Berliner Fernsehturm (Torre de TV)

  • SumoMe

Berliner Fernsehturm (Torre de TV)

A Berliner Fernsehturm ou Torre de TV destaca-se no horizonte de Berlim, sendo a contrução mais alta da Alemanha. A “bola”, como eu a carinhosamente chamo, se localiza no centro da cidade, na Alexanderplatz. Ela pode pode ser vista de diversos pontos da cidade, inclusive já do avião,  dependendo da rota feita, quando este estiver descendo para pousar.  Com mais de  1 milhão de visitantes por ano, a Torre de TV é uma das atrações mais populares de Berlim.

Inaugurada em 1969, os planos para a sua construção se iniciam já nos anos 50. Nesta época o governo da República Democrática da Alemanha – RDA (Alemanha Oriental) planejava construir uma torre de TV e o local escolhido foi o monte Müggelberg,  nas imediações de Berlim. Entretanto a construção neste local não se concretizou pois uma torre alta lá poderia ser perigoso para os aviões que decolavam e pousavam no aeroporto Schönefeld. A idéia de construir a torre no centro da cidade se originou de outro plano: como a RDA havia demolido o Palácio de Berlim (que ficava próximo a Catedral de Berlim) e eles tinham a intenção de levantar lá um arranha-céu para abrigar escritórios do governo, as duas idéias acabaram se fundindo. Entretanto a torre não foi construída exatamente neste local (que mais tarde abrigou o Palácio da República), mas a poucos metros dali, na Alexanderplatz.

A idéia inical da arquitetura foi de Hermann Henselmann e Jörg Streitparth, mas durante o planejamento e  construção outros arquitetos como Fritz Dieter, Günter Franke, Werner Ahrendt  Walter Herzog e Heinz Aust  também deram a sua contribuição. A torre de TV deveria ser um prédio que se sobressai de tudo e representa o triunfo do socialismo. A idéia é que a esfera da torre de TV lembrasse o satélite soviético Sputnik e deveria ter a cor vermelha, a cor do socialismo. Entretanto o arquiteto Bruno Flierl apontou que a cor metálica mostra mais semelhança com o satélite Sputnik, representando assim a superioridade tecnológica dos países socialistas.

Fernsehturm (Torre de TV) em Berlim

A “bola” se sobressai na paisagem de Berlim

Após cerca de 4 anos de construção, a Fernsehturm foi inaugurada em 03 de outubro de 1969, sendo o orgulho do governo comunista. Após a queda do muro tornou-se um símbolo de Berlim.
Curiosidade: Conta-se que os arquitetos não foram convidados para a inauguração como é de costume e o motivo seria que as autoridades da RDA ficaram irritados com os arquitetos por causa da reflexão em forma de cruz que se forma quando o sol brilha sobre a cúpula de aço da torre. Numa alusão a atitude ateísta do governo comunista e a discriminação contra as instituições religiosas em Berlim Oriental, esta cruz luminosa ficou conhecida como “A Vingança do Papa”.  Mas este efeito não foi previsto nem planejado pelos arquitetos.

O resultado do projeto foi uma torre com 368 metros de altura, da base até a antena. A esfera abriga a plataforma panorâmica que fica a 203 metros de altura e um restaurante, o Telecafé, que fica a 207 metros de altura.  Há elevadores que levam os visitantes em cerca de 40 segundos da base até a plataforma panorâmica. Com  esta altura, não somente pode-se ver a Fernsehturm  de qualquer ponto da cidade, mas também oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade em 360 graus.  Em dias de céu claro pode-se enxergar até 40km de distância.

Berliner Fernsehturm (Torre de TV)

Berlim vista da torre de TV

A Fernsehturm é uma atração que vale muito a pena conhecer – eu só não aconselharia em dias muito nublado, pois daí você não verá muita coisa. É muito legal ver Berlim do alto e como a cidade é plana dá para ver muita coisa, muito longe mesmo. Outra coisa que eu recomendo é ir no restaurante, mesmo que seja só para tomar um café e comer uma deliciosa torta, pois as mesas e cadeiras onde sentamos ficam numa plataforma giratória, ou seja, enquanto você come, a plataforma vai girando lentamente (uma rotação completa dura cerca de meia hora) e você vai vendo a cidade em todas as direções. Às vezes não há mesas vagas e geralmente há um funcionário no início da escada que dá acesso ao restaurante que te informa quando tempo mais ou menos demora a espera por uma mesa.

Berliner Fernsehturm (Torre de TV)

Berlim vista da torre de TV

Geralmente a torre é aberta a visitação diariamente, de março a outubro das 9 horas até a meia-noite e de novembro a fevereiro das 10 horas da manhã até a meia-noite. Entretanto eu aconselharia a confirmar no site pois eu já peguei a torre fechada à partir de um certo horário no dia 31 de dezembro, pois estavam preparando o local para um evento de Reveillon.

Há diversos tipos de ingressos à venda: o ingresso normal que pode ser adquirido no local, mas geralmente há filas de espera (há uma tabela que mostra o número do último ingresso vendido e a estimativa do tempo de espera) e outros tipos de ingressos que podem ser comprados antecipamente online (Abaixo, clique no link do Preço para ver todas as opções disponíveis e valores).

Preço:  Clique aqui para ver

Endereço: Panoramastrasse 1A – Mitte, 10178 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação  S+U Alexanderplatz
U-Bahn: Linhas U2, U5 e U8 estação S+U Alexanderplatz
Ônibus: Linhas 100, 200 e TXL, parada S+U Alexanderplatz/Memhardstr.

Atrações Próximas:  Rotes RathausAlexanderplatz,   Weltzeituhr , Nikolaiviertel, Catedral de Berlim, Altes Museum, Hackesche HöfeMuseu DDR, AquaDom & Sea Life

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Alex says:

    Olá Isabel. Se eu comprar o ingresso VIP para almoçar na Torre de Televisão com minha esposa para o horário das 12:00hs e caso a gente se atrase uns 15 ou 20 minutos por causa de outras atrações ou imprevisto, será que eles nos deixarão entrar mesmo atrasado e com os ingressos já comprados?

    • avatar Isabel says:

      Oi Alexa,

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      Então, como é para almoçar e tem uma procura grande pelo restaurantes (sem dúvidas já muitos horários reservados) eu procuraria chegar no horário. Não posso te afirmar que não te deixariam, mas geralmente alemão é bem pontual (estão espera-se pontualidade também 🙂

      Isabel

  2. avatar Luiza says:

    Isabel, bom dia,
    Me ajuda com uma dúvida, estou tentando comprar o ingresso late night pelo site, porém quando chego na confirmação de pagamento ele aparece a seguinte informação:
    TICKET INFORMATION 01.11.2015, sendo que eu seleciono a data de 02/11. Sabe me dizer porque ele muda? Obrigada!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Luiza,

      Fiz uma simulação aqui e o sistema me confirma o dia 01.11 (mas não cheguei até o passo 5, não passei pelo pagamento e etc.). Talvez tenha sido um erro temporário. Mas se a data mudar quando você chega no passo 5 não sei te informar a razão (daí eu sugeriria mandar um email para eles).

      Bos sorte na compra.

      Isabel

  3. avatar Mauro says:

    Olá Isabel!
    Comugo esta acontecendo a mesma coisa que aconteceu com a Luiza aí em cima.
    Sua sugestão seria mandar um email pra eles.
    Qual é o email?

  4. avatar Amanda Carregal says:

    Qual melhor horario para ir ao restaurante??
    estamos pensando em ir no por do sol..
    Reservar umas 18hs, e um bom horario?

    • avatar Isabel says:

      Sim, eu particularmente acho uma boa entre o dia estar claro e começar a escurer. Entretanto o por do sol depende de cada época do ano, no verao é depois das 18 horas (é só colocar no Google “por do sol berlim + data” que você verá o horário exato.

  5. avatar Adriana says:

    Boa tarde Isabel. Fiquei em duvida sobre comprar o ingresso antecipadamente, pois caso esteja nublado, seria um passeio perdido, ok. Iria reservar entre os dias 16 e 19/09 , quando o por do sol e por volta das 19 hrs. Costuma estar nublado nesta epoca do ano? Ou seria melhor no primeiro horario ( 9:00) ?

    • avatar Isabel says:

      Oi Adriana,

      Nao é uma época que seja nublada – mas clima é clima, nao se pode prever com extatidao com muita antecedêcia, né?! 🙁

Deixe seu comentário

*