Gendarmenmarkt

  • SumoMe
Panorama da praça Gendarmenmarkt em Berlim

Panorama do Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt é uma praça localizada no centro histórico de Berlim. É considerada por muitos Berlinenses como a praça mais bonita da cidade, o que eu concordo plenamente. Como se pode ver na foto, a praça é composta por três belos e harmoniosos edifícios: no centro a Konzerthaus (Casa de Concertos) e as praticamente idênticas Französischer Dom (Catedral Francesa), à direita na foto e a Deutscher Dom (Catedral Alemã), à esquerda na foto. No centro da praça tem ainda uma estátua do poeta Friedrich Schiller, que foi feita por Reinhold Begas e inaugurada em 10 de novembro de 1871.

Gendarmenmarkt - Estátua Schiller

Estátua Schiller

A praça foi projetada por Johann Arnold Nering e construída à partir de 1688. À partir de 1777 foi remodelada por Georg Christian Unger. Criada como um mercado, por isto originalmente chamava-se Linden-Markt (Mercado Linden), a praça/mercado fazia parte da cidade Friedrichstadt. Friedrichstadt era uma nova comunidade que havia sido construída, sob ordens do rei Friedrich I,  nos subúrbios de Berlim daquela época e que mais tarde foi incorporada a cidade Berlim.  Esta comunidade era habitada em sua grande maioria por huguenotes, protestantes franceses perseguidos, que ali se estabeleceram após o Édito de Potsdam, emitido pelo príncipe prussiano Friedrich Wilhelm von Brandenburg em 1685,  que lhe dava asilo aos huguenotes e lhes garantia os direitos à  liberdade religiosa.

Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt

Com o passar dos anos a praça foi renomeada em Mittelmarkt ou Friedrichstädtischer Markt e mais tarde em Neuer Markt. Recebeu seu nome atual, de origem francesa, em 1799 em referência ao regimento Gens d’Armes, um regimento prussiano composto por soldados huguenotes, que tiveram seus estábulos no local de 1736 a 1782. Em 1950 foi renomeada ainda em Platz der Akademie (Praça da Academia) em comemoração aos 250 anos da Academia de Ciências, mas em 1991 ganhou o nome Gendarmenmarkt de volta.

Gendarmenmarkt - Loja Fassbender & Rausch

A Gedächtniskirche em chocolate na Fassbender & Rausch Chocolatiers

Ao redor da praça existem muitos restaurantes, cafés, lojas e hotéis de luxo. Inclusive na esquina da Charlottenstraße com Mohrenstraße tem uma chocolateria muito legal, a Fassbender & Rausch Chocolatiers. Vale a pena dar uma olhadinha. Além de poder comprar chocolates deliciosos nesta loja você pode ver ainda algumas das atrações turísticas de Berlim, como o Portão de Brandenburgo ou a Gedächtniskirche, feitas de chocolate. No andar superior da loja tem também um café bem legal.

Gendarmenmarkt - Mercado de Natal

Mercado de Natal

No Gendarmenmarkt acontece um dos mercados de Natal mais bonito de Berlim. Diferentemente dos outros mercados, aqui tem que pagar uma pequena entrada, mas vale a pena pois o cenário é belíssimo e o mercado é um pouco mais sofisticado que os demais.

Französischer Dom (Catedral Francesa)

Gendarmenmarkt - Catedral Francesa

Catedral Francesa

A Catedral Francesa é a mais antiga das duas catedrais e foi construída pela comunidade huguenote entre 1701 e 1705 com base no desenho de Jean Louis Cayart.  Entretanto não possuía a torre que tem atualmente, que foi desenhada por Carl von Gontard e só foi adicionada em 1785 na época que a praça estava sendo remodelada.  Muito danificada durante os bombardeios da Segunda Guerra, passou a ser reconstruída à partir de 1977.

A Catedral Francesa tem uma plataforma panorâmica que fica a 40 metros de altura e que pode ser acessada por uma escada com 284 degraus. No prédio encontra-se ainda um museu Huguenote, que conta sobre a vida destes imigrantes franceses na cidade.

Deutscher Dom (Catedral Alemã)

Gendarmenmarkt - Catedral Alemã

Catedral Alemã

A Catedral Alemã fica em frente da Catedral Francesa, no sul da praça. Foi desenhada por Martin Grünberg e construída por Giovanni Simonetti entre 1701 e 1708. Assim como a Catedral Francesa não possuía torre no desenho inicial. A torre foi desenhada por Carl von Gontard e adicionada entre 1780 e 1785. Completamente destruída durante a guerra, passou por um extenso trabalho de restauração e somente em 02 de outubro de 1996 foi reaberta. Desde então funciona como um museu com exibições sobre a história da Alemanha.

Konzerthaus (Casa de Concertos)

Gendarmenmarkt - Casa de Concertos

Casa de Concertos

A Casa de Concertos é o mais novo dos prédios que se encontram no Gendarmenmarkt. Foi construída como a Schauspielhaus (teatro) entre 1818 e 1821 por Karl Friedrich Schinkel no lugar do Teatro Nacional que havia sido construído por Karl Gotthard Langhans e que foi destruído em um incêndio em 1817. Após ter sido danificada durante a Segunda Guerra, o prédio foi restaurando entre 1979 e 1984, transformando o teatro em casa de concertos.  Em 1 de outubro de 1984, a Orquestra Sinfônica de Berlim se apresentou na reinauguração da casa e desde 2006 esta orquestra foi renomeada para Konzerthausorchester (Orquestra da Casa de Concertos).

Gendarmenmarkt - Estátua Schiller com Catedral Francesa ao fundo

Estátua Schiller com Catedral Francesa ao fundo

Preço: Grátis

Endereço: Gendarmenmarkt – Mitte, 10117 Berlim

Como chegar:
U-Bahn: Linha U2, estação Hausvogteiplatz ou Stadtmitte; Linha U6, estação Französische Str. ou Stadtmitte
Ônibus: Linha 147, parada Französische Str.

Atrações Próximas:  Unter den Linden, Neue Wache, Museu Histórico Alemão, Checkpoint Charlie, Catedral de Berlim

Hotéis no Gendarmenmarkt e Imediações: Sofitel Berlin GendarmenmarktHiltonRegent Berlin, Hotel Gendarm nouveau, Hotel de RomeTitanic Deluxe BerlinThe Mandala SuitesThe Westin Grand BerlinWinterfeldt Berlin Apartments am Gendarmenmarkt, Arcotel John F Berlin

Comentários - Facebook