Comemoração dos 25 anos da queda do Muro de Berlim

  • SumoMe

Simulação da instalação de balões luminosos (Fonte: www.berlin.de)

Dois países, uma mesma cidade! Quilômetros e quilômetros de muro dividindo esta cidade, separando famílias, um povo, uma nação – assim foi Berlim por 28 anos. Após uma revolução pacífica, finalmente, em 09 de novembro de 1989, o muro de Berlim cai. E lá se vai 25 anos da derrubada do muro de Berlim.

E é claro que a data não poderia passar em branco! Uma bela programação nos aguarda entre os dias 07 e 09 de novembro para comemorar os 25 anos da queda do muro.

À partir das 17 horas do dia 07 de novembro, oito mil balões brancos iluminarão o trecho por onde o muro passava (olha o vídeo acima com a simulação). A instalação de balões luminosos terá 15 quilômetros de extensão e passará pelo Reichstag, Portão de Brandemburgo, Potsdamer Platz, Bornholmer Straße, Bernauer Straße, Checkpoint Charlie e East Side Gallery.  Pavilhões com informações e monitores com imagens históricas também estarão instalados nestes principais pontos, além de plataformas de onde pode-se ver melhor a instalação de balões luminosos.

Entre as 18 e 19:30 do sábado, dia 08 de novembro, a European Union Youth Orchestra fará concertos à céu aberto no Checkpoint Charlie (na área externa do BlackBox Kalter Krieg), na East Side Gallery e no Mauerpark.

E no domingo, dia 09 de novembro à partir das 14 horas, no palco montado no Portão de Brandemburgo acontecerá apresentações de dança e música de artistas como Clueso, Peter Gabriel, Udo Lindenberg, entre outros.

Com a presença do prefeito de Berlim, Klaus Wowereit,  a comemoração tem seu ponto alto à partir das 19 horas do dia 09 de novembro no Portão de Brandemburgo, quando os balões luminosos começarão a ser  soltos no céu de Berlim (os “balões da liberdade”). Sob a regência de Daniel Barenboim, a orquestra de Berlim toca a 9ª. Sinfonia de Beethoven “Ode à Alegria”.

Simulação ds instalação de balões luminosos (Fonte: www.berlin.de)

Portanto quem estiver em Berlim neste próximo final de semana, não deixe de passar por algums destes pontos, pois sem dúvidas é um momento especial para se vivenciar.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Sara says:

    Pretendia saber se neste mês (para além doo fim de semana de 08/09) ou em Dezembro, existem iniciativas a comemorar a queda do muro.
    Obrigada

Deixe seu comentário

*