Berlim é uma cidade que oferece muitas atrações gratuitas, são inúmeros museus e exposições, igrejas, memoriais, eventos grátis. Também tem muita atividade legal para se fazer em Berlim sem precisar gastar dinheiro – depende do dia da semana, da época e estação do ano .
A grande maioria das atividades e atrações gratuitas de Berlim que estou listando abaixo podem ser feitas/visitadas em qualquer época, ou seja, você pode aproveitá-las independente do dia da semana ou da época/estação do ano que visite Berlim.
Ah! A ordem das atrações listadas não significa ordem de importância. E clique nos títulos de cada atração para obter maiores informações.
1- Portão de Brandemburgo
Nenhuma visita a Berlim estaria completa sem visitar o Portão de Brandemburgo. E para visitar o principal marco da cidade você não precisa gastar nem um centavo.
Quanto o Muro de Berlim existia, ele ficava na divisa, pertencente ao lado Oriental – a população não tinha acesso a ele. Com a queda do muro virou um símbolo da reunificação da cidade e do país. Hoje ele é palco de grandes comemorações e podemos cruzá-lo e admirá-lo livremente (e gratuitamente!!!).
2- Muro de Berlim
E já que falei em muro de Berlim, esta é outra visita obrigatória na cidade: ver os restos do muro de Berlim.
Os pontos mais visitados são a East Side Gallery, com seus grafites, e o Memorial do Muro de Berlim na Bernauer Str., que é um riquíssimo museu à céu aberto. Mas você pode encontrar pela cidade vários outros restos do muro de Berlim.
3- Memorial aos Judeus Mortos da Europa
Comumente chamado de Memorial do Holocausto, este é um dos monumentos mais impressionantes e mais visitados da cidade. Como o nome já denota, ele é dedicado aos milhões de judeus mortes durante a ditadura nazista.
A obra de Peter Eiseman, composta de 2711 blocos simetricamente arranjados , desperta os mais variados sentimentos e sensações. Não deixe de caminhar entre os blocos – a perspectiva é bem diferente.
4- Topografia do Terror
Eu sempre defino esta exposição como um “raio x” do terror. Aqui você pode saber mais sobre as organizações nazistas, como Gestapo e SS, que foram responsáveis pela repressão a oponentes e não-conformes com o regime, assim como responsáveis pelo horrores da Segunda Guerra Mundial e mortes dos judeus.
É uma exposição riquíssima em fotos e documentos. Geralmente tem uma exposição à céu aberto e outra, mais detalhada, em ambiente fechado.
5- Alltag in der DDR – O dia-a-dia na Alemanha Oriental
Outra exposição que documenta mais um triste capítulo da história recente da Alemanha. O país é dividido após a guerra, em Alemanha Ocidental e Oriental, fazendo com que um povo com características e hábitos comuns passassem a ser dois.
Esta exposição explora aspectos da vida cotidiana na Alemanha Oriental, como trabalho, moradia, férias, etc. A “Alltag in der DDR” é outra exposição super rica, fantástica para conhecer mais sobre este período vivido na Alemanha.
6- Visitar o Parlamento Alemão
Em diversos parlamentos mundo afora, quando possível a visita, geralmente precisamos comprar um ingresso. O Reichstag, o prédio que abriga o parlamento alemão, é aberto a visitação gratuitamente – você só precisa agendar com antecedência.
Você tem as seguintes opções:
– A mais comum e que tem um maior contingente é a visita a sua bela e marcante cúpula. Daqui você ainda pode apreciar uma bela vista panorâmica de Berlim.
– Você pode ainda fazer uma visita guiada pelo parlamento e ao final desta visita também terá acesso à cúpula. Esta visita, que dura cerca de 90 minutos, é conduzida por funcionários do parlamento e é oferecida em várias línguas. O contigente deste tipo de visita é mais limitado.
O agendamento destas visitas podem ser feitas feito através deste link. As requisições de agendamento para visitar a cúpula são aceitas para o mês corrente e a solicitação de tour guiado é aceito para o mês corrente e os dois meses seguintes.
7- Assistir a um “Lunch Concert” na Filarmônica
Entre os meses de setembro a junho, às 13 horas das quartas-feiras acontece o “Lunch Concert” na filarmônica de Berlim. É um pequeno concerto de 45 minutos a uma hora, quando integrantes da filarmônica de Berlim e outras orquestras da cidade se apresentam no hall de entrada da Filarmônica.
O “Lunch Concert” é bem concorrido, chegue com algum tempo de antecedência (pelo menos meia-hora) para conseguir um lugar.
8- Admirar a arquitetura na Ilha dos Museus
O complexo da Ilha dos Museus em Berlim foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Uma visita externa já vale à pena, pois os prédios são belos e imponentes.
Ainda na ilha física, do lado dos pédios dos museus, se encontra a Catedral de Berlim – outra construção magnífica que tem que ser vista em uma visita a Berlim – e o Palácio de Berlim, que foi reconstruído em anos recentes e que abriga a instituição cultural Humboldt Forum, onde se encontram várias exposições e museus, alguns inclusive gratuitos, como o Museu Etnológico e o Museu de Arte Asiática .
9- Conhecer a Potsdamer Platz
Conheça a área moderna de Berlim. Bem no coração da cidade, próxima do Portão de Brandemburgo, esta área deixou de existir por muitos anos. Foi extremamente danificada pelos bombardeios da guerra e cortada pelo muro de Berlim, se tornando uma terra de ninguém nesta época. Após a queda do muro prédios novos e arrojados são construídos.
Um destes prédios é o Sony Center – um complexo com uma cúpula que parece uma tenda de circo, inspirada no Monte Fuji. Recomendo uma visita também a noite, quando a cúpula ganha uma iluminação que vai mudando de cores.
10- Passear pelo Nikolaiviertel
Podemos dizer que o Nikolaiviertel é o berço de Berlim. Ali, nas marges do rio Spree é que se assentam as primeiras comunidades que dão origem a Berlim.
Assim, como outras partes do centro, esta área foi extremamente castigada durantes os bombardeios da segunda guerra. Na metade dos anos 80 é reconstruída com uma cara de vilinha do interior.
Ruas de pedrestes, casinhas com cara de antigas, lojas, Cafés charmosos e restaurantes que oferecem a culinária local é o que você encontrará por lá.
Como já mencionado, além das atrações e atividades sugeridas acima, em Berlim tem muitas outras para se ver e fazer sem gastar dinheiro. Acesse este link para ver mais atrações gratuitas em Berlim. E se você quer economizar na hospedagem, neste post você encontra dicas de hotéis baratos em Berlim.
Oi, Isabel. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi Natalie,
Tudo beleza. E contigo?!
Valeu mais uma vez.
Beijo,
Isabel
Seleção merecida pois o post é muito bom.
Parabéns!
Obrigada Regis!