Mauerpark (Parque do Muro)

  • SumoMe

O Mauerpark é um parque que se localiza no bairro de Prenzlauer Berg e o parque tem este nome por causa (adivinhem) do Muro de Berlim, é claro! O que hoje é um parque era terra de ninguém na época em que o muro existia. A área fazia parte da “faixa da morte”, ou seja, a faixa de terra entre os dois muros e que tinha obstáculos, torres de observação e constante patrulhamento de guardas da Alemanha Oriental (para entender melhor como o muro era de fato, de uma olha neste post com um vídeo que mostra bem como funcionava).

Abaixo você pode ver uma foto área do Mauerpark e nesta imagem está marcado por onde o muro corria na época em que ele existia. A linha azul marca o que era chamado de “muro interno” e que dava para o lado oriental (à direita), a linha vermelha marca o muro que dava para o lado ocidental (à esquerda). A faixa no meio era a “faixa da morte” e que hoje é o Mauerpark.

Foto áerea do Mauerpark (Fonte: http://www.berlin.de)

Ainda existe um trecho de cerca de 300 metros deste “muro interno”. Neste muro os grafiteiros expressam sua arte.

Restos do Muro de Berlim no Mauerpark

O trecho ainda existente do “muro interno” no Mauerpark

Nos últimos anos o Mauerpark tornou-se um dos principais pontos de encontro dos berlinenses e com a fama, eu diria que se tornou ponto turístico para visitantes. O parque tem um pequeno anfiteatro, uma pequena quadra de esportes, um playground para as crianças e um grande gramado. Ali as pessoas relaxam, fazem piqueniques e churrascos, andam de bicicleta, praticam esportes, pais brincam com seus filhos, outras pessoas tocam e cantam. No Mauerpark pode-se ver muitos artistas de rua.

Mauerpark  em Berlim

O anfiteatro e a quadra de esportes

Durante a semana é relativamente tranquilo no Mauerpark, mas no final de semana fica lotado. O ponto alto é aos domingos quando acontece um dos mais famosos mercado de pulgas de Berlim. E durante o verão tem ainda um karaokê à partir das 15:00hs, que já se tornou famoso também. O irlandês Joe Hatchiban leva a sua bicicleta com caixa de som e microfone até o anfiteatro e quem quiser (e tiver coragem) é só se dirigir até o palco e cantar uma música.

O Mauerpark não é necessariamente um parque bonito, mas é descolado, alternativo, tem uma atmosfera legal, com muita gente jovem e criativa também. Quem estiver em um domingo em Berlim não pode deixar de dar uma passadinha por lá. Pode combinar ainda com um passeio ao Memorial do Muro de Berlim da Bernauer Strasse, que fica a poucos quarteirões do parque.

Preço: Grátis

Endereço: Eberswalder Strasse/Schwedter Strasse – Prenzlauer Berg – 10437  – Berlim

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U8, estação  Bernauer Str.; Linha U2, estação  Eberswalder Strasse
Ônibus: Linhas 247, parada Wolliner Str.
Bonde: Linha M10, parada Wolliner Strasse ou parada Friedrich-Ludwig-Jahn-Sportpark

 

Atrações Próximas: Memorial do Muro de Berlim – Bernauer Strasse

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Michele says:

    Isabel,
    Vale a pena ir no sábado a esse parque? Ou é melhor conhecer outros pontos da cidade, já q não tenho muito tempo e q nesse dia ele não é tão movimentado?

  2. avatar Renata says:

    Olá Isabel!

    Parabéns pelo blog, Ele é ótimo e muito completo! Irei a Berlim em agosto e estou me baseando nele para realizar meus passeios.

    Sobre o Mauerpack, até qual horário em domingos (nos verões) acontece o mercado de pulgas e o karaokê?

  3. avatar Ana says:

    Como é o Parque em Novembro/Dezembro?
    Há eventos?

Deixe seu comentário

*