Quanto gastarei em Berlim?

  • SumoMe

Atualizado em fevereiro/2017

Quanto dinheiro devo levar para Berlim? Quanto vou gastar em Berlim? Estes são questionamentos que as pessoas me fazem frequentemente.

E estas não são perguntas fáceis  de responder, pois cada pessoa tem um padrão e hábitos diferentes. Alguns simplesmente contemplam os monumentos externamente, outros  visitam diversas atrações e museus. Alguns gostam de conhecer e apreciar os restaurantes badalados e estrelados da cidade, outros preferem comer aquela comidinha de rua.  Algumas pessoas assistem a concertos e espetáculos na cidade, outras não.  Tem gente que opta por pegar táxi ao invés do transporte público, outras já acham interessante utilizar aqueles ônibus turísticos, os hop-on hop-off. Tem pessoas que não abrem mão de compras, outras se contentam em comprar um souvenir, somente uma lembrancinha da cidade.  E assim por diante.

Mas é claro que uma pessoa que nunca esteve na cidade pode querer ter uma idéia dos custos para poder fazer um planejamento de quanto dinheiro deve trazer para Berlim.

Como passagens e hospedagem geralmente já são compradas/reservada e pagas antes da viagem, vou me concentrar em 3 aspectos principais para que tenham uma idéias dos custos que podem ter durante sua estadia em Berlim:

Atrações

Uma coisa boa é que, comparada com as principais capitais européias, Berlim é uma cidade relativamente barata.  Por exemplo, a entrada para o museu mais visitado da cidade, o Pergamon, custa 12 euros!! Ou ainda, o ingresso normal de uma das atrações mais visitadas de Berlim, a Torre de TV custa 13 euros. Neste link, você encontra em uma única tabela a lista de preços com as principais atrações e museus de Berlim, dando assim uma visão geral e facilitando seu planejamento.  Ah! E a cidade conta com inúmeras atrações gratuitas – confere aqui.

Transporte

Um bilhete diário em Berlim atualmente custa 7 euros. Com este bilhete você pode andar em todos os transportes (ônibus, metrô, tram), quantas vezes quiser até as 3 horas da manhã. E quando estiver entre 3 e 5 pessoas, o custo é menor ainda, pois tem o bilhete para um grupo (até 5 pessoas) que custa 19,90 euros e tem a mesma validade que o diário, mencionado acima.

Mas há vários outros tipos de bilhete disponíveis à venda. Clique nos links a seguir para saber mais sobre: Tipos de bilhetes disponíveis, Onde comprar os bilhetes, Como usar os bilhetes.

E para quem optar por não usar o transporte público, aqui você encontra mais informações sobre táxi em Berlim, com estimativa de custos.

Alimentação

Com exceção de passagem e hospedagem, geralmente este é o item que será responsável pelo maior percentual dos gastos. A não ser que você seja do tipo que faz uma refeição por dia e que esta refeição seja no McDonalds 🙂

E falando em McDonalds um Big Mac custa na Alemanha 3,69 euros. Ainda na linha do lanche, comida de rua, a famosa salsinha alemã com pão custa na média 2 a 2,50 euros; e a combinação salsicha com batata-frita custa de 3 a 4 euros. Outro lanche, já tão “típico alemão” como as salsichas, o Döner Kebab custa na faixa de 3,50 a 4,50 euros.

Mas você não precisa se alimentar somente de lanche para não sobrecarregar seu orçamento! Como eu comentei acima, Berlim é uma cidade ainda bem em conta. Eu mesma, quando viajo para outras cidades européias e no retorno a Berlim vou comer fora, tenho a sensação da conta aqui ter sido bem baixa !!! (é que nos outros lugares foram nitidamente mais altas 🙂

Os restaurantes asiáticos tem ótimos preços. Não é difícil encontrar restaurantes onde os pratos custam em média 8 a 10 euros, ou até menos. Portanto você pode gastar por refeição entre 10 e 15 euros (um prato + uma bebida). A oferta de restaurantes asiáticos em Berlim é grande e é neles que você pode comer arroz 🙂 Eu digo isto, pois tem muita gente que chega aqui e me pergunta onde pode comer arroz, pois o arroz não é algo que faz parte da culinária alemã tradicional! Já na culinária asiática sim.

Nas imagens abaixo, você pode ainda ver mais 5 exemplos de contas de restaurantes de categorias diferentes: um restaurante de massas, de rede (Vapiano) que pode ser encontrado nas áreas turísticas; um bom restaurante italiano fora das áreas turísticas (Stella Marina); 2 restaurantes que estão entre os top e renomados da cidade (o italiano Bocca di Bacco e o especializado em carnes Grill Royal) e um restaurante alemão localizado em área turística (Weihenstephaner). Com exceção do resturante Weihenstephaner, que 5 pessoas consumiram, as demais contas foram para duas pessoas e no valor total não consta gorjeta (que damos cerca de 10%).

Conta no restaurante Vapiano (clique na imagem para ampliá-la):

Conta no restaurante Stella Marina (clique na imagem para ampliá-la):

 Conta nos restaurantes Bocca di Bacco e Grill Royal (clique na imagem para ampliá-la):

Conta no restaurante Weihenstephaner (clique na imagem para ampliá-la):

Assim, espero que com as informações acima você possa ter tido uma idéia melhor dos custos em Berlim e possa então planejar melhor quanto dinheiro deve trazer para sua estadia na cidade.

 

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Thaís says:

    Oi, Isabel!
    Em maio passarei em Berlim e tirei a maioria das informações aqui no seu blog. Muito bom!
    Já tive uma dúvida e vc me respondeu. Dessa vez quero só agradecer mesmo por tanta contribuição que vc já deu para minha viagem!
    Depois de muito pesquisar, eu estava na dúvida em relação a onde comer. Às vezes vemos muitas indicações de estabelecimentos, mas sem o preço. Esse post vai me ajudar a resolver alguns restaurantes para ir! Muito obrigada!

  2. avatar Daniela Goulart says:

    Adorei seu blog. Parabéns as dicas são mto boas vou em agosto e me ajudou bastante.

  3. avatar Fabiana Yoko says:

    Oi Isabel, estou planejando minha viagem para Berlin e tenho lido muito seu blog, super bacana! Uma duvida, vi suas dicas de agendamento de previo, mas pra ser sincera, achei o custo bem elevado, considerando que estou indo com a minha familia e o preco eh por pessoa. Vai dar pouco mais de 120 Euros ida/volta, quase R$ 500 de transfer achei bem pesado. Eh facil usar Uber em Berlim? A gente consegue pegar no aeroporto?

    Beijos e obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Fabiana,

      Eu mesma nunca usei o Uber, se preciso pego um um táxi normal. Mas o funcionamento nao deve ser diferente do Brasil.

      Beijos,
      Isabel

  4. avatar Antônio Almiro de Souza says:

    Parabéns pelas informações, foram de grande utilidade, obrigado!

  5. avatar Fernanda Silva says:

    Ola Isabel! Quais restaurantes na area da Potsdamer Platz, bons mas não tão absurdamente tão caros voce indica? Vi que um dos melhores de Berlim está la, o FACIL, mas salvo engano, fica na faixa de 120 euros por pessoa,o menor preço (menu degustação), sabe se serve la carte? o que acho caro. O Ristorante Essenza é mais barato e bom também ? Onde mais posso comer bem naquela região? Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernanda,

      FACIL é restaurante de alta-gastronomia, estrelado, por isto tem preços mais altos. O Essenza, como a maior parte dos restaurantes da área sao bem mais em conta que o FACIL. É só andar na área que você encontrará diversos restaurantes de culinárias variadas, agrandando aos diferentes tipos de gostos e bolsos.

      Isabel

Deixe seu comentário

*