Neue Wache (Nova Casa da Guarda) – Memorial para as Vítimas da Guerra e da Tirania

  • SumoMe

Neue Wache

Neue Wache (Nova Casa da Guarda) é um prédio que se localiza na avenida Unter den Linden, entre o Museu Histórico Alemão e a Universidade Humboldt e que hoje funciona como o “Memorial Central da República Federal da Alemanha para as Vítimas da Guerra e da Tirania”. Dentro do prédio há uma única escultura: de uma mãe com seu filho morto no colo e no chão há a frase “Às vítimas da guerra e da tirania”.

O prédio é uma obra do arquiteto Karl Friedrich Schinkel, em estilo neoclássico, que foi construído entre os anos de 1816 e 1818 sob ordens do rei Friedrich Wilhelm III. O palácio real se localizava ali perto e a Neue Wache foi construída para servir como a casa dos guardas da realeza. O prédio também servia como um memorial para  os soldados que morreram durante a guerra contra Napoleão: o  prédio tem um pórtico com colunas dóricas e acima há um friso exibindo uma cena onde a deusa da Vitória decide uma batalha.

Neue Wache

Detalhes do friso no prédio da Neue Wache

A Neue Wache serviu como a casa das tropas reais até o final da monarquia em 1918. Em 1931 o arquiteto Heinrich Tessenow remodelou o prédio para ser um memorial dedicado aos mortos na Primeira Guerra Mundial, colocando em seu interior um bloco de granito preto com uma coroa de folhas dourada e prateada e cobriu o pátio, deixando uma pequena parte circular por onde pode entrar um feixe de luz.

Nova Casa da Guarda em Berlim

Abertura no teto por onde entra um feixe de luz

O prédio foi severamente danificado durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi restaurado após a guerra. Em 1960, o prédio (que após a divisão da cidade ficou do lado soviético) por causa do aniversário de 20 anos da criação da República Democrática da Alemanha foi remodelado mais uma vez: o bloco de granito foi substituído por um cubo de vidro contendo uma flama eterna, colocado sob os restos mortais, ali enterrados, de um soldado não identificado e de uma vítima também não identificada dos campos de concentração nazista. O memorial foi transformado em “Memorial para as  Vítimas do Fascismo e do Militarismo”.

Após a reunificação da Alemanha, a Neue Wache passou em 1993 a ser o “Memorial Central da República Federal da Alemanha para as Vítimas da Guerra e da Tirania”. O cubo de vidro com a flama foi substituído por uma cópia maior da obra de Käthe Kollwitz, a escultura da Mãe com seu filho morto, também conhecida como Pietá. A escultura fica bem embaixo da abertura no teto, estando exposta à chuva, neve e sol, simbolizando assim o sofrimento dos civis durante a guerra.

Neue Wache em Berlim

A escultura da Mãe com seu filho morto

Alguns chefes de estado em visita a cidade vão até o memorial e colocam uma coroa de flores no local, como a rainha da Inglaterra em sua visita a Berlim em 2004 e 2015.

Preço: Grátis

Endereço: Unter den Linden 4 – Mitte, 10117 Berlim

Como Chegar:
Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Lustgarten; Linha TXL, parada  Staatsoper

Atrações Próximas: Catedral de Berlim, Ilha dos Museus, Altes Museum, Neues Museum, Alte NationalgalerieBode-MuseumMuseu Pergamon, Rotes Rathaus, Museu DDR, Nikolaiviertel, Museu Histórico Alemão, AquaDom & Sea Life

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*