Schloss Charlottenburg (Palácio de Charlottenburg)

  • SumoMe

Palacio Charlottenburg  em Berlim

O Palácio de Charlottenburg (Schloss Charlottenburg), que se localiza no bairro Charlottenburg-Wilmersdorf, é o maior palácio de Berlim e uma das principais atrações da cidade. Tem belos jardins que são um convite para um passeio.

O Palácio de Charlottenburg foi desenhado em estilo barroco pelo arquiteto Johann Arnold Nering e  construído entre os anos de 1695 e 1699, sendo chamado inicialmente de Palácio Lietzenburg, pois o local onde foi construído na época se chamava Lietzow. Na verdade o palácio foi construído como uma casa de veraneio para Sophie Charlotte, a esposa do príncipe-eleitor da Prússia Friedrich III, sendo muito menor do que é agora. Pouco tempo depois, em 1701 Friedrich foi coroado como rei Friedrich I da Prússia, tornando-se assim Sophie Charlotte uma rainha,  e a casa de veraneio começou a ser transformada em um palácio mais a altura do casal real. Assim o arquiteto Eosander von Göthe foi contratado e o palácio começou a ser ampliado com inspiração no Palácio de Versailles, na França. Com  isto o palácio foi aumentado para os dois lado e ainda foi adicionado duas alas que circundam o pátio. Quando a rainha Sophie Charlotte morreu em 1705, o palácio e a vila onde ele se localiza foram renomeados em sua homenagem. Nos anos seguintes, os trabalhados de ampliação continuaram e a Orangerie foi construída a oeste do palácio e a cúpula foi adicionada. Após a morte do rei Friedrich I em 1713, as obras de ampliação foram paralisadas. Somente a partir de 1740, sob o comando do rei Friedrich II – “O Grande” que fez do palácio sua residência, as obras de ampliação foram retomadas. Assim sob a supervisão do arquiteto Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff, uma nova ala no lado leste foi construída entre os anos de 1740 a 1746. Após quase cem anos de construções e ampliações, o palácio ganhou seu último componente em 1791, o  Teatro do Palácio, desenhado por Carl Gotthard Langhans. Após o Palácio de Charlottenburg ser seriamente danificado na Segunda Guerra mundial, foram necessário mais de duas décadas para restaurá-lo.

Palácio de Charlottenburg

Hoje em dia o palácio funciona como um museu e as partes Altes Schloss (Palácio Antigo) e Neuer Flügel (Ala Nova) são abertas à visitação. Entre outras coisas, pode-se ver os quartos do rei Friedrich I e de sua esposa, a rainha Sophie Charlotte; a sala chamada de Cabinete da Porcelana (Porzellankabinett), onde são exibidos muitos objetos de porcelana; a Goldene Galerie, um salão de festas ricamente decorado. Além disto, nas áreas do parque do palácio encontram-se ainda o  Neuer Pavillon (Pavilhão Novo), a Belvedere e o Mausoléu que também podem ser visitados por dentro.  O Pavilhão Novo, que fica bem pertinho do palácio, abriga uma coleção de artes, esculturas e mobílias. No Mausoléu encontram-se tumbas de membros da família real Hohenzollern, incluindo as da rainha Luise e do imperador Wilhelm I. Na Belvedere, uma construção menor em estilo rococó que era usada como casa de chá, há uma exposição de porcelanas da manufatura KPM.

Palácio de Charlottenburg  - Belvedere

Belvedere

Para se visitar estas partes mencionadas acima é necessário comprar ingressos, que incluem áudio-guide,  e para cada uma destas alas cobra-se um preço separado. Mas há também uma opção de ingresso que por um valor único pode-se visitar no mesmo dia todos os palácios administrados pela Fundação Prussiana de Palácios e Jardins. Vale alertar que a maior parte dos palácios fica fora de Berlim, ou seja, um pouco longe do Palácio de Charlottenburg tornando difícil ver muita coisa em um dia. Mas dependendo das partes do Palácio de Charlottenburg que você quer visitar vale a pena comprar este ingresso combinado, sai mais em conta.

Palácio de Charlottenburg

O palácio visto do lago que tem nos jardins

Mesmo que você não queira conhecer o interior do palácio, acho que uma visita pelo exterior vale a pena. Não somente os prédios são muito bonitos, como os jardins do palácio também são magníficos. E o acesso é gratuito.  Na verdade é um parque, chamado de Parque do Palácio de Charlottenburg (Schlosspark Charlottenburg) que se inicia logo atrás do palácio e vai até as margens do rio Spree. Logo atrás do palácio, vê-se o belo jardim em estilo barroco, com suas formas geométricas rodeadas por flores. A parte de trás do parque é coberta por uma vegetação mais densa. Há ainda um lago, canais, diversos caminhos e trilhas e um grande gramado, perfeito para jogar, brincar ou simplesmente deitar e relaxar.

Os horários de funcionamento são:

De abril a outubro:
Altes Schloss (Palácio Antigo), Neuer Pavillon (Pavilhão Novo), Belvedere, Mausoléu: De terça a domingo, das 10:00 às 18:00hs
Neuer Flügel (Ala Nova): De quarta a segunda-feira, das 10:00 às 18:00hs

De novembro a março:
Altes Schloss (Palácio Antigo): De terça a domingo, das 10:00 às 17:00hs
Neuer Flügel (Ala Nova): De quarta a segunda-feira, das 10:00 às 17:00hs
Neuer Pavillon (Pavilhão Novo): De terça a domingo, das 10:00 às 17:00hs
Belvedere: Aos sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 17:00hs
Mausoléu: Fechado

Preço:  Clique aqui para ver

Endereço: Spandauer Damm 10-22 – Charlottenburg, 14059 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S41 e S42, estação Westend
U-Bahn: Linha U2, estação  Sophie-Charlotte-Platz; Linha U7, estação Richard-Wagner-Platz

Atrações Próximas: Kudamm

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Barbara Cortat says:

    Pelo que eu entendi posso visitar os jardins e tirar fotos dos edifícios só por fora de graça, correto?
    Em Potsdam também é no mesmo esquema, só preciso pagar se quiser entrar nas atrações ou para entrar no complexo já é pago?

    Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Isto mesmo Barbara. Os jardins (que são muito bonitos) e parque são abertos ao público, você pode entrar e passear sem precisar pagar.

      Em Potsdam a mesma coisa, o parque Sanssouci é bem grande, com palácios, palacetes, pavilhões, etc. Um lugar belo e gostoso para fazer um passeio. E você só precisa pagar se quiser visitar as construções internamente.

      Abs,
      Isabel

      • avatar Barbara Cortat says:

        Como vou agora em novembro vi que a maioria das atrações em Potsdam estarão fechadas, então não compensa pagar para entrar apenas no Sanssouci.

        Aproveitando, o Berlin Welcomecard também pode ser usado no transporte público de Potsdam?

        Obrigada!

  2. avatar Silvia May says:

    Parabéns pelo site! Está muito bom!
    Vou a Berlim em março deste ano, porém farei um roteiro por conta própria e tirei muitas sugestões desta página, ajudou bastante!
    Gostaria de saber se o Palácio de Charlottenburg é muito afastado do centro histórico da cidade e se o passeio leva muito tempo.

    Grata!

    • avatar Isabel says:

      Oi Silvia,

      Ele fica a cerca de meia hora de metrô da Alexanderplatz, por exemplo. O tempo gasto vai depender do que você vai querer visitar, se somente as áreas externas, ou seja, os jardins, ou se vai visitar internamente, quais alas, etc.

      Abs,
      Isabel

  3. avatar Alice says:

    Olá! Para a visitação apenas externa (Jardins do parque) segue este mesmo horário? Ou antes das 10h já podemos entrar? É tipo um parque aberto ou é cercado/murado, etc?

  4. avatar Marcelo says:

    Boa noite Alice.

    Seu blog é simplesmente F A N T A S T I C O.
    Praticamente fiz meus roteiros por Berlim através das informações e dicas que você postou.
    Porém, gostaria da sua opinião sobre os palácios Sanssouci e Charlottenburg. Reservei um dia todo para visitá-los, e gostaria de saber se você acha possível conhecê-los razoavelmente num único dia.
    Caso positivo, qual seria a melhor ordem, primeiro Sanssouci ou Charlottenburg?
    Visitarei Berlim entre os dias 27/6 e 3/7, e pretendo ir aos palácios citados no dia 2/7.
    Agradeço se puder me ajudar
    Um abraço

    Marcelo

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcelo,

      Se for para você conhecer somente o palácio Sanssouci dá tempo de visitar os dois no memsmo dia. Porém Sanssouci fica no parque de mesmo nome na cidade de Potsdam (há cerca de 1 hora de Berlim), parque que é bem grande e onde se encontram outros palácios/palacetes/pavilhoes. Entao já que vai la pode aproveitar para fazer um passeio legal pelo parque e conhecer toda a área (inclusive o centrinho de Potsdam também é um charme e merece uma visita). Neste caso, fica apertado para fazer tudo em um mesmo dia – principalmente se quiser visitá-los internamente.

      Abs,
      Isabel

      • avatar Marcelo says:

        Muitíssimo obrigado Isabel.

        Hoje embarco para Copenhagen e na sexta irei para Berlim.
        Graças ao seu blog desfrutar dos prazeres berlinenses será muito mais fácil.

        Grande abraço e novamente parabéns pelo blog.

        Marcelo

  5. avatar Maria Cecíllia Magalhães says:

    Isabel, tudo bem?
    Estarei em Berlim em dezembro e estou organizando o roteiro. Primeiramente gostaria de dizer que seu blo é excelente! Estou fazendo todo o meu roteiro por ele.
    Ficareo apenas 3 dias em Berlim e um deles é dia 24/12, quando muita coisa estará fechada, então meu tempo está meio apertado.
    Você acha que vale a pena visitar o Palácio e deixar de visitar museus como o judaico e o museu do muro de berlim?
    Por ser inverno estou achando que talvez seja meio decepcionante visitar Charlottenburg, apesar de ter achado o local lindo!
    obrigada
    beijos

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria Cecília,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog!

      De fatos os jardins do palácio nesta época não estarão tão bonitos quanto no verão (a não ser que esteja coberto de neve – eu particularmente gosto:-)! O muro de Berlim (quando você fala em museu, você se refere ao Memorial?) é um must estando em Berlim e é algo que pode visitar independente de feriado, pois é a céu aberto. Ve se de repente não consegue no seu roteiro conciliar todas estas coisas!

      Bjs,
      Isabel

  6. avatar John Army Parnow says:

    Estive em Berlim em 1995 e achei um espetáculo.
    Hoje, com auxilio da internet ficou BEM mais fácil.
    Parabéns pelo Blog.
    Abraços
    John

  7. avatar Isadora says:

    Olá Isabel!
    Parabéns pelo seu blog, realmente excelente!
    Faremos um roteiro de carro pela Alemanha em dezembro, incluindo 3 dias e meio e Berlim. No último dia, gostaríamos de visitar o palácio de Charlottenburg pela manhã e de lá seguir viagem, então pretendíamos ir de carro até lá. Você indica algum estacionamento lá próximo? E local para almoçar?
    Muito obrigada!!
    Abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Isadora,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Não me lembro de ter um estacionamento ali na área do palácio (por aqui nao é em todo lugar que se encontra aqueles estacionamentos particulares), mas você pode estacionar na rua, e pagar nas máquinas, tipo zona azul.

      Nas ruas próximas ao palácio há restaurantes diversos. Não teria uma recomendação específica.

      Abs,
      Isabel

  8. avatar Fernanda says:

    Oi Isabel,

    Gostaria de te parabenizar pelo excelente trabalho! Estive em Berlim em 2014 e meu roteiro foi elaborado com base nas suas dicas e informações. Amei a cidade e vou voltar em agosto de 2016. Contudo, dois passeios ficaram de fora da minha primeira estadia na cidade: Potsdam e o Palácio de Charlottenburg. Minha dúvida é: é possível fazer essas duas atrações em um dia? Fica muito apertado? Ficarei quatro dias e meio em Berlim.

    Desde já, agradeço!

    Beijos!!!

  9. avatar Andreza Santana says:

    Oi Isabel,

    As filas são muito grandes para comprar o ingresso do Palácio? Vale a pena comprar online antecipadamente ou dá pra comprar na hora mesmo?

  10. avatar Tamara says:

    Gostaria de saber se o Palacio de Charlottenburg esta aberto a visitação em abril. Qdo fui a Berlim estava fechado. Estaremos em Berlim de 18 a 22/04/17. Nao consegui essa informação. Quem sabe vc me ajuda.
    obrigada

  11. avatar Débora Pimentel Meloni says:

    Olá querida adorei seu posto. ..estarei em Berlin em julho e quero conhecer esse palácio. ..minha dúvida é como ir e voltar… melhor de metrô. Tem uber por lá?

    • avatar Isabel says:

      Oi Débora,

      Nao sei se chegou a ver, mas no final de cada post tem uma parte “Como chegar”.

      De qualquer forma em Berlim também tem Uber.

      Abs,
      Isabel

Deixe seu comentário

*