Reichstag (Prédio do Parlamento)

  • SumoMe

Prédio do Reichstag

O Reichstag, o prédio que abriga o parlamento alemão (Bundestag), é uma das atrações mais visitadas de Berlim.  Projetado por Paul Wallot e inaugurado em 1894, este deslumbrante edifício em estilo neo-renascentista tem dimensões monumentais: 137 metros de comprimento e 97 metros de largura.

O prédio do Reichstag é associado com importantes momentos da história da Alemanha. Em 9 de novembro de 1918, de uma de suas janelas, o político Philipp Scheidemann proclama a República na Alemanha. Na madrugada do dia 27 para 28 de fevereiro de 1933, quatro semanas após Adolf Hitler ter sido nomeado chanceler, o  prédio pega fogo sob circunstâncias misteriosas que nunca foram esclarecidas. O fogo destruiu totalmente a sala do plenário e a cúpula do Reichtag. Este incêndio foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes. Em 30 de abril de 1945, após Berlim ter sido tomada, uma bandeira da União soviética é hasteada por um soldado no telhado do Reichtag para simbolizar a vitória sobre os nazistas.

Após a Segunda Guerra, no período de separação da Alemanha, a capital da Alemanha Ocidental passou a ser a cidade de Bonn para onde o governo foi transferido.

Cúpula do Reichstag

Cúpula do Reichstag

Extremamente danificado pelo incêndio e durante a Segunda Guerra mundial, o prédio foi restaurado entre 1961 e 1971, mas desenho foi simplificado. O prédio foi restaurado sem a cúpula, que havia sido explodida em 22 de novembro de 1954 para evitar maiores danos no prédio já danificado, uma vez que a cúpula era muito pesada (300 toneladas de metal). O muro de Berlim, construído em 1961, passava ao leste do prédio e uma visita ao terraço do Reichtag, de onde se podia ver o muro, geralmente fazia parte da programação para os chefes de estado estrangeiros que visitavam a cidade. Neste período também funcionou no prédio um museu sobre o parlamento alemão e a construção do prédio do Reichstag.

Após a reunificação da Alemanha em 03 de outubro de 1990 foi decidido que o governo e o parlamento voltariam de Bonn para Berlim. Isto resultou em uma nova restauração que foi iniciada em 1995 e concluída em 1999. O projeto do arquiteto britânico Sir Norman Foster adicionou uma cúpula de vidro de 23,5 metros de altura sobre a sala do plenário que tem em sua parte interna um caminho em forma de espiral que leva até o topo, de onde se pode ver o Portão de Brandenburgo e uma bela vista da cidade.

Prédio do Reichstag

Reichstag com um prédio administrativo do governo

A cúpula e o terraço do Reichtag podem ser visitados de graça, entretanto é necessário fazer um agendamento com no mínimo 2 dias de antecedência no site do Bundestag. Há opções de visitas guiadas e independente e se você optar pela independente, você pode pegar um guia de áudio (tambem grátis) em português ou outra língua que lhe narrará sobre o parlamento e sobre outros pontos de Berlim que você vai vendo à medida que vai circulando pela cúpula.

Mas para quem não agendou antecipamente uma visita à cúpula, há um container nas imediações do Reichstag (ao lado do Berlin-Pavillon, um restaurante e loja de souvenir) onde um agendamento de última hora ainda pode ser feito. Há um monitor que mostra em quais horários até os próximos 2 dias ainda tem disponibilidade. Este local de agendamento de visitas é aberto diariamente das 8 às 18 horas, de 1o de novembro a 31 de março, e das 8 às 20 horas, de 1o. de abril a 31 de outubro. Entretanto sempre  há longas filas, portanto se você tem interesse em visitar a cúpula, é aconselhável fazer o agendamento pelo site.

A cúpula e o terraço são abertos a visitação todos os dias da semana das 8 horas da manhã até a meia-noite, sendo que o último horário para entrar é as 22 horas. No dia 24 de dezembro fica fechado para visitação e no dia 31 de dezembro fecha à partir das 16hs (para saber mais sobre horários de abertura, inscrição, clique aqui).

Prédio da Chancelaria Federal

Prédio da Chancelaria Federal nas imediações do Reichtag

Próximo ao Reichtag se encontram alguns prédios administrativos do governo, como o Prédio da Chancelaria Federal, que é digamos o escritório da chanceler. As pessoas aproveitam este gramado grande em frente ao Reichtag para relaxar nos dias ensolarados e de calor. Neste dias você poderá ver pessoas deitadas, sentadas, jogando bola, etc. Portanto fica aí a dica se você também quiser entrar no espírito dos berlinenses.

Preço: Grátis

Endereço: Platz der Republik 1 – Tiergarten, 11011 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação S+U Brandenburger Tor; Linhas S5, S7, estação Hauptbahnhof
U-Bahn: Linha U55, estação  Bundestag
Ônibus: Linha TXL, parada S+U Brandenburger Tor; Linha 100, parada Reichstag/Bundestag

Atrações Próximas: Portão de Brandenburgo, Memorial do Holocausto, Potsdamer Platz, Memorial de Guerra Soviético, Parque Tiergarten, Prédio da Chancelaria Federal, Museu Madame Tussauds, Unter den Linden

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Luciana says:

    Você aconselha a visita de dia ou de noite?
    Viajando no teu blog… muito bom!

    • avatar Isabel says:

      Luciana, pelo teu outro comentário vc vai vir em dezembro. Esta é uma época mais fria e que escurece beeem mais cedo (lá pelas 4 ou 4:30 da tarde). Entao pensando pelo lado prático eu te aconselharia a visitar os outros pontos turísticos que sao para ver externamente durante o dia, enquanto está claro, assim vc pode tirar fotos e mais no final do dia vc pode visitar o Reichstag. No final do dia esfria mais também e como a visita ao Reichstag é um passeio em área fechada, é mais agradável passar estas horas mais frias em lugares fechados.

      Eu nao sei exatamente o período que vc vem, mas eu acabei de fazer uma atualizacao nos horários de funcionamento.. o último horário para entrar é as 22 horas (na página em ingles diz 23hs, mas em alemao diz que é às 22hs – eu acho que em alemao é mais atualizada) e no dia 24/dez o Reichstag fica fechado para visitacao.

      Abracos e espero que curtam muito Berlim

  2. avatar Ana says:

    Boa noite,
    Mais uma pergunta, estou tentando agendar uma visita ao domo, para a semana 33 de 2014, mas aparece que não há este tipo de visita na data. Testei outras datas próximas, também sem resultados. Será porque o agendamento ainda não está disponível, e talvez mais perto da data seja possível agendar?
    Obrigada,
    Ana

    • avatar Isabel says:

      Oi Ana,

      Sem dúvidas este é o caso, vai tentando. Eu já agendei visita com um bom tempo de antecedência, mas pode ser que eles tenham mudado e que agora só disponibilizem o agendamento com até, digamos, no máximo 1 ou 2 meses. Mas também pode ser algo temporário e em breve você possa agendar para uma data em um futuro mais distante.

      Abs,
      Isabel

  3. avatar Nathalia says:

    Oi Isabel,

    Fiz a reserva e recebi a confirmação. Nela tem apenas o primeiro horário escolhido.
    O voo do meu amigo mudou e não poderemos ir.
    Eu posso ir no segundo horário que apontei? Mesmo sem estar escrito na confirmação?
    Os três horários que selecionei estão apenas no primeiro e-mail de confirmação.
    Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Nathali,

      Sinto muito mas isto não sei te dizer – não sei como eles lidam com esta situação. Eu diria para vocês tentarem, o máximo que pode acontecer é não poder entrar 🙁

      Isabel

  4. avatar Eduardo C says:

    BERLIM, ASSOMBROSAMENTE ESPETACULAR!!!

Deixe seu comentário

*