Calendário com os principais eventos e festivais em Berlim

  • SumoMe

Atualizado em Agosto/2017


Como já mencionei em diversos posts, tem sempre alguma coisa acontecendo em Berlim.  A cidade oferece uma vasta programação, seja de eventos culturais, esportivos ou de negócios. Tem sempre alguma coisa acontecendo na cidade, não importa se é verão ou inverno, se chove ou faz sol – Berlim  não para 🙂

Para que você possa programar melhor sua viagem e estadia em Berlim, abaixo estou listando mês a mês alguns dos principais eventos, feiras e festivais que acontecem na cidade (clique nos links para obter mais informações):

Janeiro

–  Internationale Grüne Woche Berlin (Semana Verde Internacional de Berlim) – De 20 a 29 de janeiro/2017: esta é uma feira de negócios do setor alimentício, agrícola e hortifrutigranjeiro. Como há expositores do mundo inteiro apresentando os mais variados produtos (alimentos e bebidas, animais, flores, ferramentas e utensílios para casa e jardinagem, etc.) os moradores locais também visitam a feira. Eu mesma já fui diversas vezes na Grüne Woche, pois há belos estandes, muitas novidades e, em especial,  gosto de provar especialidades de diferentes países que lá estão expondo.

–  Berlin Fashion Week – De 17 a 20 de janeiro/2017: Durante a semana de moda acontecem diversos eventos, exposições, festas e, claro, os estilistas apresentam as novas tendências da moda.


Fevereiro

–  Berlinale – De 09 a 19 de fevereiro/2017: Durante a Berlinale, o Festival de cinema, dezenas de filmes dos mais variados gêneros são exibidos em diversos cinemas espalhados pela cidade.

–  TANZOLYMP (Festival Internacional de Dança ) – De 16 a 20 de fevereiro/2017: O Tanzolymp é uma competição de dança para jovens talentos, com idade entre 10 e 21 anos, em várias categorias, incluindo dança clássica, moderna, jazz e pop.  O Tanzolymp conta com a participação de representantes de diversos países, incluindo o Brasil.


Março

–  ITB: Internationale Tourismus-Börse (Feira Internacional de Turismo) – De 08 a 12 de março/2017: A ITB é outra feira de negócios, agora da área de turismo, mas é também aberta ao público em geral. No final de semana (dias 11 e 12/03) que é aberta ao público, a feira fica lotada. Milhares e milhares de pessoas (como eu!!) vão se inspirar para suas próximas viagens e obter informações sobre os mais variados destinos.

–  MaerzMusik – De 16 a 26 de março/2017: Um festival de música contemporânea com diversos concertos e apresentações de artistas de países variados.


Abril

–  Meia Maratona de Berlim – Dia 02 de abril/2017: Atletas do mundo inteiro concorrem para ver quem percorre mais rápido os pouco mais de 21 quilômetros de percurso pelas ruas de Berlim.

–  Florada das Cerejeiras Grátis!: Berlim não é Washington (onde tem o famoso “Cherry Blossoms Festival”) ou Japão (que tem como símbolo as cerejeiras em flor), mas tem sua Alameda das Cerejeiras com centenas de cerejeiras ao longo de 2 quilômetros de extensão. Entre o finalzinho de abril e início de maio (não há uma data exata, vai depender das condições climáticas) estas árvores estão florescendo, nos proporcionando um espetáculo único da natureza.


Maio

–  Tulipan – Festival da Tulipa: Mais uma bela atração de Berlim na primavera. No Festival da tulipa, você poderá apreciar milhares de tulipas de dezenas de espécies.  Aqui também não dá para mencionar datas exatas, pois depende das condições climáticas,  geralmente as tulipas florescem entre as duas últimas semanas de abril e duas primeiras semanas de maio.

–  Final do campeonato alemão – Dia 27 de maio/2017: Este ano o duelo final entre os times alemães para saber quem é o melhor do ano acontecerá no Estádio Olímpico de Berlim.


Junho

–  Karneval der Kulturen (Carnaval das Culturas) – De 02 a 05 de junho/2017 Grátis!: O Carnaval das Culturas comemora a diversidade de culturas que existem em Berlim. Seu ponto alto é o desfile com carros alegóricos, fantasias, danças e músicas típicas dos países representados.

–  Open Air Gallery – Dia 04 de junho/2017 Grátis!: A Open Air Gallery é um evento onde artistas apresentam seus trabalhos, sejam pinturas, fotografias, esculturas, etc. Esta “exposição” acontece à céu aberto, na ponte Oberbaumbrücke (do lado do trecho do muro de Berlim East Side Gallery)

–  Velothon (Corrida de ciclistas) – Dias 17 e 18 de junho/2017: Iniciada em 2008, a cada ano esta corrida tem atraído cada vez mais participantes, que podem escolher correr um percurso de 60 ou 120 quilômetros pelas ruas e Berlim e arredores.

–  Fête de la Musique – Dia 21 de junho/2017 Grátis!: Comemorado no dia do início do verão, a Fête de la Musique, a festa da música, é um evento em que artistas e bandas tocam os mais variados estilos musicais em diversos pontos da cidade – tanto à céu aberto quando em ambientes fechados.


Julho

–  Bergmannstraßenfest – De 30 de junho a 02 de julho/2017 Grátis!: Esta é uma festa de rua que acontece todos os anos Bergmannstraße, em Kreuzberg. São barracas de comida, bebida e 3 palcos onde diversas 50 bandas se apresentam.

–  Concerto da filarmônica no Waldbühne – Dia 01 de julho/2017: Antes de entrar nas férias de verão, a filarmônica de Berlim faz seu tradicional concerto à céu aberto, no anfiteatro Waldbühne, que se localiza nas imediações do estádio olímpico.

–  Open Air Gallery – Dia 02 de julho/2017 Grátis!: Além do dia 04/06, a  Open Air Gallery tem uma segunda edição em julho (ver mais acima).

–  Classic Open Air am Gendarmenmarkt – De 20 a 25 de julho/2017: Comemorando este ano 25 anos de sua existência, este evento onde artistas de estivlos variados se apresentam à céu-aberto. Qual é o palco das apresentações? A praça mais bonita de Berlim, o Gendarmenmarkt.

–  Christopher Street Day – Dia 22 de julho/2017 Grátis!: Pelos direitos dos gays, lésbicas, bisexuais e transexuais milhares e milhares de pessoas vão para as ruas no Christopher Street.


Agosto

–  Festival Internacional da Cerveja – De 04 a 06 de agosto/2017 Grátis!: O Festival Internacional da Cerveja é uma festa de rua, onde dezenas de cervejarias de diversos países e regiões tem seus estandes onde poderá degustar uma cerveja (mas não gratuitamente! O grátis que me refiro acima é não ser cobrado entrada para o evento). Além das barracas das cervejarias, ainda há palcos onde artistas se apresentam.

–  Young Euro Classics – De 17 de agosto a 03 de setembro/2017: Evento em que orquestras sinfônicas formada por jovens de outros países se apresentam na Casa de Concertos, no Gendarmenmarkt.

–  Lange Nacht der Museen (Noite Longa dos Museus) – Dia 19 de agosto/2017: Nesta noite dezenas de museus de Berlim ficam abertos até altas-horas com uma programação especial.

–  Tag der offenen Tür der Bundesregierung (Dia das portas abertas do governo federal) – Dias 26 e 27  de agosto/2017 Grátis!: Este “Dia das Portas Abertas” é um evento em que os prédios dos 14 ministérios do governo federal alemão e da chancelaria (gabinete da chanceler) são abertos ao público. Geralmente acontece no último final de semana de agosto.


Setembro

–  IFA: Internationale Funkausstellung (Feira Internacional de Tecnologia) – De 01 a 06 de setembro/2017: Com mais de mil expositores a IFA é uma das maiores e mais importantes feiras do mundo no setor. A feira apresenta os mais novos lançamentos e inovações no setor de eletrônicos, eletrodomésticos, informática, telecomunicações, etc.

–  Bürgerfest im Schloss Bellevue (Festa dos Cidadãos no Palácio Bellevue) – Dias 08 e 09 de setembro/2017 Grátis!: Este é o “Dia das Portas Abertas” do palácio do presidente (sim, a Alemanha tem um presidente, além da chanceler Angela Merkel). Geralmente acontece lá pelo segundo final de semana de setembro. 

–  Lollapalooza – De 09 a 10 de setembro/2017 acontece o festival de musica Lollapalooza em Berlim.

–  Maratona de Berlim – Dias 23 e 24 de setembro/2017: No último final de semana de setembro acontece a tradicional maratona de Berlim. Mais de 40 mil corredores de mais de 100 países (inclusive muitos brasileiros) vem percorrer os 40 quilomêtros que cortam a cidade.

–  Dahlienfeuer (Festival das Dálias): No fim do verão/início do outono a natureza nos presenteia com as dálias. No parque Britzer Garten podemos apreciar canteiros com milhares dos mais variados tipos de dálias. O “Dahlienfeuer” acontece do início setembro até metade ou final de outubro, dependendo das condições climáticas (as flores duram até que tenha as primeiras geadas).

–  Staatsoper für alle (“Ópera do Estado para todos”) – Dia 30 de setembro/2017 Grátis!: Um dos pontos altos da temporada de concertos à céu-aberto é o evento Staatsoper für alle, quando a orquesta Staatskapelle Berlin, regida pelo maestro Daniel Barenboim se apresenta na Bebelplatz.


Outubro

–  Dia da Reunificação da Alemanha – Dia 03 outubro Grátis!: O mês de outubro começa com um importante feriado nacional, que é o Dia da Reunificação da Alemanha.  Neste dia em 1990, a Alemanha voltou a ser uma só, depois de décadas de separação. E a data não é passada em branco. As comemorações acontecem no Portão de Brandenburgo e na Strasse des 17. Juni.  Um palco onde bandas se apresentam é montado, há  roda-gigante, barracas com comidas típicas, etc.

–  Festival of Lights (Festival de Luzes) – De 06 a 15 de outubro/2017 Grátis!: Prédios, monumentos e marcos importantes de Berlim ganham iluminação especial por 10 dias. O  Festival of Lights geralmente acontece entre a segunda e terceira semana de outubro.


Novembro

–  Winterwelt am Potsdamer Platz (Mundo do inverno na Potsdamer Platz) – De 03 de novembro a 31 de dezembro/2017  Grátis!:  O Winterwelt oferece atividades típicas do inverno da Alemanha como rampa de gelo para escorregar, pista de patinação, barracas típicas das estações de esqui, etc.

–  Weihnachtsmärkte (Mercados de Natal) – À partir de 27 de novembro/2017 Grátis!:  Já nos últimos finais de semana de novembro começam as tradicionais e pitorescas feiras natalinas.


Dezembro

–  Natal – De 24 a 26 dezembro: De 24 a 26 de dezembro?!? Isto mesmo! É que na Alemanha há o “Segundo” Dia de Natal e é feriado também

–  Réveillon – Dia 31 de dezembro/2017: O grande evento do mês e um dos maiores do ano é a festa da virada no Portão de Brandemburgo.

Acima eu listei aqueles eventos mais tradicionais na agenda da programação de Berlim, assim como alguns acontecimentos que creio sejam interessantes para o turista. Mas é claro que independente destas datas, há muitos outros eventos, shows, concertos, festivais, exposições, etc. acontecendo pela cidade.  Para ter uma visão diária de tudo que rola na cidade, qual show, qual festa está acontencendo em qual clube da cidade, a dica são as revistas locais Tip-Berlin e Zitty. Mesmo sendo em alemão, mas já dá para ter uma idéia.

 

Comentários

  1. avatar Marcele says:

    Oi Boa noite
    Estou planejando ir à Berlim em Março/16, e vi que em 2015 aconteceu uma grande festa de St. Patrick´s day. Você sabe o que está sendo planejado para 2016?

    obrigada
    bjs Marcele

  2. avatar Juliana Soares says:

    Isabel,
    vou estar em Berlim entre os dias 02/10 e 08/10.
    No feriado do Dia da Reunificação da Alemanha as atrações turísticas na cidade funcionam normalmente?! A festa de comemoração é uma boa oportunidade de passeio para turistas também?!
    Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Os museus e principais atrações funcionam normalmente.

      Sim, é uma festa de rua, com música, barracas de comidas e bebidas, etc. Então adequada para qualquer pessoa.

      Isabel

  3. avatar Eduarda says:

    Oláá! Tenho viagem marcada para Berlim dia 29 de dezembro e gostaria de saber se o comercio (shopping, lojas, etc) abrem dia 31?

    Desde já agradeço!
    bjs Eduarda

  4. avatar Silmara Persona says:

    Ola!! Existe algum site para pesquisa de shows em Berlim? Vou em agosto e adoraria assistir um bom show!

Deixe seu comentário

*