O Checkpoint Charlie já foi palco de um dos momentos mais críticos da Guerra Fria. Também já serviu de cenário para diversos filmes de espionagem e ação, como “James Bond – 007 contra Octopussy” de 1983, e hoje é uma das principais atrações de Berlim sendo visitado por turistas do mundo inteiro.
O Checkpoint Charlie era um posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria. O Checkpoint Charlie se localizava na junção das ruas Friedrichstrasse com Zimmerstrasse e Mauerstrasse, ligando o setor americano com o setor soviético.
Após a construção do muro de Berlim, as autoridades da Alemanha Ocidental construíram este posto para servir como um ponto de controle para registrar a passagem de membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental.
Foi no Checkpoint Charlie que aconteceu o “confronto de tanques”, um dos momentos mais tensos da Guerra Fria. No dia 27 de outubro de 1961, tanques americanos e soviéticos ficaram frente a frente, prontos para atirar, podendo ali estourar mais uma guerra.
A notícia e as imagens se espalharam pelo mundo, tornando assim o Checkpoint Charlie famoso como cenário da Guerra Fria. Felizmente, as duas superpotências chegaram a um acordo pacífico e após 16 horas de tensão os tanques se retiram.
O Checkpoint Charlie era um dos três postos utilizados pelos aliados e seu nome indica a terceira letra do alfabeto de acordo com o alfabeto fonético internacional (Alpha para a letra A, Bravo para a letra B, Charlie para a letra C, …). O Checkpoint Alpha se localizava na fronteira Helmstedt-Marienborn e o Checkpoint Bravo na fronteira Dreilinden-Drewitz.
Com a queda do muro e a reunificação da Alemanha o posto foi removido em junho de 1990 e a cabine original onde ficava o guarda foi removida e hoje se encontra no Museu dos Aliados, localizado no bairro de Zehlendorf. No ano de 2000, entretanto uma reprodução da primeira cabine foi colocada no mesmo local onde se encontrava a original.
A enorme placa com a frase “Você está deixando o setor americano”, nos idiomas inglês, russo, francês e alemão é com certeza uma das coisas mais fotografadas de Berlim.
Na mesma rua encontra-se o Checkpoint Charlie Museu (ou em alemão “Mauermuseum – Museum Haus am Checkpoint Charlie”), que exibe fotos e documentos sobre fugas e tentativas de fuga de Berlim Oriental. Neste museu pode-se ler muitas histórias interessantes e ver também aparatos que foram utilizados para fugir, como um carro e um balão.
Na calçada, em frente ao museu, você também poderá ver um pequeno pedaço do muro.
Preço: Grátis
Endereço: Friedrichstrasse 43-45 – Kreuzberg, 10969 Berlim
Como Chegar:
U-Bahn: Linha U6, estação Kochstrasse
Ônibus: Linha M29, parada U Kochstr./Checkpoint Charlie
Atrações Próximas: Gendarmenmarkt, Potsdamer Platz, Exposição “Topografia do Terror”, Museu do Trabi, asisi Panorama – O Muro, Balão Die Welt, Trabi Safari
Hotéis nas imediações: Select Hotel Berlin The Wall, Mercure Hotel & Residenz Berlin Checkpoint Charlie, Hotel Gat Point Charlie, Mondrian Suites Berlin am Checkpoint Charlie, relexa hotel Stuttgarter Hof, ibis Berlin City Potsdamer Platz, Novotel Suites Berlin City Potsdamer Platz
Excelente blog, tem ajudado muito durante a estadia em Berlim.