Museumsinsel (Ilha dos Museus)

  • SumoMe

Mapa da Ilha dos Museus (Fonte: www.museumsinsel-berlin.de)

Localizada na parte norte da Speeinsel, uma ilha no rio Spree, a Ilha dos Museus (Museumsinsel) tem este nome por abrigar cinco museus renomados mundialmente. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999, a Ilha dos Museus foi concebida para ser um lugar dedicado a arte e a ciência.

O primeiro museu a ser construído, entre 1823 e 1830, foi o Altes Museum (Museu Antigo) para abrigar a coleção de artes da família real da Prússia. Foi também o primeiro museu aberto ao público na Prússia e atualmente exibe uma coleção de antiguidades da Grécia e Roma.

Altes Museum (Museu Antigo) em Berlim

Altes Museum (Museu Antigo)

Em 1859 foi aberto o Museu Real Prussiano, o atualmente chamado Neues Museum (Museu Novo). Durante a guerra foi destruído e somente em 2009 foi reaberto, abrigando coleções sobre a Pré-História, História Antiga e Egito Antigo.  No Neues Museum está exibido o busto da rainha egípcia Nefertiti.

Neues Museum (Museu Novo) em Berlim

Neues Museum (Museu Novo)

O belo prédio da Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga) foi construído entre 1867 e 1876. Inspirado na Acrópolis de Atenas, este prédio lembra um templo antigo, com suas imponentes colunas e escadarias. É perfeito para os amantes das artes, pois exibe coleções do Impressionismo, Romantismo, Neoclassicismo, Biedermeier e início do Modernismo.

Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga) em Berlim

Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga)

Bode-Museum (Museu Bode) foi aberto em 1904 com o nome de Kaiser Friedrich-Museum e desde 1956 foi renomeada para o atual nome em uma homenagem ao seu idealizador e primeiro curador: Wilhelm von Bode.  Após 6 anos de trabalhos de restauração foi reaberto em 2006 e abriga uma coleção de esculturas, Arte Bizantina, além de uma grande coleção de moedas.

Bode-Museum (Museu Bode) em Berlim

Bode-Museum (Museu Bode)

Pergamonmuseum (Museu Pergamon) é o mais famoso e mais visitado museu de Berlim, recebendo  quase 1 milhão de visitantes por ano. É também o mais novo da Ilha dos Museus, tendo sido construído entre 1910 e 1930. O Pergamonmuseum abriga uma coleção magnífica com destaque para as estruturas da antiguidade exibidas em tamanho original como o Altar de Pérgamo – a entrada de um templo da antiguidade grega, com suas escadarias, colunas e esculturas, e que deu nome ao museu; o Portão do Mercado de Mileto, uma construção romana do Século 2 na cidade de Mileto; a Porta de Ishtar, o oitavo portão que dava acesso a cidade da Babilônia; a Fachada de Mshatta, que fez parte do palácio Qasr Mshatta na Jordânia.

Museu Pergamon em Berlim

Pergamonmuseum (Museu Pergamon)

Há a  opção de comprar os ingressos para visitar cada um dos museus individualmente ou ainda um ingresso combinado. Este tipo de bilhete chama-se Area Ticket (em alemão “Bereichskarte”) e é valido por 1 dia nos cinco museus da Ilha dos Museus para ver as exibições permanentes (geralmente há exibições temporárias em alguns dos museus e daí é cobrado extra se você quiser ver). Este bilhete é uma excelente opção, se você pretende visitar dois museus, com o ingresso combinado já sai mais em conta. Entretando se você quer visitar todos os museus da ilha, eu particularmente acho demais para um único dia. Os museus são grandes, tem bastante coisa para ver, precisa de um tempinho em cada um ano. Bom, eu acho que pode ser relativamente cansativo, mas se você optar por esta opção e for possível, escolha uma quinta-feira que é o dia que os museus ficam aberto até mais tarde, assim você terá mais tempo para fazer uma pausa.

Uma outra excelente opção é o “Museum Pass Berlim”, que é um bilhete válido por 3 dias consecutivos e dá acesso a mais de 60 museus. Além dos cinco museus da Ilha dos Museus, inclui entre outros, o Museu Judaico de Berlim, Museu de História Natural de Berlim e o Museu Alemão de Tecnologia. E na verdade a diferença de preço entre este bilhete e o Area Ticket não é tão grande. Optando por este bilhete, além de poder ver mais museus e economizar, você tem mais tempo também, pode visitar os museus com mais calma.

Museum Pass Berlin

Museum Pass Berlin

Os museus são abertos à partir das 10hs da manhã e geralmente funcionam até as 6hs da tarde. Entretanto alguns deles fecham mais tarde na quinta-feira e outros funcionam até mais tarde em outros dia da semana também. Na segunda-feira os museus, com exceção do Neues Museum e do Pergamonmuseum, ficam fechados. Favor confirmar no site do museus públicos de Berlim os horários de funcionamento uma vez que estes podem sofrer alterações.

Agora se você não pretende visitar museus, pelo menos ver os prédios pelo lado de fora já vale à pena, uma vez que são belas obras da arquitetura.  Se você veio a Berlim com pouco tempo e não consegue visitar todos os museus, eu aconselharia a visitar pelo menos o Pergamonmuseum. Eu particularmente o acho fantástico e sem dúvidas vale muito à pena.

Preço:  Clique aqui para ver

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação  Friedrichstrasse; Linhas S5, S7, S75, estação Hackescher Markt
U-Bahn: Linha U6, estação Friedrichstrasse
Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Lustgasten; Linha TXL, parada  Staatsoper

Atrações Próximas:  Neue Wache, Catedral de Berlim, Museu DDR, AquaDom & Sea Life, Museu Histórico Alemão, Nova Sinagoga

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar luciana kraft says:

    Eu adoro seu site, ótimas dicas e de muito bom gosto. Poderia me informar onde comprar o Bereichskarte de forma mais rápida que não seja pela internet? No Pergamon normalmente a fila é grande…

  2. avatar Sabrina Guerreiro says:

    Olá, estou amando seu site, muito bem escrito e informativo.
    Procurei se já havia a pergunta que farei e não encontrei. peço antecipadamente desculpas se não procurei suficientemente e vc ja tenha respondido.
    Bom, então a minha pergunta:
    – Quanto tempo antes abre para comprar area ticket para Museuminsel? Viajo em 06 de setembro de 2015 e no site só está disponível compra para agosto. Mas em julho, agosto já estava disponivel.
    Me ajuda?

    • avatar Isabel says:

      Oi Sabrina,

      Tudo bem?

      De fato eu nunca havia respondido a esta pergunta. E para te ser sincera nunca fiz a compra online (compro no museu diretamente), nunca havia me atentado para a antecedência e por isto nem sei te falar com precisão rsrsrs Mas o que posso te falar é que a compra no local é tranquila – você pode adquirir em qualquer um dos museus. Mas se preferir já trazer na mala, então eu diria para olhar mais próximo de setembro.

      Abs,
      Isabel

  3. avatar Carolina says:

    Boa noite Isabel,

    Quanto tempo você recomendaria em cada museu?

    Obrigada!

  4. avatar Mauro says:

    Olá Isabel.
    Coloquei minha dúvida em outro assunto e vou repetir aqui que é o lugar certo.
    Estou interessado em comprar o bilhete Area Ticket, conforme descrito no texto acima.
    Acontece que entro no site dos museus e não consigo essa opção.
    Saberia me dizer se não é mais vendido.
    Se ainda for vendido, me diga como fazer .
    Obrigado
    Mauro

    • avatar Isabel says:

      Oi Mauro,

      Talvez o site esteja passando por alguma manutenção. Você pode comprar os ingressos diretamente nas bilheterias dos museus – dificilmente há grandes filas.

      Abs,
      Isabel

  5. avatar Mauro says:

    Mas Isabel, voce saberia dizer se ainda existe esse bilhete que vale por 1 dia , dando direito a ir qualquer dos 5 museus?

Deixe seu comentário

*