DDR Museum (Museu do DDR)

  • SumoMe

Museu do DDR

Aberto em 2006, o DDR Museum é um museu que mostra o estilo de vida comunista na Alemanha Oriental. “DDR” origina-se de Deutsche Demokratische Republik (ou simplesmente DDR, como é mais comumente chamada), que era nome oficial da Alemanha Oriental em alemão. O DDR Museum está localizado às margens do rio Spree (praticamente sob a ponte Karl-Liebknecht) e em frente a Catedral de Berlim.

Apesar de serem habitadas pelo mesmo povo, os alemães, estilos de vida completamente diferentes se desenvolveram ao longo dos 40 anos da Alemanha dividida. Uma, a Alemanha Ocidental era capitalista, aberta, com sistema político democrático, enquando a Alemanha Oriental era uma ditadura, comunista e fechada para o mundo ocidental. Este fatores influenciavam fortemente o cotidiano das pessoas. Enquanto na Alemanha Ocidental as pessoas viviam o crescimento econômico do pós-guerra e fartura, as pessoas na Alemanha Oriental tinha que lidar com a escassez de produtos, muitos até necessários para suprir necessidades básicas. Banana, por exemplo, que é uma fruta que não cresce na Alemanha e que precisa ser importada, não tinha na Alemanha Oriental. Carro só existia um tipo, o Trabant, ou Trabi como é mais conhecido e que as pessoas não podiam simplesmente ir a uma loja e comprar. Elas tinham que fazer o pedido ao governo e esperar até 10 anos para receber o carro!

Olha aí o Trabi!

O partido comunista determinava não somente como era a vida política e econômica, mas também interferia muito na vida privada das pessoas. As crianças deveriam fazer parte de grupos organizados pelo governo onde com certeza seriam doutrinados na ideologia do partido. Para conseguir uma vaga na universidade contava muito ter se engajado nestes grupos. Muitas profissões só os integrantes do partido podiam estudar. Nos anos 50, 60, enquanto na Alemanha Ocidental ainda não era tão comum as mulheres trabalharem fora, na Alemanha Oriental elas eram requisitadas para trabalharem nas fábricas do governo. E todas as crianças tinham garantido uma vaga numa creche.

São estas coisas práticas do dia-a-dia na Alemanha Oriental que são mostradas no DDR Museum. É o único museu do seu tipo. Há várias outras exposições que se ocupam com o tema do muro de Berlim, sua construção, as fugas e mortes provocadas, com o sistema de segurança nas fronteiras ou com a Stasi (a polícia secreta da Alemanha Oriental).  Mas nenhum museu mostrava como era a vida da maioria da população na Alemanha comunista. O DDR Museum apresenta todas as facetas da vida cotidiana, organizado por áreas como moradia, trabalho, férias, mulher e família, moda, cultura, compras, produtos do DDR, entre outras.  O acervo do museu foi montado com contribuições e doações de pessoas que moravam na antiga Alemanha Oriental. São muitos artigos e objetos como artigos para o lar,  produtos típicos, roupas e brinquedos. No museu tem um Trabi, cômodos de um apartamento típico da Alemanha Oriental montados, com uma televisão na sala de estar, onde você pode assistir os canais disponíveis na época.

Museu do DDR

Outro detalhe legal é que diferentemente da maioria dos museus, no DDR Museum você pode tocar e interagir com os objetos expostos, tornando a visita bem interessante e agradável.  Você pode sentar ao volante de um Trabi, no sofá da sala de estar, abrir os armários e estantes, tirar uma roupa do armário e ver mais de perto, etc. São muitas gavetinhas para serem abertas e coisas para serem vistas e descobertas.

O DDR Museum é aberto todos os dias da semana, das 10:00 às 20:00hs e aos domingos até as 22:00hs.

Preço: Clique aqui para ver

Endereço: Karl-Liebknecht-Strasse 1 – Mitte, 10178 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação Hackescher Markt
Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Lustgarten; Linha TXL, parada Spandauer Str./Marienkirche
Bonde: Linhas M4, M5, M6, parada Spandauer Str./Marienkirche; Linha M1, parada S Hackescher Markt

 

Atrações Próximas:  Catedral de BerlimAquaDom & Sea Life Altes Museum, Neues Museu, Alte Nationalgalerie, Museu Pergamon, Bode-Museum, Neue Wache, Museu Histórico Alemão, Avenida Unter den Linden, Nikolaiviertel, Rotes Rathaus

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*