BlackBox Kalter Krieg (Caixa-Preta da Guerra Fria)

  • SumoMe

BlackBox Kalter Krieg (Caixa-Preta da Guerra Fria)

A menos de duas semanas, no dia 20 de setembro/2012, foi inaugurada a exposição BlackBox Kalter Krieg (Caixa-Preta da Guerra Fria). Como o nome já indica esta exposição documenta a guerra fria. Nas palavras de Rainer Klemke, do Departamento de Administração Cultural “A caixa-preta é um instrumento no avião que grava tudo, portanto uma caixa que armazena a verdade dos acontecimentos. E assim é aqui também”.

BlackBox Kalter Krieg (Caixa-Preta da Guerra Fria)

O Checkpoint Charlie ao fundo (onde se vê uma placa alta com a foto de um soldado)

O local escolhido para construir a BlackBox foi um terreno a poucos metros do Checkpoint Charlie – o antigo posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental – devido a importância histórica deste lugar. Provavelmente um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, ocorreu exatamente no Checkpoint Charlie. Em 1961, após a construção do muro, o governo de Berlim Oriental tentou limitar a liberdade de movimento dos membros das forças aliadas ocidental na cidade e por causa deste embate tanques americanos e soviéticos ficaram cara a cara neste posto e prontos para atirar, o que poderia significar o início de uma nova guerra. Felizmente o confronto militar estre as duas potências Estados Unidos e União Soviética não aconteceu. Nem nesta data, nem em todo o período que a Guerra Fria durou, de 1945 a 1990.

Através de fotos e estações de mídia, a exposição mostra importantes acontecimentos que marcaram o período. Pode-se ouvir, por exemplo, o discurso de Winston Churchill em 1946, quando este já menciona o termo “cortina de ferro”.

BlackBox Kalter Krieg (Caixa-Preta da Guerra Fria)

As fotos e painéis da exposição a céu-aberto

Do complexo, faz parte também uma exposição a céu-aberto com fotos e painéis informativos em alemão e inglês sobre o Checkpoint Charlie, o aperfeiçoamento do controle na fronteira, as fugas e tentativas de fugas, assim como a queda do muro.

Ah! E se você quiser ver e tirar uma foto, no local você também encontra um fragmento do muro de Berlim.

BlackBox Kalter Krieg (Caixa-Preta da Guerra Fria)

Restos do muro colocados no local

A exposição a céu-aberto é gratuita e a BlackBox Kalter Krieg custa 5,00 euros / 3,50 reduzida (a entrada é gratuita para crianças de até 14 anos). A BlackBox Kalter Krieg é aberta diariamente das 10 às 18:00hs.

Endereço: Friedrichstrasse 47, 10117 Berlim

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U6, estação Kochstrasse
Ônibus: Linha M29, parada U Kochstr./Checkpoint Charlie

 

Atrações Próximas: Checkpoint Charlie, Checkpoint Charlie Museu, O Muro – O Panorama Asisi de uma cidade dividida, Gendarmenmarkt, Potsdamer Platz, Exposição “Topografia do Terror”

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Arlete Lima says:

    Informação detalhada e fantástica, muito bem documentada. Adorei!

Deixe seu comentário

*