Holocaust-Mahnmal (Memorial do Holocausto)

  • SumoMe

Memorial do Holocausto em Berlim

O Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou como é mais comumente chamado Memorial do Holocausto é, como o nome já indica, um memorial dedicado aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista. O Memorial do Holocausto está localizado no coração de Berlim, a uma quadra do Portão de Brandenburgo, entre a Embaixada dos Estados Unidos, parque Tiergarten e mais adiante a Potsdamer Platz.

A idéia de construir um memorial para as vítimas do holocausto nasceu já em 1988 e nos anos seguintes foi discutido sobre a local onde deveria ser construído, a sua forma e mensagem que deveria transmitir. Uma licitação pública foi feita e centenas de propostas para um memorial foram recebidas. Somente em junho de 1999, o parlamento alemão aprovou a construção do Memorial do Holocausto próximo ao Portão de Brandenburgo. O projeto vencedor para o Memorial do Holocausto foi do arquiteto americano Peter Eisenman.  A sua construção foi iniciada em abril de 2003 e em dezembro de 2004 foi concluída. Em 10 de maio de 2005 o monumento foi inaugurado, fazendo parte das celebrações dos 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, e dois dias depois foi aberto ao público.

Memorial do Holocausto em Berlim

Caminhando entre os blocos do Memorial do Holocausto

O memorial foi construído numa área de 19.000 metros quadrados que antes fazia parte da “faixa da morte” quando o muro de Berlim existia. O monumento consiste de 2.711 blocos de concreto cinza escuro, quase preto, distribuídos em fileiras paralelas sob uma superfície ondulada. Estes blocos são sóbrios, não contém nenhum texto, nome ou foto. Os blocos são de 2,38m de comprimento por 0,95m de largura e a altura varia de 0,2m até 4,8 metros. Muitos dos caminhos formados também são ondulados, o que para algumas pessoas causa a sensação de instabilidade. E parece que de fato esta foi a intenção do arquiteto, que no texto do projeto descreveu que os blocos foram desenhados “para produzir uma atmosfera confusa e intranquila, e toda a escultura visa representar um sistema supostamente ordenado que perdeu o contato com a razão humana”.

Faz parte ainda do memorial, uma sala subterrânea com 800 metros quadrados chamada de “Local da Informação” (ou Ort der Information em alemão)  onde é documentado sobre a perseguição e o extermínio dos judeus. A exposição mostra detalhes biográficos de pessoas e famílias que foram vítimas do holocausto.

Memorial do Holocausto em Berlim

Blocos de tamanhos diversos

A visita ao memorial é gratuita e os caminhos entre os blocos de concreto podem acessados por diversos lados e pode-se caminhar livremente entre eles. Esta parte do memorial é sempre acessível, ou seja, é aberta dia e noite. O “Local da Informação” é aberto das 10:00 as 20:00hs, nos meses de abril a setembro e das 10:00 as 19:00hs, de outubro a março. Às segunda-feiras fica fechado.

Memorial aos Homossexuais Mortos pelos Nazistas

Memorial aos Homossexuais Mortos pelos Nazistas

O Memorial do Holocausto é controverso. Muita gente não gosta da estética, diz que lembra um cemitério com lápides. Também já sofreu muitas críticas por seu tamanho, forma e por só lembrar as vítimas judias do holocausto, esquecendo outras minorias que também foram perseguidas pelos nazistas, como por exemplo os sinti e roma. Esta crítica levou a decisão de construir um pequeno memorial para estas vítimas. O memorial para os sinti e roma mortos pelos nazistas está sendo construído no Simsonweg, no parque Tiergarten (entre o Portão de Brandenburgo e o Reichstag) e é uma fonte onde diariamente uma flor natural será colocada. Também no Tiergarten, em frente ao Memorial do Holocausto há um memorial dedicado aos homossexuais perseguidos durante o regime nazista. Trata-se de um memorial simples (como se pode ver na foto acima), um único bloco de concreto (que lembra os blocos do Memorial do Holocausto) que tem 3,60 metros de altura e 1,90 de largura com um monitor embutido em uma janela e que mostra uma cena curta onde dois homens se beijam.

Preço: Grátis

Endereço: Cora-Berliner-Straße 1 – Tiergarten, 10117 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação S+U Brandenburger Tor  
U-Bahn: Linha U55, estação S+U Brandenburger Tor
Ônibus: Linha 200, parada Behrenstr./Wilhelmstr.; Linha TXL, parada S+U Brandenburger Tor; Linhas 100 e M85, parada Reichstag/Bundestag

Atrações Próximas: Portão de Brandenburgo, Reichstag, Potsdamer Platz, Memorial de Guerra Soviético, Parque Tiergarten, Museu Madame Tussauds, Unter den Linden, Gendarmenmarkt

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Daniel Barbosa says:

    Estou aqui em Berlim a trabalhar temporariamente , e não me vou embora sem visitar todos os monumentos que tanto quero ver.

  2. avatar JORGE MENDONÇA says:

    Bom dia,
    Estou indo à Berlim em maio deste ano, gostaria de saber , com chegar a Torre de Televisão. Devo ficar no centro. Como devo fazer para agendar um jantar no restaurante.

    Abs. Jorge Mendonça

  3. avatar Sarah Linke says:

    Irei a Berlin mês que vem e acabei parando aqui procurando informações sobre turismo. Estou adorando o blog!! Muito bem detalhado e claro!

  4. avatar anne caroline says:

    Estou adorando seu blog,muito bem explicado e detalhado.
    estarei em Berlin em fevereiro/2017 e está me ajudando bastante!
    parabéns

Deixe seu comentário

*