izabel.
    Muito bom seu blog. Estou pegando umas dicas muito boasss.
    Sobre os bilhetes vamos em 3 pessoas e ficaremos 4dias.
    Qual desses vc acha que seria o melhor indicado?
    Desde ja agradeço.
    Att Aline

  45. avatar Christian Duarte says:

    Olá, Isabel!

    Estou indo para Berlim dentro de 3 semanas e me veio uma dúvida quanto ao uso do ônibus expresso TXL que pegarei no aeroporto Tegel, indo até à Alexanderplatz e dps pegando o metrô U8 até a estação Schoenleinstraße.

    O ônibus expresso TXL usa o mesmo bilhete que os demais meios de transporte?

    Será que o tempo de 2 horas válido pro bilhete unitário cobre todo esse trajeto que preciso fazer?

    Obrigado!! E continue com o blog, que é excelente!

  46. avatar Cleuza miranda says:

    Ola Isabel, adoro suas dicas, estou indo para Berlim em Jan/2017, chegarei dia 15 as 12hs e ficarei ate dia 17 qdo irei para Praga, somos total de 6 pessoas,qual bilhete vc me recomenda?nosso tempo e mutito curto acho q nao vai da para visitar museus, nao entendi bem essas areas ABC,nosso roteiro é chakpoit,museu judaico,cupula parlamento,Portao,Reichgt, muro de berlim,torre de tv,alexanderplatz,under line,algum estaria na area C? Agradeço

  47. avatar Soraya says:

    Ola Izabel, estamos próximos a Potsdamer Platz, e precisamos nos deslocar sexta-feira bem cedo, por volta das 7 da manha, até a Hauptbhanhof. Como e muito cedo, já tem taxi circulando? Como faço pra ir de transporte público? Estamos em três pessoas, cada um com uma mala grande. Desde já obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Soraya,

      Táxis circulam o dia todo, a noite toda. Você pode pedir na recepção do seu hotel para chamar um táxi e falando as características do grupo/malas.

      Abs,
      Isabel

  48. avatar João Melo says:

    Oi Isabel . Vou pa Berlim em fevereiro. Somos três pessoa e queria comprar aquele bilhete para no máximo cinco pessoas. Esse tipo de bilhete também se pode comprar nas máquinas q tão nas estações né ? E tbm duram sempre até às três da madrugada do dia seguinte?

Deixe seu comentário

*