Estando em Berlim/Alemanha deveria ser óbvio a resposta para a questão acima, não é mesmo? Bem, mas assim como no Brasil não é em todo lugar que podemos saborear uma feijoada – que é provavelmente o prato típico brasileiro mais conhecido – aqui em Berlim também não é em toda esquina que você encontrará um restaurante para comer joelho de porco com chucrute!
Portanto eu fiz uma listinha com restaurantes onde você pode degustar a culinária berlinense, assim como restaurantes que oferecem especialidades de outras regiões da Alemanha (clique nos nomes dos restaurantes para acessar seus site).
A grande parte dos restaurantes listados abaixo se encontram no bairro Mitte, que é onde se concentram os pontos turísticos, e nas imediações da Kurfürstendamm, que é a área do antigo centro Ocidental. Eu fico desejando um “Guten Appetit”!!
– Gerichtslaube
O restaurante Gerichtslaube serve especialidades típicas de Berlim, como Bulette (espécie de almôndegas mais achatadas e sem molho) ou Eisbein mit Sauerkraut, que é o joelho de porco com chucrute. Além de se localizar no coração de Berlim, o Gerichtslaube tem um ambiente histórico e tradicional.
O restaurante Gerichtslaube fica na rua Poststraße 28, no Nikolaiviertel. A estação de metrô mais perto é a Alexanderplatz (linhas U2, U5, U8, S3, S5, S7 e S9). Você pode ainda descer no ponto de ônibus Spandauer Str./Marienkirche, por onde passam a linha 100, ou ainda no ponto “U Rotes Rathaus” por onde passa as linhas 200 e 300.
– Mutter Hoppe
O Mutter Hoppe é outro restaurante que oferece especialidades da culinária de Berlim. O restaurante tem uma decoração rústica, talvez um pouco carregada para alguns, mas com certeza para outros oferece a ambientação perfeita para curtir um almoço ou jantar. E, nas sextas e sábados, tem música ao vivo entre 19:30 e 22:30hs.
O Mutter Hoppe se localiza na Rathausstraße 21, também no Nikolaiviertel. O restaurante está praticamente de frente para o restaurante Gerichtslaube listado acima, por isto vale as mesmas indicações para chegar lá.
– Zur letzten Instanz
É o restaurante mais antigo de Berlim. A casa que o abriga, ficava nas margens da muralha medieval que circundava Berlim e surgiu no século 16. A tradição gastronômica se inicia em 1621. E como é de se imaginar, o Zur letzten Instanz serve especialidades da culinária de Berlim, como o Königsberger Klopse (espécie de almôndegas com um molho branco e alcaparras) e fígado à moda berlinense.
O Zur letzten Instanz se localiza na Waisenstraße 14-16 e a estação mais próxima é a Klosterstraße, por onde passa a linha U2.
– Weihenstephaner
Weihenstephaner é o nome de uma cervejaria da Bavária, que produz a cerveja Weihenstephan e segundo dizem a Weihenstephaner é a cervejaria “mais antiga do mundo – desde 1040”!!
E aqui em Berlim tem o restaurante de mesmo nome. Assim como o Maximilians, o restaurante Weihenstephaner também oferece a culinária da Bavária. Nele você pode encontrar o Schweinshaxe, Schnitzel (bife à milanesa), como também a berlinense Currywurst. Eles oferecem também um prato com salsichas variadas – ideal para quem quer provar tipos variados ou como um aparetivo.
O Weihenstephaner se localiza no Hackescher Markt (S3, S5, S7 e S9, estação Hackescher Markt).
– Maximilians
O restaurante Maximilians oferece a culinária da Bavária, como o Schweinshaxe (joelho de porco assado no forno e com uma crosta crocante), salsicha branca, Leberkäse (é uma mistura de carne bovina e suína processada), etc..
O Maximilians se localiza na Friedrichstraße 185–190, ficando a poucos passos da estação Stadmitte, por onde passa as linhas U2 e U6.
– Augustiner am Gendarmenmarkt
Augustiner é uma marca de cerveja da região da Bavária e que também tem resturantes que leva o mesmo nome. Além de Munique, o restaurante Augustiner também se encontra em Berlim e na cidade de Potsdam (que fica nas imediações de Berlim). E assim como os já mencionados, Maximilians e Weihenstephaner, o Augustiner oferece a culinária da Bavária. E as cervejas oferecidas no seu cardápio são praticamente todas da marca própria.
O Augustiner am Gendarmenmarkt se localiza na Charlottenstraße 55, ficando bem próximo da estação Stadmitte, por onde passa as linhas U2 e U6.
– Erdinger am Gendarmenmarkt
Outro restaurante que se origina de cerveja e que também é da Bavária. Além de práticos típicos da região da Bavária, o Erdinger oferece também alguns pratos típicos berlinenses como a Currywurst e Bouletten. O Erdinger fica bem próximo do Augustiner, na belíssima praça Gendarmenmarkt.
O endereço do Erdinger é Jägerstraße 56 e as estações mais próximas são Hausvogteiplatz (linha U2) e Stadmitte (linhas U2 e U6).
– Hopfingerbräu
O Hopfingerbräu, se localiza na Ebertstraße 24, entre o Portão de Brandemburgo e o Reichstag. Além de oferecer pratos da culinária alemã e austríaca, em seu cardápio também encontra Flammkuchen, uma deliciosa espécie de pizza branca, uma especialidade da regiao da Alsácia.
A estação de metrô mais próxima é a Brandenburger Tor (linhas U5, S1, S2 ou S25) e a linha de ônibus 100 faz uma parada no ponto Reichstag/Bundestag, que fica pertinho do restaurante.
– Lindenbräu
O restaurante Lindenbräu também oferece tanto especialidades da Bavária como alguns pratos típicos de Berlim. Na verdade é um cervejaria, a cerveja servida é produzida por eles mesmo.
E a localização é fantástica, fica na Potsdamer Platz, diretamente no Sony Center. Para chegar é só pegar a linha U2, S1, S2 ou S25 e descer na estação Potsdamer Platz.
– Ständige Vertretung
O restaurante Ständige Vertretung se vê como um representante da cultura da região do Rio Reno em Berlim. Nele, você pode tomar a cerveja “Kölsch”, que é uma cerveja típica de Colônia (cidade que fica às margens do Rio Reno). A “Kölsch” é uma cerveja clara e diferentemente de outras cervejas alemãs, que geralmente sao servidas em copos de 300 ou 500ml, a “Kölsch” é servida em copos de 200ml. No quesito comida, o Ständige Vertretung oferece desde pratos clássicos da culinária alemã até o “novo alemão” (como eles dizem), ou seja, de hamburger variados a Döner Kebab.
O Ständige Vertretung se localiza nas margens do Rio Spree, no endereço Schiffbauerdamm 8. A estação de metrô mais perto é a Friedrichstr., por onde passa as linhas U6, S1, S2, S25, S3, S5, S7 e S9.
– Deponie Nr. 3
Decorado com antiguidades, o Deponie Nr. 3 também oferece um ambiente rústico onde você pode degustar pratos típicos de Berlim.
O restaurante Deponie Nr. 3 está localizado Georgenstraße 5, embaixo da linha do S-Bahn e a poucos metros do museu Pergamon. A estação de metrô mais perto é a Friedrichstr., por onde passa as linhas U6, S1, S2, S25, S3, S5, S7 e S9.
O Tiergartenquelle é um restaurante provavelmente mais frequentado pelos locais. Eles oferecem desde Gulasch (uma espécie de carne de panela), a salsichas, ao Schnitzel (o bife empanado) ao Maultasche (uma espécie de ravioli grande e massa mais grossa).
Tiergartenquelle é um restaurante de decoração rústica e simples e se localiza embaixo da linha do S-Bahn (o metrô de superfície), bem a lado da estação Tiergarten, por onde passa as linhas S3, S5, S7 e S9.
– Dicke Wirtin
O restaurante Dicke Wirtin tem décadas de tradição. Sua fundadora, Anna Stanscheck, era conhecida por seu grande coração, seus ensopados e seu amor pelos alunos da escola de arte próxima – por muitos anos ela serviu artistas, estudantes, atores e escritores. A fama do restaurante provavelmente ultrapassa os limites de Berlim. Em um ambiente super pitoresco você pode degustar clássicos da culinária berlinense. No cardápio de cervejas, diferente tipos são oferecidos.
O restaurante Dicke Wirtin se localiza na Carmerstraße 9, a poucos passos da estação Savignyplatz (linhas S3, S5, S7 e S9).
– Alt Berliner Biersalon
É uma instituição berlinense – o restaurante já existe desde 1914! É outro restaurante que serve especialidades da culinária de Berlim. Há também música ao vivo, com uma programação variada. Funciona também como sport bar, ou seja, eles também transmitem jogos de futebol, corrida de fórmula 1, etc. Portanto não estranhe se ver a casa lotada de torcedores!
O Alt Berliner Biersalon está localizado na avenida Kurfürstendamm 225/226. As estações de metrô mais próximas são a Uhlandstr. (linha U1) e a Kurfürstendamm (linhas U1 ou U9).
– Restaurant Marjellchen
Outro restaurante com décadas de tradição, o Marjellchen serve especialidades da culinária alemã e Prússia Oriental. Assim, você pode encontrar em seu cardápio pratos como uma carne de cervo e porco selvagem à moda da Masúria ou uma carne defumada a moda da Silésia.
O restaurante Marjellchen se localiza na Mommsenstraße 9. As estações de metrô mais próximas são a Savignyplatz (linhas S3, S5, S7 e S9) e a Uhlandstr. (linha U1).
Olá Isabel,
Ia fazer um comentário a perguntar quais os restaurantes mais típicos de Berlim e vi que tinha acabado de fazer um post sobre isso mesmo.
Obrigada!
É incansável!
Li pensamentos então né Mary 🙂
Bjs,
Isabel
Olá Isabel,
há restaurantes tipo comida a quilo em Berlim? ou que possamos nos servir?
obg!
Oi Vaneza,
Tudo bem? E os preparativos para a viagem, como andam?
Na Alemanha os restaurantes por quilo não são comuns. No restaurante LeBuffet da Kadewe (que fica no 7o andar) tem comida por quilo, além de praços a preço fixo.
Alguns restaurantes asiáticos, geralmente somente no almoço, servem buffet em que você paga um preço único e come o quanto quiser.
Alguns exemplos em regiões centrais:
– Yuuka, fica na rua Friedrichstr. 121
– China Restaurant Sonne, fica na Leipziger Platz 8
abraço,
Isabel
Mt obrigada!
os preparativos estão a todo vapor e o seu guia é imprescindível para um bom planejamento.
anotei as indicações.
Abs,
Vaneza Narciso
Isabel,
Depois de um ano quase venho comentar neste post que me ajudou muito.
Fui almoçar no Alt Berliner Biersalon. Simplesmente maravilhoso. Não é caro. O prato é bem servido e atendimento rápido. Estava sozinha e nao me senti acanhada. Provei uma cerveja com uma mistura de morango se não me falhe a memória, muito boa que se toma de canudo.
Muito obrigada e bom trabalho!
Oi Vaneza,
Este restaurante é bem legal sim! E você tomou a Berliner Weisse – a cerveja típica de Berlim (que tradicionalmente tem dias: a vermelha, com essência/xarope de framboeza e a verde, com essência/xarope de Waldmeister – uma erva que cresce por aqui). É docinha, leve, uma bebida de verão.
Abraço,
Isabel
Isabel, amei teu Blog, estamos com viagem marcada para Berlim em 1º de abril, estou copiando dicas, mas queria saber de previsões mais ou menos, ficamos até dia 6/5, é frio? estou pensando em “mala” rssss.
Bjs
Norma
Fico contente Norma que goste do blog.
Você chega no início de abril e fica até início de maio, ou seja, ficará pouco mais de um mês, é isto mesmo?
É difícil prever exatamente como serão as temperaturas, abril é um mês inconstante – há anos que ainda é bem frio e em outros que já fazem dias lindos. Eu te aconselho um pouco mais perto da viagem a dar uma olhada na previsão do tempo, para ter uma idéia mais precisa.
Mas de qualquer forma traga uma jaqueta mais reforçada, blusas de frio, cachecol, etc. assim como roupas para um frio mais leve, assim se esquentar um pouco vc estará preparada também. Para nós brasileiros ainda é um tempo frio e mesmo que façam temperaturas muito boas neste período, elas dificilmente passarão de 20/22 graus. E isto durante o dia, à noite elas caem, então vc precisará de qualquer forma se agasalhar.
Abraços, tenha uma ótima estadia em Berlim e se precisar de mais alguma informação dá um toque,
Isabel
Parabéns pelo site, é tudo que um brasileiro que pretende visitar Berlim precisa saber. Vamos estar por aí de 13 a 17 de maio. Apenas uma sugestão para complementar as ótimas dicas de restaurantes: vc poderia dar uma idéia de preços médios cobrados, se é usual dar gorgeta para os garçons, etc.
Oi Carlos,
Muito obrigada pelo elogio. E que época gostosa que você está vindo visitar Berlim!
Eu não inclui preços, pois nos sites dos restaurantes (é só clicar no nome de cada um deles) tem o cardápio, então as pessoas podem ver exatamente quanto custa e daí já decidir em qual quer ir 🙂
Quanto às gorgetas, estou colocando o texto que coloquei na opção dicas:
“Nos restaurantes a gorjeta não está incluída na conta, geralmente a gente dá 10% como no Brasil. E é comum já incluir a gorjeta no valor que você vai pagar, ao invés de deixar o troco no pratinho para o garçom. Um exemplo: se a sua conta é de 25 euros, você diz para o garçom “28 bitte” (ou “28 please”), se você está entregando 40 euros, por exemplo. Se você está pagando com 30 euros e quer deixar 5 euros de gorgeta, ou seja, se o garçom não precisa te dar troco, então você diz “Stimmt so” (“It’s ok”) ao entregar o dinheiro.”
Qualquer outra dúvida que tive é só dar um toque.
abs,
Isabel
Estou AMANDOoooOOooooO seu blog! Pretendo ir no fim deste ano para Berlim e suas dicas estão sendo essenciais! Espero poder ir nestes restaurante indicados e depois poder também contar lá no meu blog!
abraços
Dani Bispo
http://www.comerecocaresocomecar.com.br
Oi Danielle,
Obrigadaaa. Depois me fala o que achou.
Ah! Adorei teu blog também – é de dar água na água. Aliás uma tentação, não se pode olhar quando esta com fome 🙂
Abs,
Isabel
Parabéns , o seu site é o máximo! Estou indo para Berlim em agosto e estava perdida.Voce me salvou.obrigadão
Oi Nena,
Muito obrigada pelo elogio tão legal.
Abs,
Isabel
Seu blog é o mais objetivo e eficiente.
Chegaremos Berlin fins de setembro, no Lindner. É OK.
Gostaria de seus comentários sobre o uso de cartões de crédito em restaurantes, no caso das gorjetas: como so vem o preço do que se gastou, há um espaço para incluí-las antes de passar o cartão?
Obrigado
Ricardo
Oi Ricardo,
Muito obrigada pelos elogios ao site.
O hotel Linder (Kurfürstendamm 24, correto?) está localizado no antigo centro ocidental, é uma área com bastante comércio e ruas transversais bonitas, super agradáveis, com restaurantes muito aconchegantes.
Quando você pagar a conta com cartao de crédito você fala (nao tem nenhum campo) para o garcom o quanto ele deve passar que daí ele vai digitar o valor que você falou na hora de passar o cartao e por vias das dúvidas você confere o valor antes de assinar ou digitar a senha.
Abs,
Isabel
Isabel, seu site é incrível, indispensável !
Parabéns pela dedicação e confiabilidade !
Ficaremos por 4 dias em Berlim, depois Colonia e Frankfourt…
Gostaria de saber o que fazer num domingo… O que funciona ??
o comércio abre ?? G. Lafayete e Kedeve abrem ?? Vale a pena ir ao Zoo ou ao Aquário ??
Sansoussi ou Charlotemburg ??
Obrigado antecipadamente !!
Um abraço
Oi Wilson e Kelly,
Tudo bem? Obrigada pelos elogios ao site.
O comércio não abre aos domingos, somentes as lojas que tenham a ver com turismo. Desta forma, as lojas localizadas na estação central de trens são abertas também aos domingos. As atrações turísticas são abertas. Os horários de funcionamento vocês podem encontrar nos respecitvos posts sobre a atração.
Um programa legal para fazer no domingo é ir ao Mauerpark/Mercado de Pulgas – principalmente se ainda for no período mais quente.
Abs,
Isabel
Vamos ficar uma semana no começo de setembro , em Berlim. Estou adorando suas dicas para montar nossa viagem. Gostamos bastante de choperias e restaurantes típicos alemães , mas não os para turistas. Você tem alguns para indicar? Fiz reserva no Titanic Confort Mitte , o que vc acha?
Abraço
Maria Inez
Oi Maria Inez,
Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.
No artigo acima você encontra uma lista de restaurantes típico alemão. Na página Bares e Restaurantes você encontra mais algumas opções.
abs,
Isabel
Isabel, se eu tiver que escolher um desses para jantar e um para almoçar, você recomenda quais?
O clarchen ballhaus é bom para comer?
Obrigada
Oi Ana,
Almoço: Mutter Hoppe
Janta: Lindenbräu
Isabel