O Memorial de Guerra Soviético foi construído pela União Soviética para homenagear os soldados do Exército Vermelho mortos durante a Segunda Guerra Mundial, em especial os cerca de 80.000 soldados que morreram na Batalha de Berlim.
Este memorial se localiza no Tiergarten, a cerca de 400 metros do Portão de Brandemburgo, na Strasse des 17. Juni (Rua 17 de Junho). É um memorial grandioso que chama a atenção e é visitado por muitos turistas.
O memorial foi construído em 1945, poucos meses após a derrota da Alemanha e do fim da guerra. O memorial foi desenhado pelo arquiteto Mikhail Gorvits e a estátua do soldado foi esculpida por Vladimir Tsigal e Lev Kerbel. Diz-se que o memorial foi construído com mármore e granito retirado das ruínas do prédio da Chancelaria do Reich (o escritório e residência de Hitler).
O memorial foi construído no setor britânico e teve o apoio das outras forças aliadas (Inglaterra, França e Estados Unidos). Mesmo após a construção do muro de Berlim, que separou os setores, e o memorial tendo ficado em Berlim Ocidental, soldados russos faziam guarda em frente do memorial.
O monumento consiste de uma construção de mármore com seis pilares e uma coluna no meio. No no topo da coluna, que é mais alta os pilares, há uma estátua de bronze de oito metros de um soldado do Exército Vermelho carregando seu rifle nas costas. O soldado tem seu braço levemente levantado para simbolizar a queda da Alemanha nazista pelo exército soviético.
Na coluna, abaixo da estátua do soldado, está escrito em russo “Glória eterna aos heróis que caíram em batalha contra os invasores fascistas alemães para a liberdade e independência da União Soviética“. Nas outras colunas encontram-se nomes de soldados mortos na guerra. Na escadaria que leva às colunas, há dois sarcófagos de mármore, também com nomes de soldados mortos.
Nas laterais do monumento há dois tanques e dois canhões que foram utilizados na Batalha de Berlim. Este memorial não é somente uma homenagem aos soldados mortos. É também um cemitério. Atrás das colunas, encontram-se os túmulos de cerca de 2.500 soldados.
Por estar localizado no centro, este Memorial de Guerra Soviético é o mais conhecido e visitado, mas ele não é o único memorial construído pelos soviéticos em Berlim. Após a guerra dois outros grandes monumentos, que além de memorial servem como cemitério de soldados, foram construídos na cidade.
O maior de todos, com cerca de 100 mil metros quadrados de área, o Sowjetisches Ehrenmal Treptow localiza-se no parque Treptow e lá estão enterrados 7.000 soldados soviéticos.
O terceiro memorial, o Sowjetisches Ehrenmal in der Schönholzer Heide, localiza-se no bairro Pankow e tem uma área de cerca de 30 mil metros quadrados onde estão sepultados pouco mais de 13.000 soldados soviéticos.
Preço: Grátis
Endereço: Strasse des 17. Juni – Tiergarten, 10623 Berlim
Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação S+U Brandenburger Tor
U-Bahn: Linha U55, estação S+U Brandenburger Tor
Ônibus: Linha 100, parada Reichstag/Bundestag ou S+U Brandenburger Tor
Atrações Próximas: Reichstag, Portão de Brandenburgo, Memorial do Holocausto, Parque Tiergarten, Potsdamer Platz, Prédio da Chancelaria Federal
Hotéis nas Imediações: Hotel Adlon Kempinski, Berlin Marriott Hotel, Apartments am Brandenburger Tor