Avenida Unter den Linden

  • SumoMe

Avenida Unter den Linden

A Unter den Linden é uma das mais bonitas e famosas avenidas de Berlim. Ela tem  1,5 km de extenão e se estende deste a ponte Schlossbrücke (ponte do palácio) até a Pariser Platz (onde está localizado o Portão de Brandenburgo). Esta avenida está localizada na parte que pertencia a Berlim Oriental.

Originalmente, tratava-se de uma trilha para cavalos que foi feita em 1573 pelo duque Johann Georg e que ligava o palácio ao campo de caça, o Tiergarten. Em 1647, sob ordens do duque Friedrich Wilhelm,  foram plantadas tílias (Linden) em toda a extensão da antiga trilha, originando assim o nome da avenida. Unter den Linden literalmente significa “Sob as tílias”, já que o duque ia de seu palácio até o Tiergarten sob as árvores tília.

Com 60m de largura, duas pistas e um arborizado canteiro central com bancos, a Unter den Linden é uma avenida muito agradável para se passear. Além disto, nela existem belas construções, prédios históricos, monumentos e diversas atrações assim como restaurantes, cafés e lojas. Na época do Natal as árvores recebem iliminação especial e a avenida fica mais bela ainda.

Dentre os pontos interessantes e atrações na Unter den Linden vale mencionar:

O prédio Alte Kommandantur, logo após a ponte Schlossbrücke do lado esquerdo, originalmente construído em estilo barroco, foi seriamente danificado durante a Segunda Guerra e demolido nos anos 50 pela Alemanha Oriental para dar lugar a um prédio onde funcionou o Ministério das Relações Exteriores. Em 1995 o governo tomou a decisao de demolir o prédio novamente.  Em 1999 a empresa Bertelsmann adquiriu o terreno e mandou reconstruir o prédio, para ser a sua sede, projetado com base em fotos antigas do prédio original.

Prédio Alte Kommandantur na Unter den Linden

Prédio Alte Kommandantur

O Kronprinzenpalais (Palácio do Príncipe herdeiro), localizado entre o Alte Kommandantur e a Ópera de Berlim, foi originalmente construído em 1663 para ser a casa do secretário de cabinete Johann Martitz.  De 1706 a 1732 funcionou como moradia do governador de Berlim.  Mais tarde foi transformado em palácio barroco para o príncipe herdeiro da família real Hohenzollern, que mais tarde se tornou o rei Friedrich II.  Permaneceu como residencia real até 1918 quando a dinastia Hohenzollern chegou ao fim. De 1919 a 1939 abrigou o novo departamente da Galeria Nacional de Berlim, funcionando como a primeiro museu de arte contemporânea do mundo. Totalmente destruído na Segunda Guerra, foi reconstruído em 1968 e servia como casa de hóspedes da cidade de Berlim Oriental. Atualmente o prédio abriga exposições e eventos culturais.

O Prinzessinnenpalais (Palácio da Princesa), que hoje em dia é chamado de Opernpalais (Palácio da Ópera) e fica entre o Kronprinzenpalais e a Staatsoper Unter den Linden, era um dos palácios da família real Hohenzollern.

Kronprinzenpalais e Prinzessinnenpalais/Opernpalais na Unter den Linden

Os prédios Kronprinzenpalais (a esquerda) e Prinzessinnenpalais ou Opernpalais (a direita)

O Zeughaus, localizado em frente ao Alte Kommandantur, é o prédio mais antigo da Unter den Linden, construído entre 1695 e 1706 como arsenal. Este belo e imponente prédio de fachada rosa abriga hoje o Museu Histórico Alemão.

Prédio Zeughaus na Unter den Linden

Prédio Zeughaus

Neue Wache (Nova Casa da Guarda), um prédio menor ao lado do Zeughaus, construído entre 1816 e 1818 originalmente como casa dos guardas reais e que desde 1931 é um memorial em homenagem às vítimas da guerra. Um belo exemplo da arquitetura neoclássica, é também considerado por muitos uma obra-prima de Karl Friedrich Schinkel, o arquiteto que o desenhou.

Neue Wache

Neue Wache

A Universidade Humboldt, que está localizada ao lado da Neue Wache e que é a mais antiga das universidades foi fundada em 1810 pelo cientista Wilhelm von Humboldt a pedido do rei  Friedrich Wilhelm III. Inicialmente tinha o nome de Universidade de Berlin e em 1949 foi renomeada em Universidade Humboldt em homenagem aos irmãos Wilhelm e Alexander von Humboldt.  O prédio onde funciona a universidade era originalmente o palácio do príncipe Heinrich da Prússia.

Universidade Humboldt

Universidade Humboldt

Staatsbibliothek (Biblioteca do Estado), o belo e imponente prédio ao lado da Universidade Humboldt pertence à Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano e juntamente com a unidade localizada nas imediacoes da Potsdamer Platz abriga uma vasta coleção de livros de diversas épocas, países e línguas.

A Staatsoper Unter den Linden ou ópera de Berlim, localizada em frente a universidade Humbold, é a casa de ópera mais antiga de Berlim. Ao longo de sua história já serviu de palco para peças consagradas e artistas talentosos.

Staatsoper Unter den Linden / ópera de Berlim

Staatsoper Unter den Linden ou Ópera de Berlim

Foi na Bebelplatz, chamada antigamente de Praça da Ópera por ficar ao lado da casa de ópera, que em 1933 os nazistas e seus simpatizantes queimaram livros de autores considerados por eles como “não-alemão”, entre eles Sigmund Freud, Karl Marx e Kurt Tucholsky. Na praça há um memorial do artista israelense Micha Ullman: no chão há uma placa de vidro, através do qual pode-se ver uma sala subterrânea com estantes de livros vazias. Ao fundo da praça encontra-se a Catedral St. Hedwig, que foi a primeira igreja católica construída na Prússia após a Reforma Protestante. A praça ainda abriga um belo prédio, a Alte Bibliothek (biblioteca antiga) que faz parte da Universidade Humboldt e onde funciona a faculdade de direito. Adjacente ao prédio da biblioteca antiga, na Unter den Linden, encontra-se o Palácio Antigo (Alte Palais), que serviu de residência para o imperador Wilhelms I e que hoje é um prédio que também faz parte da Universidade Humboldt. Às vezes a praça Bebelplatz serve de palco para exibições e no período dos mercados de Natal abriga uma pista de patinação no gelo. Além disto em anos recentes durante a Fashion Week de Berlim é montada uma tenda do evento na praça.

Bebelplatz

Bebelplatz com a Catedral St. Hedwig (no fundo – lado esquerdo)

A estátua em homenagem a Alexander von Humboldt, que se encontra na entrada do pátio da Universidade Humboldt, assim como a estátua em homenagem ao rei prussiano Friedrich O Grande (Friedrich II), que se encontra no início do canteiro central da Unter den Linden.

Estátua de Alexander von Humboldt

Estátua de Friedrich O Grande

Na Unter den Linden encontra-se ainda uma unidade do mundialmente famoso museu de cera Madame Tussauds, que fica um pouco mais próximo da Pariser Platz. Outras belas construções que abriga são as embaixadas da Rússia e da Hungria, assim como o famoso e luxuoso Hotel Adlon, que é o hotel onde Michael Jackson em 2002 segurou o seu terceiro filho ainda bebê de uma janela para mostrar a impresa e aos fãs reunidos embaixo, causando na época bastante polêmica pois muitos foram da opinião que da forma como o bebê foi “pendurado” ele poderia cair.

Preço: Grátis

Endereço: Unter den Linden – Mitte, 10117 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação  S+U Brandenburger Tor (esta estação está mais no final da Unter den Linden, próximo ao portão de Brandenburgo e  as atrações listadas acima estão mais no início da avenida, então se você quiser vê-las, siga em direção a Alexanderplatz).
U-Bahn: Linha U55, estação S+U Brandenburger Tor, Linha U6, estação Französische Straße ou estação Friedrichstraße (estas duas estações estão localizadas numa transversal da Unter den Linden, mais ou menos na metade da avenida).
Ônibus: A linha 100 –  que vai da estação Alexanderplatz até a Zoologischer Garten – percorre toda a avenida Unter den Linden, tendo as seguintes paradas: Lustgasten (um pouquinho antes da ponte Schlossbrücke), Staatsoper, Unter den Linden/Friedrichstr. e  S+U Brandenburger Tor.  A linha TXL – que vai da estação Alexanderplatz até o aeroporto Tegel – também para nos mesmos pontos da linha 100 com exceção do Lustgasten. E a linha 200 também para nos mesmos pontos da linha 100 com exceção do S+U Brandenburger Tor.

Atrações Próximas:  Gendarmenmarkt, Portão de Brandenburgo, Catedral de Berlim, Ilha do Museus, Museu Pergamon, Neues MuseumAltes Museum, Alte NationalgalerieBode-Museum, Museu DDR, AquaDom & Sea Life

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Jeronimo says:

    Ola Isabel,
    a sua página está linda, com dicas preciosas! Parabéns!
    http://simplesmenteberlim.com/avenida-unter-den-linden/
    Nesta pagina diz que a Av Unter den Linden tem 60 metros de largura
    mas na régua do Google Earth ela está dando menos, talvez uns 30m…
    Eu irei a Berlin em setembro/2014.
    Obrigado,
    Jeronimo (Brasil)

  2. avatar Jeronimo says:

    Desculpe, medi errado, parece ter 60 metros mesmo!!!

  3. avatar Denise Matias says:

    Descobri hj seu blog. Estou amando, vou p Berlim em maio, seguirei suas dicas. Realmente muito boas.
    Obrigada
    Denise

    • avatar Isabel says:

      Oi Denise,

      Obrigada por seu feedback! E legal saber que o blog pode ajudá-la na sua viagem.

      Aproveite bem sua estadia em Berlim.

      Abs,
      Isabel

  4. avatar Ivonilde C. Candido. says:

    Olá Isabel, quero agradecer imensamente pelo seu blog, tão bem elaborado que não vou precisar visitar nenhum outro blog. Estamos indo para Berlim em maio de 2016. Estou me orientando pelo seu blog.
    Se por acaso eu tiver alguma dúvida poderei tirá-las com vc?
    Muitíssimo obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Ivonilde,

      Tudo bem?

      Sim, se tiver alguma dúvida que não encontrou resposta por aqui pode perguntar sim e espero saber responder.

      Abs,
      Isabel

  5. avatar Carolina Rehen says:

    Essa avenida é linda, mas atualmente tem uns trechos em reforma, em que deixaram “túneis de passagem”, onde eu e meu marido fomos abordados por quatro mulheres que não nos deixavam passar querendo que assinasse um papel e na verdade queriam nos roubar, enquanto umas mostravam os papéis outras tentavam abrir nossos bolsos para furto….mas como bons brasileiros guardamos tudo em bolsos de difícil acesso e não conseguiram. ..situação desagradável….cuidado….e passem longe de pessoas com pranchetas….
    Parabéns pelo blog Isabel!!
    Dúvida, vamos ao Tropical Island, possui alguma dica de transporte ou até do parque?
    Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Carolina,

      Tudo bem?

      Só hoje vejo teu comentário – estive viajando. Provavelmente já foi, mas de qualquer forma, neste link encontra dicas de como chegar no Torpical Island.

      Obrigada por seu alerta. Eu sei quem são estas pessoas. Esta coisa de “pedir assinatura” se disseminou na cidade de uns 2,3 anos para cá. Infelizmente estão espalhados por todos os pontos onde tem turistas. É passar reto e nem dar atenção para evitar surpresas desagradáveis.

      Abs,
      Isabel

Deixe seu comentário

*