Hackescher Markt é uma praça super movimentada no bairro central Mitte, localizada diretamente na estação de metrô que leva o mesmo nome.
O Hackescher Markt é um lugar super gostoso e perfeito para visitar tanto de dia quanto a noite. Aqui você encontra diversos bares e restaurantes, muitos deles construídos em salas que ficam embaixo da estação do metrô.
Nos meses mais quentes a calçada em frente aos restaurantes fica lotada de mesas, que são colocadas do lado de fora. A praça também é palco para muitos artistas de rua que no verão dão seu toque especial ao local.
No Hackescher Markt acontece uma feira de rua às quintas e sábados, com barraca de frutas, legumes, flores, artesanato, etc.
Mas para você que é turista e não necessariamente quer fazer feira, o legal são as comidas – são várias barracas e food trucks onde podemos fazer uma viagem culinária.
Tem desde a barraca de salsichas alemãs a barraca de comida turca, passando por mexicana e muitas vezes encontramos guloseiras portuguesas e brasileiras, etc.
Nas ruas ao redor da praça também há diversas lojas legais, de estilistas locais que vendem artigos exclusivos como roupas, sapatos e acessórios.
Nesta área, é imperdível também é uma visita ao Hackesche Höfe (Pátios Hackesche) que fica em frente ao Hackescher Markt e é uma das atrações mais populares de Berlim.
Trata-se de um conjunto de prédios, que se entende entre as ruas Rosenthalerstr. e Sophienstr., e que são interligados por oito pátios internos. É o maior conjunto arquitetônico de pátios fechados da Alemanha e está protegido pelo patrimônio histórico desde 1977.
O complexo foi construído pelo arquiteto e empresário da construção civil Kurt Berndt, lançado em 23 de setembro de 1906 e ocupado por escritórios, comércios, fábricas e apartamentos residenciais.
Hoje estão instalados no Hackesche Höfe restaurantes, lojas, galerias, teatro, cinema e escritórios, além de apartamentos residenciais. À noite, os pátios com apartamentos residenciais são fechados para garantir o sossego dos moradores.
Nos arredores do Hackesche Höfe também existem inúmeros bares e restaurantes, tornando a área um dos principais centro da vida noturna de Berlim.
O Hackescher Markt e o Hackesche Höfe estão numa área conhecida como Scheunenviertel ou Quarteirão do Celeiro. Este nome se deriva dos celeiros que foram construídos nesta área no final do Século XVII, quando a área ainda ficava fora das muralhas da cidade.
Nesta época o rei havia proibido o armazenamento de feno e palha dentro da cidade para evitar o risco de incêndios. Após a demolição da muralha, a área foi remodelada, mas as pessoas continuaram usando este nome.
Esta área também é conhecida como o antigo bairro judeu, pois até a chegada dos nazistas ao poder concentrava uma comunidade judaica.
Em 1737 o rei da Prússia Frederico Huilherme I ordenou que os judeus de Berlim que não tivessem uma casa fossem morar no Scheunenviertel, assim esta área recebeu muita influência da cultura judaica, sendo nela construída a primeira sinagoga de Berlim assim como o primeiro cemitério judaico.
Dica: Por isso, ao visitar esta região, prestem àtenção a umas pequenas placas de metal que podem ser vistas na calçada, como por exemplo, em frente à entrada do Hackesche Höfe. Estas plaquinhas são memoriais às vítimas dos nazistas que ao chamadas de Stolpersteine (pedras do tropeço).
A História do Hackescher Markt
Originalmente o local era um pântano, que ficava ao norte dos muros da cidade na estrada para Spandau. Por volta de 1700, um pequeno, mas densamente povoado, subúrbio se desenvolveu diante do Spandauer Tor (Portão de Spandau), que era um dos portões que fazia parte da muralha que cercava Berlim naquela época.
Mais tarde a muralha foi expandida, incorporando o subúrbio Spandau à cidade de Berlim. Assim o comandante da cidade Hans Christoph Friedrich von Hacke, sob ordens do rei da Prússia Friedrich II, começou a partir de 1750 a construir a praça do mercado na nova área. Por isto o local tem este nome: Hackescher Markt = Mercado de Hacke.
Em 1882 foi aberta a estação de trens, que na época se chamava Bahnhof Börse por causa da sua proximidade com a bolsa de valores e depois da divisão da cidade após a guerra foi renomeada pela República Democrática da Alemanha em S-Bahnhof Marx-Engels-Platz. Após a reunificação, recebeu o seu atual nome em maio de 1992.
Muitos prédios em volta da praça foram destruídos na guerra e com as atenções voltadas para a reconstrução do novo centro de Berlim Oriental – a Alexanderplatz, esta área acabou sendo negligenciada.
Com a queda do muro e a reunificação do país, a área passoupor uma grande transformação, sendo os prédios degradados restaurados e outros novos construídos. Com isto esta área tornou-se um centro comercial e cultural em Berlim.
Assim como o Hackescher Markt, o Hackesche Höfe também foi danificado durante a guerra e relativamente negligenciado durante o período em que a cidade estava dividida. Nos anos 90 foram cuidadosamente restaurados e, após as obras de saneamente, o conceito de ter uma ocupação mista se manteve.
Preço: Grátis
Endereço:
Hackescher Markt – Mitte, 10178 Berlim
Hackesche Höfe: Rosenthaler Straße 40/41 – Mitte, 10178 Berlim
Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S3, S5, S7 e S9, estação Hackescher Markt
U-Bahn: Linha U8, estação Weinmeisterstr.
Bonde: Linha M1, parada U Weinmeisterstrasse/Gipsstrasse ou S Hackescher Markt; Linhas M4, M5 e M6, parada S Hackescher Markt
Atrações Próximas: Museu da Oficina de Cegos Otto Weidt, Fernsehturm (Torre de TV), Alexanderplatz, Ilha do Museus, Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Museu Pergamon, Bode-Museum, Catedral de Berlim, Humboldt Forum no Palácio de Berlim, Nova Sinagoga, Rotes Rathaus, Sea Life
Hotéis nas Imediações: Monbijou Hotel, Hotel ZOE by AMANO Group, Radisson Collection Hotel, Adina Apartment Hotel Berlin Hackescher Markt, Classik Hotel Alexander Plaza, Classik Hotel Hackescher Markt, Casa Camper Berlin, The Weinmeister Berlin-Mitte, Hotel MANI, ibis Styles Hotel Berlin Mitte, The Circus Hotel, Hotel Nikolai Residence
Obrigada! Estou encontrando as informações que estava procurando e, ” the must “, com um padrão de especificações excelente!.
Parabéns pelo excelente trabalho!
Obrigada.
Lucia Chagas
Oi Lucia,
Obrigada por seu feedback!
Abs,
Isabel