Madame Tussauds (Museu de Cera)

  • SumoMe

Museu de Cera Madame Tussauds Berlim

Mesmo não sendo uma atração única de Berlim não posso deixar de citar o museu de cera Madame Tussauds, afinal de contas são poucas as cidades no mundo que tem uma unidade deste museu e acho que é uma atração super interessante, principalmente para quem nunca esteve em um museu Madame Tussauds. O Madame Tussauds de Berlim fica a poucos metros do Portão de Brandenburgo, no coração da cidade.

O Madame Tussauds de Berlim foi aberto em 2008 com muita polêmica, pois no museu tem uma figura de Hitler – na Alemanha tudo que diz respeito a Hitler é muito sensível, qualquer ato, gesto ou comentário que possa ser interpretado como apologia ao ditador gera críticas. E para os críticos não era apropriado expô-lo ao lado de celebridades, esportistas e  grandes líderes mundiais. Na verdade é ilegal expor símbolos nazistas, fazer o gesto de levantar o braço – a saudação nazista, ou qualquer outra coisa que glorifique Hitler e o regime nazista. O que é compreensível e bom, pois os crimes cometidos pelos nazistas foram monstruosos e não devem se repetir.

Mas voltando ao Madame Tussauds…. o boneco de cera do Hitler era protegido por um cordão de isolamento para evitar que as pessoas pudessem tirar fotos com ele, provavelmente já pensando que alguns poderiam fazer brincadeiras, fazer a saudação, etc. Mas o interessante é que no dia que o museu abriu para o público, um dos primeiros visitantes a entrar no museu pulou no boneco de cera decapitando o Hitler. Todo mundo achava que foi um protesto. O homem foi preso e mais tarde numa entrevista ele, já arrependido do que fez, contou que foi uma aposta, feita na noite anterior. Ele estava em um bar com amigos e o assunto principal foi a polêmica com a figura do Hitler, eles achavam inapropriado a exposição da figura principalmente pelo museu estar tão perto do Memorial dos Judeus. Um deles disse que algo deveria ser feito e este homem disse que ele faria algo, mas os amigos não acreditaram, fizeram chacota, disseram que ele não teria coragem, etc. Daí ele fez a aposta e resolveu destruir ou danificar o boneco só para provar aos amigos que tinha coragem, ou seja, a intenção do seu ato não foi necessariamente protestar.

A figura de cera do Hitler foi restaurada e continua exposta no museu, mas hoje em dia fica numa seção totalmente fechada, só é possível vê-lo atravez de uma janela de vidro, além de ter uma câmera filmando. Se não me engano é até proibido fotografar a figura do Hitler. É a única figura do museu que é assim, todas as outras são acessíveis, podemos encostar, tirar fotos, etc.

Museu de Cera Madame Tussauds Berlim

O psicanalista Sigmund Freud

O Madame Tussauds de Berlim tem figuras de personalidades e celebridades de diversas áreas como política, religião, esportes, música e, é claro, as estrelas de Hollywood. Da política, encontram-se, entre outros, Barack Obama e John F. Kennedy; da religião você verá o Papa Bento XVI; da música você verá os astros Michael Jackson, Elvis Presley, Madonna, Rihanna, Bono, Britney Spears, Lady Gaga, além dos  Beatles.  Hollywood está representado por Brad Pitt, Angelina Jolie, Tom Cruise, Nicole Kidman, Jennifer Lopez, Marilyn Monroe, Liza Minnelli, George George Clooney, Leonardo DiCaprio, Johnny Depp, entre outros. Cristiano Ronaldo e Muhammad Ali estão na seção de esportistas.

Museu de Cera Madame Tussauds Berlim

O casal Brad Pitt e Angelina Jolie

O Madame Tussauds de Berlim tem ainda figuras de diversas personalidades alemãs mundialmente famosas como o físico Albert Einstein, os compositores Johann Sebastian Bach e Ludwig van Beethoven, Anne Frank – famosa por seu diário, o fundador da ideologia comunista Karl Marx, a chanceler Angela Merkel, o tenista Boris Becker, o goleiro Oliver Kahn (sua figura é engraçada, ele com o braço levantado, esbravejando), a atriz Marlene Dietrich, a modelo Heidi Klum, assim como diversas figuras de personalidades mais conhecidas dentro da Alemanha e dos países de língua alemã.

Museu de Cera Madame Tussauds Berlim

Michael Jackson

O Madame Tussauds é aberto diariamente das 10:00 às 19:00hs, ficando fechado no dia 24 de dezembro. Há opções de ingressos somente para o museu e também o ticket combinado para as atrações  Madame Tussauds + Legoland + AquaDom&SeaLife. Há um pequeno desconto quando o ingresso é comprado online, mas a minha dica é de comprar nas máquinas automáticas do metrô, nelas  os ingressos são bem mais baratos.  Custa cerca de 30% mais barato que na bilheteria.

Preço: Clique aqui para ver

Endereço: Unter den Linden 74 – Mitte, 10117 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação S+U Brandenburger Tor
U-Bahn: Linha U55, estação S+U Brandenburger Tor; Linha U6, estação S+U Friedrichstr.
Ônibus: Linhas 100 e TXL, parada S+U Brandenburger Tor

 

Atrações Próximas: Portão de Brandenburgo, Memorial do Holocausto, Reichtag, Potsdamer Platz, Memorial de Guerra Soviético, Avenida Unter den Linden, Parque Tiergarten, Prédio da Chancelaria Federal

Mais fotos do Museu de Cera Madame Tussauds Berlim (clique nas fotos para ampliá-las):

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Simone says:

    Olá Isabel. Sabe me dizer se geralmente demora muito pra entrar no Madame Tussauds pegando a fila normal ou é melhor comprar pela internet?

    • avatar Isabel says:

      Oi Simone,

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Entao quando eu passo na porta dificilmente vejo grandes filas, creio que nao tenha que esperar muito tempo (dá uma olhada nesta dica).

      Isabel

  2. avatar Maria Farinha says:

    Sou de Portugal e visitei Berlin em Maio de 2016. Em resposta a algumas dúvidas que aqui colocaram sobre o que se pode fotografar neste museu, informo que me deixaram tirar fotos de todas as figuras inclusive a de Hitler que se encontra dentro de uma cabine mas devidamente enquadrada (sentado a uma secretária).

Deixe seu comentário

*