Na primavera, quando as flores vão brotando e as árvores florescendo, eu (e outros blogueiros) vou publicando fotos – como esta acima – por aqui ou nas redes sociais. Então você que não mora aqui vê estas fotos e pensa “Uau! A primavera em Berlim – ruas, alamedas e parques floridos por todos os lados. E estarei visitando a cidade na primavera, então posso apreciar este espetáculo da natureza” :-).
Mas daí você chega aqui e vai conhecer os pontos turísticos da cidade: chega na famosa Alexanderplatz e não tem nem uma árvorezinha! Passa na avenida Unter den Linden, a rua das tílias, e nada de flor. Chega no Portão de Brandemburgo e avista a imensidão que é o parque Tiergarten e só folhagens – nada de arbustos ou árvores carregadas de flores. Uma decepção, não?!? 🙁
Calma! As flores realmente brotam abundantemente na primavera. Porém, na região central de Berlim, nas áreas dos principais pontos turísticos praticamente não tem estas árvores que florescem.
No Tiergarten, por exemplo, há alguns jardins dentro do parque como o Rosengarten, Luiseninsel ou o Englischer Garten, mas as milhares de árvores que compõem o parque são em sua grande maioria somente de folhagens, elas não florescem em abundância.
É principalmente nos bairros mais residenciais que encontramos ruas e jardins com árvores e arbustos que florescem abundantemente. Há parques e praças bem legais também.

Assim, este artigo é para dar dicas dos lugares onde você encontrará estas (e muitas!!!) árvores bem floridas.
Abaixo vai minha listinha (clique nos nomes de cada local listado para obter mais informações), mas as datas exatas das floradas não dá para mencionar, pois depende muito das condições climáticas.

Vejo que varia muito também de árvore para árvore, pois vejo árvores da mesma espécie que em um dia já estão carregadas de flores e do lado, o mesmo tipo de árvore ainda não deu o menor sinal de flores:
Parque Britzer Garten
No Britzer Garten, podemos ver gramados coloridos de crocus (como na foto baixo), que são as primeiras flores que começam a brotar, “anunciando” que a primavera vem por aí.
Também no começo da primavera, entre início e metade de abril, podemos apreciar os narcisos que florescem e cobrem algumas áreas do parque.

Mais para o final de abril e início/metade de maio, a vez é das tulipas, quando acontece o Tulipan – o festival das tulipas. Árvores cobertas de cachos de flores brancas complementam a paisagem.
“Gärten de Welt” (Jardins do Mundo)
É outro parque onde você pode apreciar a primavera e a beleza das flores. O Jardim Japonês e imediações do Jardim Coreano e do Jardim Chinês são adornados por cerejeiras japonesas. Narcisos, magnólias e outras flores também embelezam o parque.
Alameda das Cerejeiras em Berlim
Mais de mil cerejeiras japonesas ao longo de 2 quilômetros de extensão formam um caminho de contos de fada quando estão florando. E o incrível é que estas árvores foram plantadas onde antes havia o muro de Berlim e sua faixa de terra cheia de obstáculos e guardas.

Além deste local, as cerejeiras japonesas também foram plantadas em outros pontos onde antigamente exisitia o muro de Berlim, a fronteira da cidade dividida. Veja a seguir onde são estes locais:
Norweger Str. / Área da Bornholmer Strasse/Bösebrücke
Na Norwegerstraße, a rua que passa sob a ponte onde o muro de Berlim se abriu em novembro de 1989, você encontra uma alemeda com mais de 200 cerejeiras japonesas.
Neste ponto, você não somente pode apreciar as cerejeiras, como também será um passeio histórico.
S-Bahnhof Wollankstraße

Não muito distante da Norwegerstraße, depois de uma estação do B-Bahn, atrás da estação S-Bahn Wollankstraße você encontra mais uma centena de cerejeiras japonesas.
Schwedter Str. / Mauerpark
Em menor quantidade, mas nem por isto menos encantador, você também pode apreciar as cerejeiras à beira do Mauerpark, em um trecho da Schwedter Str. (nas imediações da rua Gleimstraße).

Landwehrkanal / Lohmühlenstraße
Neste ponto, onde ficava a faixa do muro de Berlim, foram plantadas cerca de 45 árvores em 1987. Estas árvores estão nas margens do canal Landwehrkanal, na divisa do bairro Treptow com Kreuzberg.

É um ponto bem movimentado, nos agradáveis dias de sol terá muitas pessoas relaxando no gramando, embaixo das árvores ou nas margens do canal.
Além destes locais que ficavam na faixa do muro, muitas outras praças, ruas e avenidas também são ornamentadas com as cerejeiras japonesas. Dentre elas:
Lilienthalpark / Lilienthal-Gedenkstätte (Parque Lilienthal / Memorial Lilienthal)
Otto Lilienthal foi um pioneiro da aviação, tendo feito diversos vôos planados. Na colina, de onde ele fazia seus vôos experimentais, foi feito um memorial em sua homenagem.
Compondo este memorial, na beira da colina, tem um pequeno lago que é circundado por diversas cerejeiras japonesas. Quando elas florescem fica belíssimo. Sempre que tenho tempo eu procuro dar uma passadinha por lá quando é época da florada.
O parque/Memorial Lilienthal fica em Lichterfelde, que é um sub-distrito do bairro Steglitz-Zehlendorf. Para chegar até lá, na estação Lankwitz ou Lichterfelde Ost (linha S25), você deve pegar o ônibus 284 e descer na parada “Lilienthalpark”.
Parchimer Allee

Esta é outra avenida que fica um espetáculo rosado na primavera, com a florada das cerejeiras.

Aqui, podemos também ver árvores com chacos de flores brancas e outras com tons variados de rosa, formando um belo contraste.


A Onkel-Bräsig-Straße, uma transversal da Parchimer Allee, é outra rua onde as cerejeiras também podem ser vistas.


Aqui as cerejeiras se enfileiram em frente de sobradinhos coloridos com tons forte – esta rua é simplesmente um encanto, especialmente na florada das cerejeiras.


Para chegar Parchimer Allee e Onkel-Bräsig-Straße é só descer na estação Parchimer Allee, da linha U7.
Nas ruas Lottumstraße e Zionskirchstraße

Ao longo destas duas ruas, que se localizam no bairro de Prenzlauer Berg e são praticamente paralelas, você também encontrará estas belas árvores floridas.
É claro que em Berlim há muitas outras ruas, avenidas e praças que ficam floridas na primavera. Assim se você mora por aqui ou visitou a cidade e conhece um belo lugar, pode deixar aí sua dica na caixa de comentários.

As cerejeiras já não estão mais floridas, uma pena. Mas o Britzer Garten é incrível! Boas dicas, abs.
Gostaria de informações a respeito das floradas durante o mês de setembro, elas ocorrerão?
Será que teríamos visuais tão bonitos como os da fotos acima!
Valerio Dutra
Oi Valerio,
As floradas das árvores mostradas acima são durante a primavera, ou seja, final de abril/maio.
Isabel