A Hitória da Reunificação da Alemanha

A comemoração em 03 de outubro/1990 (Fonte: www.bundesregierung.de)

O dia 03 de outubro é feriado nacional na Alemanha, sendo celebrado a reunificação do país. O feriado que oficialmente chama “Dia da Unidade Alemã” é comemorado desde 1990, quando – após ser dividida por pouco mais de 40 anos – a Alemanha volta a ser uma só.

O processo de reunificação da Alemanha tem início em 1989. Alemães orientais insatisfeitos com o governo e regime da República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) formam grupos de oposição que exigem democracia e reformas.

Protestos contra o governo da Alemanha Oriental em 1989 (Fonte: www.dw.com)

Em maio daquele ano, os cidadãos descobrem manipulação nas eleições municipais e começam a se reunir para protestar. Apesar da repressão do regime, cada vez mais pessoas se juntam as demonstrações.

Tours em Berlim em Português

Ao mesmo tempo, cresce consideravelmente as fugas da Alemanha Oriental – no verão de 89, milhares de pessoas fogem pela Hungria e Áustria, assim como solicitando asilo nas Embaixadas da Alemanha Ocidental em Praga, Varsóvia e Budapeste.

Como resposta aos protestos e fugas em massa, o regime comunista afasta Erich Honecker – chefe do governo da Alemanha Oriental e que rejeita mudanças – assim como promete reformas e mais liberdade para viajar. Isto leva a abertura da fronteira e queda do muro de Berlim em 09 de novembro de 1989.

Abertura do Muro de Berlim (Fonte: www.bundesregierung.de)

Com a queda do muro de Berlim muitos vêem a oportunidade da Alemanha voltar a ser uma só. Do lado Ocidental o chanceler Helmut Kohl se engaja por uma rápida reunificação. Já no dia 28 de novembro de 1989 Kohl apresenta no parlamento alemão um “Programa de 10 pontos para superar a divisão da Alemanha e da Europa”,  mencionando etapas específicas de como a unidade alemã poderia ser alcançada.

O programa prevê ajuda humanitária e financeira a Alemanha Oriental e em troca exige uma reforma profunda do sistema político e econômico da Alemanha Oriental.  Um ponto importante no programa de Helmut Kohl era a criação de estruturas confederadas. Outro ponto estrarégico é que o processo de unificação alemão seja incorporado ao desenvolvimento europeu.

Eleição na Alemanha Oriental em 1990 (Fonte: www.t-online.de – ADN-Bildarchiv/ullstein bild)

Do lado Oriental, a coalizão “Aliança pela Alemanha” que era a favor da reunificação ganha a eleição que acontece em 18 de março de 1990 – a primeira e única eleição livre e democrática na Alemanha Oriental. O novo governo eleito e o governo da Alemanha Ocidental conversam e negociam a reunificação da Alemanha.

Powered by GetYourGuide


Em 18 de maio de 1990, os ministros das Finanças dos dois Estados alemães assinam o acordo que regulava as questões monetárias, econômicas e sociais da união. Com o acordo, que entra em vigor no dia 1º. de julho de 1990, a Alemanha Oriental adota o sistema econômico e social da Alemanha Ocidental e passa a usar como moeda oficial o marco alemão em substituição ao marco alemão oriental. Salários, aposentadorias e aluguéis são convertidos na proporção de 1 para 1. Com isso, a  integração econômica da Alemanha Oriental à Alemanha Ocidental é completa. Com a entrada em vigor do contrato, é abolido o controle das pessoas nas fronteiras internas da Alemanha. 

A população troca o marco alemão oriental por marco alemão (Fonte: www.ndr.de)

Após quase 2 meses de negociação, no dia 31 de agosto de 1990 o acordo chamado de “Tratado de Unificação” é assinado por representantes dos governos da Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental.

Diversas regras são estabelecidas para que a Alemanha Oriental possa adotar o sistema político e jurídico da Alemanha Ocidental. Estas regulamentações afetam, por exemplo, o parlamento, o judiciário, a administração pública, os transportes, os correios, as telecomunicações, a educação, a cultura e a ciência.

A última página do Tratado de Unificação” (Fonte: www.hdg.de)

Mas as negociações não acontecem somente entre os políticos da Alemanha Oriental e Ocidental. Para que o país possa se reunificar é necessário também o consentimento da Uniao Soviética, Estados Unidos, Inglaterra e França – as forças aliadas vencedoras da 2ª. Guerra Mundial e que desde 1945 detém o direito de decidir sobre a Alemanha como um todo. Inicialmente a Inglaterra e a França não são favoráveis a reunificação da Alemanha, pois tinham receio que o país reunificado se fortalecesse mais ainda tornando-se dominante e um dia pudesse iniciar uma nova guerra.

O “Tratado Dois-Mais-Quatro” é assinado (Fonte: www.bundestag.de)

Um acordo que regulamenta as questões de política externa na reunificação da Alemanha foi trabalhado. O acordo conhecido como “Tratado Dois-Mais-Quatro” (pois é assinado pelas duas Alemanhas + os quatro aliados) é assinado em 12 de setembro de 1990, deixando assim o caminho livre para a reunificação da Alemanha.

Assinaturas dos Aliados no Tratado Dois-Mais-Quatro (Fonte: wikipedia.org)

Com o “Tratado Dois-Mais-Quatro”, a Alemanha reunificada recupera sua soberania depois de 45 anos do fim da guerra e os países aliados renunciam a todos os direitos que detinham sobre a Alemanha. A União Soviética compremete-se a retirar suas tropas da Alemanha até o final de 1994. A Alemanha por sua vez renuncia a fabricação e posse de armas nucleares, biológicas e químicas, assim como se compromete a limitar suas forças armadas a um máximo de 370 mil homens. O acordo regulamenta também as questões de fronteira, sendo que a República Federal da Alemanha desiste de todas as possíveis reivindicações territoriais contra outros países.

No dia 03 de outubro de 1990 entra em vigor o “Tratado de Unificação”, sacramentando assim a reunificação da Alemanha. Com a entrada em vigor do tratado, o âmbito da Lei Fundamental (a constituição alemã) é estendida ao território da Alemanha Oriental. O território que compunha a Alemanha Oriental é incorporado pela Alemanha Ocidental que cresce com 5 novos estados – Brandemburgo, Mecklemburgo-Pomerânia, Saxônia, Alta Saxônia e Turíngia. Berlim volta a ser a capital da Alemanha reunificada. A reunificação alemã marca também o fim dos conflitos da Guerra Fria.

A comemoração oficial acontece na noite de 02 para 03 de outubro de 1990 em frente ao Reichstag com a presença de milhares e milhares de pessoas que a meia-noite festeja a reunificação do país com uma grande queima de fogos.

Outros artigos interessantes para conhecer melhor a história da Alemanha:

Atrações em Berlim que podem lhe interessar…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here