Museumsinsel (Ilha dos Museus)

Mapa da Ilha dos Museus (Fonte: www.museumsinsel-berlin.de)
Mapa da Ilha dos Museus (Fonte: www.museumsinsel-berlin.de)

Localizada na parte norte da Speeinsel, uma ilha no rio Spree, a Ilha dos Museus (Museumsinsel) tem este nome por abrigar cinco museus renomados mundialmente.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999, a Ilha dos Museus foi concebida para ser um lugar dedicado a arte e a ciência. Clique nos links para obter mais informações sobre cada um dos museus.

O primeiro museu a ser construído, entre 1823 e 1830, foi o Altes Museum (Museu Antigo) para abrigar a coleção de artes da família real da Prússia. Foi também o primeiro museu aberto ao público na Prússia e atualmente exibe uma coleção de antiguidades da Grécia e Roma.

Tours em Berlim em Português

Altes Museum (Museu Antigo) em Berlim
Altes Museum (Museu Antigo)

Em 1859 foi aberto o Museu Real Prussiano, o atualmente chamado Neues Museum (Museu Novo). Durante a guerra foi destruído e somente em 2009 foi reaberto, abrigando coleções sobre a Pré-História, História Antiga e Egito Antigo.  No Neues Museum está exibido o busto da rainha egípcia Nefertiti.

Neues Museum (Museu Novo) em Berlim
Neues Museum (Museu Novo)

O belo prédio da Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga) foi construído entre 1867 e 1876. Inspirado na Acrópolis de Atenas, este prédio lembra um templo antigo, com suas imponentes colunas e escadarias. É perfeito para os amantes das artes, pois exibe coleções do Impressionismo, Romantismo, Neoclassicismo, Biedermeier e início do Modernismo.

Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga) em Berlim

Bode-Museum (Museu Bode) foi aberto em 1904 com o nome de Kaiser Friedrich-Museum e desde 1956 foi renomeada para o atual nome em uma homenagem ao seu idealizador e primeiro curador: Wilhelm von Bode.  Após 6 anos de trabalhos de restauração foi reaberto em 2006 e abriga uma coleção de esculturas, Arte Bizantina, além de uma grande coleção de moedas.

Bode-Museum (Museu Bode) em Berlim
Bode-Museum (Museu Bode)

Pergamonmuseum (Museu Pergamon) é o mais famoso e um dos mais visitados museus de Berlim, recebendo quase 1 milhão de visitantes por ano. Foi também o último dos museus a ser construído na Ilha dos Museus, tendo sido feito entre 1910 e 1930.

O Pergamonmuseum abriga uma coleção magnífica com destaque para as estruturas da antiguidade exibidas em tamanho original como o Altar de Pérgamo – a entrada de um templo da antiguidade grega, com suas escadarias, colunas e esculturas, e que deu nome ao museu; o Portão do Mercado de Mileto, uma construção romana do Século 2 na cidade de Mileto; a Porta de Ishtar, o oitavo portão que dava acesso a cidade da Babilônia; a Fachada de Mshatta, que fez parte do palácio Qasr Mshatta na Jordânia.

Museu Pergamon em Berlim
Pergamonmuseum (Museu Pérgamo)

A sexta e mais nova construção que compõe o conjunto da Ilha dos Museus é a James-Simon-Galerie, que foi inaugurada em julho de 2019 e funciona como um centro de visitantes, abrigando os caixas para compra de ingressos e também funcionando como a entrada para o Pergamonmuseum e para o  Neues Museum (no futuro deve ser a entrada para 4 dos museus). Na James-Simon-Galerie encontra-se ainda um Café/restaurante, loja e salas para eventos e exposições temporárias.

James-Simon-Galerie na Ilha dos Museus

Tipos de Ingressos:

Há a  opção de comprar os ingressos para visitar cada um dos museus individualmente ou ainda um ingresso combinado. Este tipo de bilhete chama-se “Berlin Museum Island: Day Ticket” e é valido por 1 dia nos cinco museus da Ilha dos Museus para ver as exibições permanentes (geralmente há exibições temporárias em alguns dos museus e daí é cobrado extra se você quiser ver). Este bilhete é uma excelente opção, se você pretende visitar dois museus, com o ingresso combinado já sai mais em conta.


Entretando se você quer visitar todos os museus da ilha, eu particularmente acho demais para um único dia. Os museus são grandes, tem bastante coisa para ver, precisa de um tempinho em cada um ano. Bom, eu acho que pode ser relativamente cansativo, mas se você optar por esta opção e for possível, escolha uma quinta-feira que é o dia que os museus ficam aberto até mais tarde, assim você terá mais tempo para fazer uma pausa.

Uma outra excelente opção é o “Museum Pass Berlim”, que é um bilhete válido por 3 dias consecutivos e dá acesso a mais de 30 museus. Além dos cinco museus da Ilha dos Museus, inclui entre outros, o Museu de História Natural de Berlim e o Museu Alemão de Tecnologia de Berlim.

E na verdade a diferença de preço entre este bilhete e o “Berlin Museum Island: Day Ticket” não é tão grande. Optando por este bilhete, além de poder ver mais museus e economizar, você tem mais tempo também, pode visitar os museus com mais calma.

E se você for estar em Berlim em um primeiro domingo do mês, você pode visitar os museus da Ilha dos Museus gratuitamente!!! Clique aqui para saber como.

Museum Pass Berlin
Museum Pass Berlin

Agora se você não pretende visitar museus, pelo menos ver os prédios pelo lado de fora já vale à pena, uma vez que são belas obras da arquitetura.  Se você veio a Berlim com pouco tempo e não consegue visitar todos os museus, eu aconselharia a visitar pelo menos o Pergamonmuseum. Eu particularmente o acho fantástico e sem dúvidas vale muito à pena.

Informações Práticas

Os museus são abertos de terça a domingo (segunda-feira fecham!!) das 10hs às 18 hs da tarde. Nas quintas-feiras, o Pergamonmuseum e o Neues Museum, assim como a James-Simon-Galerie, funcionam até às 20 horas. Favor confirmar no site do museus públicos de Berlim os horários de funcionamento uma vez que estes podem sofrer alterações.

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, S26 estação Friedrichstrasse; Linhas S3, S5, S7, S9 estação Hackescher Markt ou Friedrichstrasse
U-Bahn: Linha U5, estação Museumsinsel
Ônibus: Linhas 100 e 300, parada U Museumsinsel 

Atrações Próximas:  Neue Wache, Catedral de Berlim, Humboldt Forum no Palácio de Berlim, Nikolaiviertel, Museu DDR, Sea Life, Torre de TV, Museu Histórico Alemão, Nova Sinagoga, Berlin Dungeon, Icebar Berlim

Hotéis nas Imediações: Radisson Collection Hotel, Monbijou Hotel, Classik Hotel Alexander PlazaHotel Nikolai Residence, Hotel ZOE by AMANO Group, Rocco Forte Hotel De Rome, Adina Apartment Hotel Berlin Hackescher Markt, ARCOTEL John F – am Gendarmenmarkt, Capri by Fraser Berlin

Efite as filas e compre seus ingressos para os museus da “Ilha dos Museus” antecipadamente

Comentários - Facebook

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu adoro seu site, ótimas dicas e de muito bom gosto. Poderia me informar onde comprar o Bereichskarte de forma mais rápida que não seja pela internet? No Pergamon normalmente a fila é grande…

  2. Olá, estou amando seu site, muito bem escrito e informativo.
    Procurei se já havia a pergunta que farei e não encontrei. peço antecipadamente desculpas se não procurei suficientemente e vc ja tenha respondido.
    Bom, então a minha pergunta:
    – Quanto tempo antes abre para comprar area ticket para Museuminsel? Viajo em 06 de setembro de 2015 e no site só está disponível compra para agosto. Mas em julho, agosto já estava disponivel.
    Me ajuda?

    • Oi Sabrina,

      Tudo bem?

      De fato eu nunca havia respondido a esta pergunta. E para te ser sincera nunca fiz a compra online (compro no museu diretamente), nunca havia me atentado para a antecedência e por isto nem sei te falar com precisão rsrsrs Mas o que posso te falar é que a compra no local é tranquila – você pode adquirir em qualquer um dos museus. Mas se preferir já trazer na mala, então eu diria para olhar mais próximo de setembro.

      Abs,
      Isabel

  3. Olá Isabel.
    Coloquei minha dúvida em outro assunto e vou repetir aqui que é o lugar certo.
    Estou interessado em comprar o bilhete Area Ticket, conforme descrito no texto acima.
    Acontece que entro no site dos museus e não consigo essa opção.
    Saberia me dizer se não é mais vendido.
    Se ainda for vendido, me diga como fazer .
    Obrigado
    Mauro

    • Oi Mauro,

      Talvez o site esteja passando por alguma manutenção. Você pode comprar os ingressos diretamente nas bilheterias dos museus – dificilmente há grandes filas.

      Abs,
      Isabel

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here