Altes Museum (Museu Antigo)

  • SumoMe

Altes Museum (Museu Antigo) em Berlim

O Altes Museum ou Museu Antigo é um dos diversos museus localizados na famosa Ilha dos Museus e na verdade é também o mais antigo museu de Berlim. Originalmente este museu foi construído para abrigar todas as coleções  de arte de Berlim, mas atualmente expõe parte da Coleção de Antiguidades Clássicas (os objetos e relíquias desta coleção estão distribuídos entre três museus: o Museu Pergamon, o Altes Museum e o Neues Museum).

No início do século XIX, a burguesia alemã, uma classe que estava em ascenção, passou a ter novos anseios e visões, como por exemplo que todos os cidadãos deveria ter acesso à arte e à educação cultural, uma vez que até então as coleções de arte eram fechadas para o público em geral. Compartilhando desta visão, o rei da Prússia Friedrich Wilhelm III encarregou o arquiteto Karl Friedrich Schinkel, o arquiteto mais importante da Prússia,  de projetar um museu para abrigar as coleções  de arte da realeza. Em seu projeto, Schinkel  incorporou o museu a um conjunto de construções que já existia ao redor da praça Lustgarten:  o Palácio Real da família Hohenzollern, representava o poder mundano (este palácio foi demolido após a Segunda Guerra pelo governo da Alemanha Oriental e após diversas mudanças neste local ao longo dos anos atualmente há planos para reconstruir o palácio); a Zeughaus, que era um arsenal, representava  o poder militar; a Berliner Dom (Catedral de Berlim), representava o poder divino. O museu que deveria fornecer educação para o povo, representava as ciências e as artes. O museu foi desenhado em estilo arquitetônico do classicismo e começou a ser construído em 1825, sendo inaugurado em 03 de agosto de 1830. Foi inicialmente chamado de Königliches Museum (Museu Real), nome que foi mantido até 1845 quando foi renomeado para seu atual nome.

Altes Museum (Museu Antigo) na Ilha dos Museus em Berlim

Altes Museum (Museu Antigo) na Ilha dos Museus (Fonte: www.museumsinsel-berlin.de)

A estrutura do prédio é relativamente simples, com formas retangulares e teto plano, mas as dezoito colunas monumentais ao longo de sua fachada frontal de 87 metros de largura lhe dão imponência. Acima das colunas, um friso com letras grandes e douradas contém a frase em latim “FRIDERICVS GVILHELMVS III. STVDIO ANTIQVITATIS OMNIGENAE ET ARTIVM LIBERALIVM MVSEVM CONSTITVIT MDCCCXXVIII” – Friedrich Wilhelm III fundou este museu para o estudo de todos os tipos de antiguidades e das artes liberais em 1828. Ornamentando o telhado, acima de cada coluna, encontram-se dezoito águias de arenito. Uma escadaria que leva ao prédio é decorada dos dois lados por grandes estátuas, chamadas de “Amazona Lutadora”, que mostra uma amazona tentando se defender com uma lança de um ataque de uma pantera, e “Leão Lutador”, que mostra um cavaleiro em cima do cavalo com uma lança na mão para matar o leão que se encontra aos pés do cavalo. Internamente o prédio tem uma bela rotunda, inspirada no Panteão de Roma, decorada com esculturas de deuses da antiguidade.

Altes Museum (Museu Antigo) em Berlim

A escultura Leão Lutador na entrada do Altes Museum

E como boa parte de Berlim, o prédio do Altes Museum não ficou imune a Segunda Guerra mundial, foi praticamente destruídos pelo fogo causado por bombas em 08 de maio de 1945. Os trabalhos de restauração foram concluídos em 1966 quando passou a mostrar exibições de arte contemporânea da República Democrática da Alemanha, uma vez que o prédio ficou em Berlim Oriental.

Atualmente o Altes Museum exibe grande parte da Coleção de Antiguidades Clássicas – a parte da  coleção dedicada a arte da antiguidade grega, romana e etrusca, distribuídas em dois andares. O andar principal , no térreo, é dedicado a arte da Grécia antiga. São esculturas em barro, bronze e mármore, vasos em cerâmica, jóias em ouro e prata, moedas, etc.  O andar de cima, é dedicado às artes romana e etrusca. Lá se encontram as esculturas de César e Cleópatra, além de mosaicos, sarcófagos, afrescos, etc.

O Altes Museum abre de terça a domingo das 10:00 as 18:00 horas (segunda é fechado). Nas quintas-feiras, o museu fica aberto até as 20:00hs. Há a opção de ingresso para visitar somente o Altes Museum e também há um tipo bilhete que dá acesso a todos os museus da Ilha dos Museus, chamado de Area Ticket (em alemão “Bereichskarte”), que sai muito mais barato se você pretende visitar pelo menos dois dos cinco museus. Este ingresso combinado é válido para um dia e só dá direito de ver as exposições permanentes.  Uma outra opção é o “Museum Pass Berlin”, que é um bilhete válido por 3 dias consecutivos e além do Altes Museum, dá acesso também a dezenas de outros museus.

Se você quiser comprar ingressos só para um museu específico, você pode comprá-los online. Crianças e adolescentes até 18 anos não pagam e há descontos para estudantes.

Favor confirmar no site dos museus públicos de Berlim os horários de funcionamento, uma vez que estes podem sofrer alterações.

Preço: Clique aqui para ver

Endereço:  Am Lustgarten 1 – 10178 – Berlim

Como Chegar:
S-Bahn:  Linhas S5, S7 e S75, estação Hackescher Markt
Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Lustgarten; Linha TXL,  parada Spandauer Str./Marienkirche
Bonde:  Linhas M4, M5 e M6, parada Spandauer Str./Marienkirche

Atrações Próximas: Alte NationalgalerieNeues Museum, Pergamon Museum, Bode-Museum, Unter den LindenNeue Wache, Museu Histórico Alemão, Catedral de Berlim, Nikolaiviertel, Nova Sinagoga, Hackesche Höfe, Museu DDR, AquaDom & Sea Life

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*