Feiras de natal em Berlim

  • SumoMe

Aqui estamos a poucos semanas do Natal e para quem visita Berlim neste período uma das maiores atrações são as pitorescas  feiras de Natal. As feiras ou mercado de natal, em alemão “Weihnachtsmärkte”, são uma tradição em toda a Alemanha. Nestas feiras existem barraquinhas que vendem artigos artesanais,  como velas, brinquedos de madeira, enfeites de natal,  artigos para decoração, mas também acessórios como bijuterias, artigos de couro, lã (luvas, cachecol, toucas) e etc. Muitas pessoas aproveitam as feiras de natal para comprar as lembrancinhas de natal. E mesmo que não seja para fazer as compras de natal, um passeio por uma feira de natal é programa obrigatório nesta época. As feiras de natal são realmente muito  legais, elas têm uma atmosfera única, romântica e aconchegante.

Em Berlim existem dezenas de feiras natalinas espalhadas pela cidade elas começam no dia 21 de novembro e funcionam até o natal (algumas funcionam por mais tempo). Abaixo eu preparei uma lista para você saber quais são as principais e melhores feiras de natal de Berlim:

– Feira de Natal no Gendarmenmarkt 

A bela praça Gendarmenmarkt oferece o cenário perfeito para uma feira de natal –na minha opinião esta é uma das feiras mais bonitas em Berlim. A feira de natal no Gendarmenmarkt não é tão grande quanto outras, mas é mais sofisticada – os estandes são mais finos e em termos de alimentação, há restaurantes renomados que montam suas “barracas” por lá. Há também um palco onde grupos  se apresentam, cantam e tocam músicas clássicas e natalinas. O mercado de natal no  Gendarmenmarkt  é o único que conheço em Berlim que cobra uma pequena entrada, mas é um valor tão pequeno (1 euro) e sem dúvidas vale à pena. E no horário de 11 às 14:00hs, de segunda a sexta-feira, a  a entrada é gratuita (com exceção dos dias 24 a 26/12 e dia 31/12).

Atenção: Não será permitido entrar com malas ou mochilas grandes!

Funcionamento: De 21/11/16 a 31/12/16 – Diariamente das 11:00 às 22:00 horas. Nos dias 24/12 e 31/12 das 11 às 18:00 horas.

– Feira de Natal no Palácio de Charlottenburg

Esta é outra feira que está entre as mais bonitas da cidade para mim. As barraquinhas, a decoração natalina tradicional e ao fundo o belo palácio com iluminação especial! Esta é outra feira em um cenário perfeito.   É uma feira bem tradicional, onde os expositores são escolhidos à dedo (em anos anteriores eu li que lá não podia ter, por exemplo, uma barraca que vendesse comida asiática, pois devem ser coisas tradicionais).

Funcionamento: De 21/11 a 26/12/16 – De segunda a quinta-feira, das 14:00 às 22:00hs; sexta a domingo, das 12:00 às 22:00hs. Não funciona no dia 24 de dezembro e nos dias 25 e 26 de dezembro, funciona das 12:00 às 20:00 horas.

– Feira de Natal no Opernpalais

É entre construções históricas no centro da cidade que acontece esta feira de natal: ao redor do Opernpalais, na avenida Unter den Linden. Como eu gosto de feiras em ambientes tradicionais e históricos, esta é outra feira que está entre as mais bonitas e prediletas para mim. É outra feira bem tradicional também, as barraquinhas de madeira são um charme e lá você encontra muito artesanato de madeira, brinquedos feito à mão, enfeites de natal, etc. Observação: Neste ano de 2016, esta feira estará acontecendo em volta da Catedral de St. Hedwigs .

Funcionamento: De 23/11 a 26/12/16 – De segunda a quinta-feira, das 12:00 às 21:30hs; nas sextas-feiras, das 12:00 às 22:30hs; aos sábados das 11:00 às 22:30hs e aos domingos  das 11:00 às 21:30hs. Não funciona no dia 24 de dezembro e nos dias 25 e 26 de dezembro, funciona das 11:30 às 21:00 horas.

– Feira de Natal na Potsdamer Platz

Esta feira harmoniza o moderno com o tradicional: em meio aos prédios modernos e arrojados da Potsdamer Platz encontram-se as tradicionais barraquinhas de madeira das feiras de natal. A decoração de natal em torno da Potsdamer Platz é muito bonita. É uma feira que oferece muitas atrações  para o visitante: além dos estandes de vendas, há pista de patinação, uma rampa com neve artificial para escorregar, um bar/restaurante rústico com música à partir das 19:00hs (saiba mais sobre o Winterwelt na Potsdamer Platz).

Funcionamento: De 21/11 a 26/12/16, diariamente das 10 às 22:00 horas. No dia 24 de dezembro funciona somente até às 14 horas.

– Feira de Natal no Sony Center

Também na Potsdamer Platz, no moderníssimo Sony Center tem uma pequena feira de natal. São poucas barraquinhas (geralmente a maior parte delas são de comida), mas vale a pena dar uma passadinha por lá pela decoração: belas árvores de natal decoram o centro e na cúpula do Sony  Center há belos enfeites luminosos pendurados.

Funcionamento: De 26/11/16 a 01/01/17, funciona diariamente à partir das 14:00 hs. E no dia 24 de dezembro não funciona.

– Feira de Natal na Gedächtniskirche

Esta é uma das principais e mais visitadas feiras de natal de Berlim. Os arredores da Gedächtniskirche ganham uma bela decoração natalina e o local fica cheio de barraquinhas que vendem uma grande variedade de produtos.

Funcionamento: De 21/11/16 a 01/01/17, diariamente das 11 às 21 horas sendo que às sextas e sábados funciona até as 22:00hs. No dia 24 de dezembro funciona das 11 às 14 horas; nos dias 25 e 26 de dezembro, das 13 às 21 horas; no dia 31 de dezembro, das 11 à 1 hora da manhã e no dia 1º de janeiro das 13 às 21 horas.

– Feira de Natal na Prefeitura

A feira de natal na frente da prefeitura de Berlim chama a atenção pela roda-gigante e que já pode ser avistada de longe. A decoração, as barraquinhas desta feira são um show também. Há  também carrosel com cavalinhos de madeiras para as crianças, pôneis e o mais legal, há uma pista de patinação ao redor da Fonte Netuno. Sua roda-gigante iluminada, que de longe já vemos, é uma marca “registrada” desta feira.

Funcionamento: De 21/11 a 29/12/16 – De segunda a sexta-feira, das 12 às 22 horas e aos sábados e domingos, das 11 às 22 horas (no dia 21/11 à partir das 17:00hs!!). Não funciona no dia 24 de dezembro e nos dias 25 e 26 de dezembro, funciona das 11:00 às 21:00 horas e no dia 29/12 funciona das 12 às 21 horas.

– Feira de Natal na Alexanderplatz

E uma das praças mais famosas de Berlim, a Alexanderplatz, não poderia deixar de ter sua feira de natal. Além de barraquinhas com artesato e comida, há também carrosel e uma pista de patinação.

Funcionamento: De 21/11 a 26/12/16  – Diariamente das 10 às 22 horas. No dia 24 de dezembro funciona das 10 às 14 horas. A pista de patinação funciona até o dia 01 de janeiro/2017.

– Feira de Natal ao lado do Shopping Alexa

A feira de natal que se estende deste a ponte Jannowitzbrücke até o  shopping Alexa oferece muito mais do que barraquinhas com artesanato e comida. Tem muitos brinquedos, é praticamente um grande parque de diversões.

Funcionamento: De 21/11 a 23/12/16 – De segunda a sexta-feira, das 14:00 às 22 horas; sábado e domingo, das 12 às 22:00 horas.

– Feira de Natal na Kulturbrauerei

Outra feira de natal que merece uma visita é a que tem o nome de “Lucia” e acontece nos pátios da  Kulturbrauerei. A  antiga fábrica de cerveja, , no bairro de Prenzlauer Berg,  que foi transformada em pólo cultural oferece o ambiente ideal para uma pequena, mas aconchegante feira de natal.

Funcionamento: De 21/11 a 22/12/16 – De segunda à sexta, das 15 às 22 horas e aos sábados e domingos, das 13 às 22 horas.

– Feira de Natal em Spandau

Esta feira de natal fica fora dos centros turísticos, mas eu a inclui aqui pois a acho muito legal e também merece uma visita. Esta feira acontece no centro histórico de Spandau – um centrinho em estilo medieval, com ruas estreitas e casinhas antigas no bairro de Spandau.  Este é um mercado bem tradicional, tem por exemplo um presépio com animais de verdade e um belo pinheiro, a árvore de natal é outro destaque. Este também é o maior mercado de natal de Berlim – nos finais de semana são centenas de barraquinhas que vendem seus produtos por lá.  Você pode chegar até lá com a linha U7 do metrô, descer na estação Altstadt Spandau. As barracas se encontram ao longo da rua Carl-Schurz-Strasse e arredores.

Funcionamento: De 23/11 a 23/12/16 – De domingo a quinta-feira, das 11 às 20 horas; às sextas e sábados, das 11 às 22 horas.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Fernanda Scafi says:

    Nossa, são tantas opções!!! Só morando aí pra dar conta de visitar todas! rs

  2. avatar Boia Paulista says:

    Oi, Isabel. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  3. avatar Marcela says:

    Isabel, fiquei com uma dúvida. Tem uma obra do metrô na frente da Prefeitura (se não me engano é da U5?), que acredito que não vai acabar tão cedo. Mesmo assim vai ter a feira esse ano?

    • avatar Isabel says:

      É verdade Marcela, tem obras do metrô em frente à prefeitura, mas mesmo assim há espaço para a feira de natal. E pelo menos está planejado ter uma lá. Vamos aguardar até o dia 25/11 para ver 🙂

  4. avatar Geoge says:

    Adoro decorações de Natal e tudo o que aá cerca!

  5. avatar Marga says:

    Vou estar em Berlin com meu marido de 22 a 25 de Dezembro. Alguém me recomenda um bom restaurante para ceia de natal? Vamos estar hospedados no Eurostars Berlin Hotel, Friedrichstr. 99
    Berlin, DE. Obrigada pelas sugestões…

  6. avatar Herminia says:

    Sempre que vou a Berlim dou uma olhada no blog para ver o que tem de novo. Este ano vou entre 11 e 14 de novembro, muito bom saber o horário das feiras. Um abraço.

  7. avatar Hortência says:

    Poxa, queria ter a opção de curtir haha ótimo post! Vou em todas ♡

  8. avatar João Baena says:

    Estou agora em berlim a visitar algumas dessas feiras. Obrigado pela ajuda

  9. avatar DOUGLAS GORGES says:

    Olá a todos. Uma dúvida: essas datas descritas no post referem-se também ao período de funcionamento? Por exemplo, a Gendarmenmarkt funciona só até 01/01/2017?

Deixe seu comentário

*