Deutsches Historisches Museum (Museu Histórico Alemão)

  • SumoMe

O Museu Histórico Alemão como o nome já indica é um museu dedicado à narrativa da história da Alemanha e de seu povo. O museu está abrigado no belo e imponente Zeughaus, que é o prédio mais antigo da avenida Unter den Linden.

Sob o comando do príncipe-eleitor de Brandenburg Friedrich III, o Zeughaus foi construído entre 1695 e 1706 para armazenar o arsenal militar da Prússia. No final do século XIX, o antigo depósito de armas se tornou um museu de história da Prússia com um grande acervo de artigos militares.

O prédio Zeughaus que abriga o Museu Histórico Alemão

Durante a Segunda Guerra Mundial o prédio foi bastante danificado por bombas e granadas, sendo restaurado entre 1948 e 1965. Logo após a guerra, as forças aliadas fecharam o Museu de Guerra Zeughaus, que funcionava até então no local.  O Zeughaus, que ficou no setor soviético, passou a abrigar à partir de 1952 o Museu de História Alemã, fundado pelo governo da Alemanha Oriental e que mostrava a história mais recente sob a perspectiva comunista. Em setembro de 1990, após a queda do muro, este museu foi fechado pelo último governo da Alemanha Oriental e seu acervo, incluindo o prédio, foi transferido para o Museu Histórico Alemão, que havia sido fundado em outubro de 1987 pelo governo da Alemanha Ocidental.
A primeira exibição do Museu Histórico Alemão no prédio Zeughaus ocorreu em setembro de 1991.

No prédio Zeughaus, o Museu Histórico Alemão mostra a exposição permanente, “A História alemã  através de imagens e testemunhos”. A exposição conta 2 mil anos de história alemã, desde o seu início até os tempos modernos. A exposição que tem mais de 8 mil objetos apresenta a história da Alemanha enquadrada no contexto internacional, mostrando as interligações e intercâmbio com os países vizinhos. São mostrados os acontecimentos políticos e conflitos, mas também o desenvolvimento social e econômico.

O prédio moderno que pertence ao Museu Histórico Alemão

Desde 2003 o Museu Histórico Alemão tem, além do prédio Zeughaus, uma construção anexa com arquitetura moderna projetado pelo arquiteto de origem chinesa-americana Ieoh Ming Pei. Este prédio novo fica atrás do Zeughaus e nele ocorrem as exibições temporárias que complementam a exposição permanente. .

Os dois prédios do Museu Histórico Alemão

O Museu Histórico Alemão é aberto diariamente das 10:00 às 18:00, ficando fechado nos dias 24 e 25 dezembro. A entrada é grátis para crianças e adolescente até 18 anos.

Preço: Clique aqui para ver

Endereço: Unter den Linden 2 – Mitte, 10117 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn:  Linhas S5, S7 e S75, estação Hackescher Markt
Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Lustgarten; Linha TXL,  parada Staatsoper

Atrações Próximas: Neue Wache, Unter den Linden, Catedral de Berlim, Altes Museum, Neues Museu, Alte Nationalgalerie, Nikolaiviertel, Rotes Rathaus, Museu DDR, AquaDom & Sea Life

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*