Aos pés da contemporânea Torre de TV e cercada por prédios modernos, a Marienkirche é um dos poucos testemunhos remanescentes de Berlim da Idade Média. Mais importante ainda! A Marienkirche é a igreja em funcionamento mais antiga de Berlim.
A Marienkirche, ou Igreja de Santa Maria, é uma construção da segunda metade do século XIII, que de acordo com estimativas de especialistas em arquitetura se origina por volta de 1270 – a data exata da sua construção não é conhecida. O que se sabe com certeza é que a igreja é mencionada pela primeira vez em registros históricos em 1294.
A Igreja de São Nicolau, que se localiza no Nikolaiviertel, foi construída em 1230, sendo portanto uma construção mais antiga que a Igreja de Santa Maria, porém não funciona mais como um templo religioso – a Igreja de São Nicolau funciona como museu. Por isto, a Igreja de Santa Maria é a igreja mais antiga em funcionamento em Berlim.
O design atual da Igreja de Santa Maria é o resultado de diversas construções e restaurações ao longo dos séculos.
Após um incêndio na cidade em 1380, a igreja é severamente danificada e depois reconstruída. Sua torre começa a ser construída em 1415 e após diversas mudanças nas décadas seguintes ganha sua aparência atual em 1789, quando é adicionada a ponta de cobre da torre em estilo neo-gótico – uma obra do arquiteto Carl Gotthard Langhans, o mesmo que projetou o famoso Portão de Brandemburgo.
No seu interior encontram-se algumas belas obras, com destaque para o magnífico púlpito, uma importante obra de 1702/1703 do artista Andreas Schlüter e para o belíssimo órgão de tubos construído entre 1720–23 e inaugurado em 1723.
Outra peça que merece atenção é a pia batismal, que se encontra em frente ao altar, uma obra gótica em bronze de 1437. A pia, ornamentada com relevos, é sustentada por 4 pés em formato de dragão.
Entretanto a obra mais famosa da Igreja de Santa Maria e tida como uma das mais importantes é a “Totentanz“, ou traduzindo “Dança da Morte”. Trata-se de uma pintura com um pouco mais de 22 metros de comprimento que foi feita para lembrar a epidemia da peste que na Idade Média custou a vida de milhões de pessoas na Europa. A pintura mostra em 28 cenas como a morte interage com diferentes representantes da sociedade – de cidadãos comuns a padres.
Algumas fontes estimam que a pintura tenha sido feita por volta de 1470, outras que tenha surgido por volta de 1484. A “Dança da Morte” se encontra no hall de entrada da igreja, protegida por uma parede de vidro – boa parte dela encontra-se esvaecida, danificada, precisando de uma restauração.
Até 1945 a Igreja de Santa Maria se encontrava em uma área densa de construções, sendo a igreja cercada por diversos prédios (como se pode ver na foto da maquete – havia ruas e diversos prédios entre a igreja e a prefeitura), mas após a Segunda Guerra os prédios danificados são removidos e a área é reconstruída de uma forma diferente.
O desenho medieval do centro de Berlim é removido, sendo ruas planificadas e no seu lugar é construído a Torre de TV com um grande espaço aberto, com uma praça.
Originalmente, a Igreja de Santa Maria foi uma igreja católica, mas com a Reforma Protestante no século XVI, ela passa a ser uma igreja evangélica luterana, permanecendo assim até hoje. A igreja, além da missa, também abriga concertos de música clássica.
Atualmente, a Igreja de Santa Maria fica aberta diariamente das 10 às 18 horas.
Preço: Grátis
Endereço: Karl-Liebknecht-Str. 8 – 10178 Berlim
Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S3, S5, S7 e S9, estação S+U Alexanderplatz
U-Bahn: Linha U5, estação U Rotes Rathaus; Linhas U2 e U8 estação S+U Alexanderplatz
Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Spandauer Str./Marienkirche; Linha 300 parada U Rotes Rathaus
Atrações Próximas: Rotes Rathaus, Fernsehturm (Torre de TV), Alexanderplatz, Weltzeituhr, Little Big City Berlin, Nikolaiviertel, Humboldt Forum no Palácio de Berlim, Catedral de Berlim, Altes Museum, Hackesche Höfe, Museu DDR, Sea Life
Hotéis nas Imediações: Motel One Berlin-Alexanderplatz, Hotel Nikolai Residence, Radisson Collection Hotel, Park Inn, Adina Apartment Hotel Berlin Hackescher Markt, Classik Hotel Alexander Plaza