Top 10 atrações de Berlim

  • Sharebar

Para quem está visitando Berlim com pouco tempo ou quem quer saber quais são as atrações imperdíveis da cidade eu fiz uma lista com as 10 principais atrações e pontos turísticos de Berlim. Não é uma tarefa das mais fáceis, pois Berlim tem muita coisa para ver. Clique no links para saber mais detalhes sobre cada uma das atrações listadas, como por exemplo, endereço, como chegar, etc.

Não deixe de conferir a página com todas as atrações, pode ser que você encontre alguma atração que ache mais interessante, que tenha mais a ver com seu gosto e daí você pode montar a sua lista de atrações preferidas.

 

1- Portão de Brandenburgo

Portão de Brandenburgo

 

O belo e monumental Portão de Brandenburgo era um dos portões que dava acesso a Berlim há séculos atrás quando a cidade ainda era pequena e circundada por um muro, numa espécie de fortaleza.  Hoje é provavelmente o cartão-postal mais famoso de Berlim. O Portão de Brandenburgo está localizado na Pariser Platz, no bairro central Mitte.

 

 

2- Reichstag

Prédio do Reichstag

A pouquinhos metros do Portão de Brandenburgo encontra-se o Reichtag, que é o prédio que abriga o parlamento alemão. O prédio de dimensões monumentais, além de ser muito bonito tem também uma rica história: em 1918, o político Philipp Scheidemann proclama a República na Alemanha de uma de suas janelas e em 1933 há um incêndio no prédio, acontecimento que foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes. A cúpula e o terraço do prédio do Reichtag são abertos à visitação, só é necessário se inscrever online.

 

3- Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto em Berlim

Também a pouquinhos metros do Portão de Brandenburgo encontra-se o Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou simplesmente Memorial do Holocausto. Este memorial foi desenhado pelo arquiteto Peter Eisenman e inaugurado em 2005. O memorial consiste de 2.711 blocos de concreto cinza escuro e  de alturas variadas, distribuídos em fileiras paralelas. Também faz parte do memorial uma sala subterrânea chamada de “Local da Informação” onde há uma exposição que documenta a perseguição e o extermínio dos judeus.

 

4- Potsdamer Platz

Potsdamer PlatzA Potsdamer Platz é uma área com prédios super modernos e arrojados que foram construídos após a queda do muro de Berlim, em 1989. Na verdade esta praça já existia desde o Séc. XIX e nos anos 20 e 30 era um local super movimentado com restaurantes, teatros, cinema, cafés, lojas, hotéis e trânsito intenso para os padrões da época. Porém a praça foi severamente danificada por bombardeios durante a  Segunda Guerra Mundial e com a divisão de Berlim em setores após a guerra, o local acabou ficando como parte da fronteira entre os setores americano, soviético e britânico. Após a construção do muro de Berlim em 1961 os prédios restantes foram demolidos e a área ficou totalmente vazia e deserta. Somente com a queda do muro é que o local ganhou vida nova e daí foram construídos estes prédios novos e modernos que tem lá hoje em dia. A  Potsdamer Platz é também um centro de lazer, com salas de cinema, restaurantes, bares, etc. e fica a poucos quarteirões do Memorial do Holocausto.

 

5- Avenida Unter den Linden e Ilha dos Museus

A Unter den Linden é uma das avenida mais famosas de Berlim e um passeio por ela é programa obrigatório numa visita à Berlim. Ao longo desta avenida, que se estende deste a Pariser Platz (onde está o Portão de Brandenburgo) até a ponte Schlossbrücke, encontram-se diversas atrações e pontos interessantes, como por exemplo a Ópera de Berlim,  a Universidade Humboldt, os prédios Kronprinzenpalais e Prinzessinnenpalais (Palácio do Príncipe Herdeiro e Palácio da Princesa, respectivamente), o Neue Wache (um prédio em estilo neoclássico que funciona como o “Memorial Central da República Federal da Alemanha para as Vítimas da Guerra e da Tirania”) , o prédio Zeughaus, que abriga o Museu Histórico Alemão, etc. Após a  ponte Schlossbrücke fica a Ilha dos Museus e logo de cara você poderá ver a magnífica Catedral de Berlim, em frente a praça Lustgarten. Também de frente para a praça encontra-se o primeiro dos cinco museus da Ilha dos Museus, o Museu Antigo. Fazem parte ainda desta lista de museus mundialmente renomados:  o Museu Novo, que abriga o busto da rainha egípcia Nefertiti; o Museu Pergamon, que abriga peças monumentais e é o museu mais visitado de Berlim; a Galeria Nacional Antiga, que exibe principalmente pinturas do Impressionismo, Romantismo, Neoclassicismo, Biedermeier e início do Modernismo; e o Museu Bode que exibe uma coleção de esculturas, Arte Bizantina, além de uma grande coleção de moedas.

 

6- Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt - Casa de ConcertosGendarmenmarkt é uma praça no centro de Berlim, considerada por muitos como a mais bonita da cidade. A praça é composta por 3 belos e harmoniosos edifícios: a Casa de Concertos no centro e as  Catedrais Francesa e Alemã, que são praticamente idênticas e que ficam uma de cada lado da Casa de Concertos e de frente uma para a outra. Ao redor da praça existem muitas lojas, restaurantes e hotéis.

 

 

7- Alexanderplatz e Torre de TV

Berliner Fernsehturm (Torre de TV)A Alexanderplatz é uma praça grande e super movimentada de Berlim. Nela se localiza uma das principais estações de metrô da cidade, por onde passam diversas linhas, além de ser também um local com muitas opções para compra. Na Alexanderplatz você pode ver o Urania-Weltzeituhr, um relógio que mostra a hora dos mais diversos fusos horários e a Torre de TV, uma das construções mais altas da Europa e de onde se pode ter uma bela visão de Berlim em 360 graus. Nestas imediações encontra-se também a Rotes Rathaus, que é o prédio da Prefeitura.

 

8- Muro de Berlim

East Side Gallery - Muro de BerlimMais de 20 anos já se passaram desde a sua queda, mas até hoje o Muro de Berlim ainda exerce um grande fascínio nas pessoas. Então como vir à Berlim e não ver o Muro de Berlim?!? Tem que ver, faz parte do programa obrigatório. Existe ainda alguns locais onde se pode ver trechos remanescentes do muro: o mais famoso é o chamado “East Side Gallery”, que fica ao longo do rio Spree, entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke. Este trecho contém pinturas de artistas de diversas partes do mundo que expressam os acontecimentos políticos ligados ao muro. Entretanto se você quiser mais do que só tirar uma foto, quiser saber mais sobre a história do Muro de Berlim, como ele era de fato, eu aconselharia a ir no Memorial do Muro de Berlim, na Bernauer Strasse.

 

9- Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie em BerlimO Checkpoint Charlie era um posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, na época em que existia o muro e a cidade era dividida. Este posto era usado somente pelas membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros para passar da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Hoje em dia, é um dos locais com maior aglomeração de turistas. Todo mundo quer tirar uma foto da casinha e da famosa placa informando “You are leaving the American sector”!

 

 

10- Kurfürstendamm, Gedächtniskirche e Kadewe

Gedächtniskirche em BerlimA Kurfürstendamm ou simplesmente Kudamm é uma das principais e mais famosas avenidas de Berlim. É um centro comercial com muitas opções de compra, é o endeço de lojas mais populares e também de lojas de luxo – em um trecho da avenida ficam lado a lado as lojas das marcas mais exclusivas e caras.  Como continuação da avenida Kudamm, vem a rua Tauentzienstrasse, onde encontra-se a loja de departamentos Kadewe – um templo do consumo, que merece uma visita independente de fazer compras ou não. Entre a avenida Kudamm e a rua Tauentzienstrasse, tem uma praça, a Breitscheidplatz, onde fica a Gedächtniskirche. A Gedächtniskirche, também conhecida como “igreja quebrada”, é uma igreja que foi muito danificada na Segunda Guerra Mundial. Na verdade restou muito pouco da igreja, falta um pedaço da única torre que sobrou, mas estas ruínas foram mantidas justamente para lembrar os horrores da guerra, a destruição que ela causa.

Comentários

  1. avatar Tania Paiva says:

    Obrigada pelas dicas!! DANKE!

  2. avatar Arthur says:

    Isabel, parabéns pelo blog. Eu moro em Berlim há aproximadamente 7 meses e meio e até agora nao tinha encontrado um blog tao completo como esse. Tem até informacoes do tempo! rs. Sério, vou acessar sempre para saber o que tem de bom na cidade. Às vezes deixo passar coisas incríveis justamente por nao saber delas…Grande abraco

    • avatar Isabel says:

      Oi Arthur,

      Fico feliz que o blog esteja servindo de inspiracao também para quem já mora aqui! Berlim tem sempre tanta coisa para ver – a gente tem que aproveitar muita esta cidade maravilhosa. Seja sempre bem-vindo.
      Abracos,

  3. avatar Bertrand Oliveira says:

    OI, Isabel,
    Obrigado pelas dicas. Eu e minha namorada pretendemos, em abril.2013, passar uns quatro dias em Berlim e, seguramente, procuraremos conhecer as 10 atracoes recomendadas. Aproveito a oportunidade para perguntar sobre aluguel de bike, vc recomenda algum percurso interessante?
    Hotel mediano bem localizado?
    Algum lugar aconchegante para uma saida noturna?
    Mais uma vez, obrigado!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Bertrand,
      Tudo bem?

      Esta é uma época legal para visitar a cidade – o inverno já passou. Já comeca a primavera, no final do mes, fica tudo muito bonito.

      Existem várias lugares onde vc pode alugar bicicletas e que também oferecem passeios guiados. Uma, por exemplo, que eu peguei um folheto outro dia foi esta: http://www.takeabike.de/tab_html/tab_engl/home2_engl.html
      Fica no centro, relativamente perto do Portao de Brandemburgo.

      Berlim tem tantas ciclovias, é uma cidade perfeita para andar de bike. E pelo arredores também é fantástico, Pelo tempo que vcs vao ficar na cidade, vcs podem fazer um tour pelo centro que daí vcs já conhecem alguns pontos turísticos, por exemplo, á partir do Portao de Brandemburgo, entrando no parque Tiergarten, passando pelo Palácio Bellevue e passear às margens do rio Spree.
      Eu vou ver se encontro um mapinha com rotas para bike e te mando.

      Com este nome de hotel eu nao consegui achar. É este nome mesmo? Me manda o endereco.

      O que vc gosta de fazer? Sair para jantar, ir a um bar? Fico no aguardo de sua resposta para poder te responder melhor.

      Abraco,
      Isabel

  4. avatar Carlos says:

    Olá, Isabel.
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa e solidariedade com as pessoas.
    Minha filha estará em Berlim no dia 12 de janeiro (auge do inverno brrrrrr) e gostaria de uma dica sua de local adequado para hospedagem (hotel em média 3*).
    Atualmente ela está em Bruxelas e vai para Belim de trem, depois saindo nesse mesmo meio de transporte.
    Assim, considerando o clima de inverno, se voce puder dar uma dica para hospedagem (e deslocamentos que terão que ser feito de metrô), ficaríamos muito gratos.
    Abraço e muito sucesso.
    Carlos

    • avatar Isabel says:

      Oi Carlos,

      Eu fiz uma pesquisa para você no Booking.com e selecionei alguns hotéis que tem uma estação de metrô próximo e que sei que fica em um local bom, com restaurantes, lojas, etc. por perto. Todos eles ficam no bairro de bairro de Mitte – que é onde se concentram as principais atrações de Berlim. Eu fiz esta pesquisa considerando a estadia de 12 a 16 de janeiro, já que não sei quanto tempo sua filha vai ficar em Berlim. É só para voce ter uma idéia, você pode usar o site para fazer uma pesquisa mais adequada às tuas necessidaes/expectativas:

      O Maritim é 4*, mas pelo que vi está na faixa de preço de alguns 3* e é suuuper bem localizado. Também 4*, mas com excelente localização: NH Berlin Friedrichstrasse. O Eurostars Berlin também se localiza na Friedrichstraße.

      O Best Western Hotel Berlin Mitte também tem fica relativamento perto de uma estação. E o Hotel Amelie Berlin fica bem perto do anterior.

      Outros bem localizado:
      Winters Hotel Berlin Mitte Am Gendarmenmarkt
      Hotel Kubrat am Checkpoint Charlie

      • avatar Ana Maria Pimenta Camacho says:

        Olá, boa tarde
        Vou a Berlim com o meu marido por 8 dias e vou ficar hospedada no Alexander Plaza Hotel. Vi o seu blog e gostei muito das suas sugestões….Sabe se fico bem localizada? estou um pouco apreensiva, porque não domino a língua, mas penso que vou gostar…Sabe se há os city buses para podermos conhecer os pontos turísticos? Andar de metro na cidade é fácil? O bilhete do metro dá tb para outro transporte público? desculpe estar com estas pergunta, mas, gosto de ter informações de quem já conhece bem a cidade. Estou a pensar, num dos dias, apanhar o combóio e ir até Hamburgo,que acha da ideia? Ou existem ideias melhores? Obrgada. Um beijinho
        Ana Maria

        • avatar Isabel says:

          Oi Ana Maria,

          Este hotel (Rosenstraße 1, certo?) fica bem lolizado sim – é uma rua tranquila, mas bem perto de restaurantes, comércio, diversos pontos turísticos, etc. Nas imediações da prefeitura (perto do seu hotel) partem ônibus turísticos. O tranporte público é integrado, com um bilhete você pode usar qualquer tipo de transporte (na opção “Transporte” você pode saber mais sobre como funciona o transporte público de Berlim, tipos de bilhetes, como usar, etc.).

          É possível sim fazer um “bate-e-volta” à Hamburgo, a viagem dura cerca de 1:30. Uma outzra opção de passeio nas imediações de Berlim é Potsdam/Sanssouci.

          Bjs,
          Isabel

          • avatar Ana Maria Pimenta Camacho says:

            Obrigada Isabel…Sem dúvida que o seu blog é ótimo…está tudo tão bem explicado…Parabéns…Vou para Berlim dia 23 deste mês e volto para a minha terra-Ilha da Madeira , dia 30…Nesses dias se eu precisar da sua ajuda vou ao seu blog e estarei certa que logo vem a resposta….muito obrigada…Beijinhos
            Ana Maria

          • avatar Isabel says:

            Oi Ana Maria,

            Obrigada pelo elogio ao site. Espero que tenha uma ótima estadia em Berlim.

            Bjs,
            Isabel

  5. avatar Antonio Carlos says:

    Parabéns! Seu blog é fantástico. Muito rico em informações. Estou indo para Berlin agora em fevereiro e ler seu blog dá mais entusiasmo ainda para conhecer esta fascinante cidade. Ótimo trabalho.

    • avatar Isabel says:

      Obrigada Antonio. Que legal que virá conhecer Berlim pois é uma cidade fascinante mesmo.
      Um grande abraço,
      Isabel

  6. avatar Leonor de Oliveira says:

    vale muito a pena passar uma tarde inteira no zoológico da cidade.

    • avatar Isabel says:

      Sem dúvidas Leonor. O zoológico é muito bonito e rico em diversidades de animais. É um lugar que gosto muito também.
      Abraços,
      Isabel

  7. avatar Detinha says:

    Vou fazer um tour esse ano e coloquei Berlim na minha rota por causa da riqueza de detalhes que é seu blog, já me apaixonei pelo lugar, parabéns. Andei lendo tudo e inclusive os comentários, só gostaria de saber se a cidade dispõe de um sistema de transporte turístico (onibus turístico) como em algumas cidades do mundo onde você compra o bilhete e circula por uma rota pré determinada e se tiver se vale a pena. Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Fico feliz Detinha que o blog tenha te inspirado para visitar Berlim.

      Sim, tem vários onibus turísticos fazendo roteiros por Berlim, como este aqui: http://www.city-sightseeing.com/tours/germany/berlin.htm#tourlandingposition

      Tem ainda a linha de onibus 100 que faz parte do sistema de transporte público e que voce pode pegar sem custos adicionais se já tiver comprado o bilhete para o metro/onibus. Esta linha é muito legal, é uma espécie de linha turística, ela sai da Alexanderplatz e vai até a avenida Kudamm, passando por várias das principais atracoes da cidade. Eu acho esta linha uma ótima opcao, voce pode pegá-la e ir descendo nos pontos que quiser para conhecer melhor o ponto turístico/atracao.

      Abraco,
      Isabel

  8. avatar Francisco says:

    Isabel, gostei do seu blog. Parabéns. Gostaria de dicas para o período de 20/05 a 23/05 em Berlim. Tipo hotel bom e lugares legais para jantar, beber ou petiscar a noite. Obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi Francisco,

      Tudo bem? Fico feliz que tenha gostado do blog.

      Berlim tem tantos hotéis… Olha vou te mencionar alguns que acho que ficam muito bem localizados, bem centrais, dá para ir a a muitas atracoes à pé, além de terem estacao de metro por perto:

      —- O Maritim
      —- Meliá
      —- Radisson Blu
      —- Hilton
      —- Regent

      Perto destes hotéis tem tantas opcoes de bares e restaurantes para escolher! Vc pode escolher à vontade.

      Só uma dica… como esta época que vc vem já é bem agradáve, é primavera, daí já funcionam os Biergarten (cervejarias a céu-aberto) e os Strandbar (bares de praia). Para quem vem neste período eu recomendo a ir pelo menos uma vez em um destes locais, pois sao a cara da Alemanha/de Berlim. Sao lugares descontraídos, voce pode ir em um final de tarde/início de noite.

      Um Biergarten que gosto muito é o Café am Neuen See. E Strandbar gosto do “Capital Beach” que fica à beira do rio, pertinho da estacao central de trens e do “Strandbar Mitte”, que também fica à beira do rio, com vista para o Bode-Museum.

      Se precisar de mais alguma coisa, dá um toque.

      Isabel

  9. avatar Bruno Pimentel says:

    Parabéns Isabel, simplesmente PARABÉNS. Rico de informações. Estou fazendo uma busca sobre as cidades que irei visitar na Europa e até agora o seu blog é o melhor que achei, sem dúvida. Pode ter certeza que me ajudou bastante. Danke!

    • avatar Isabel says:

      Muito obrigada Bruno por seu feedback! E se precisar de mais alguma informacao que nao encontrou é só dar um toque.
      Abracos,
      Isabel

  10. avatar Ivoneide says:

    Belo trabalho, belo blog o seu, principalmente por ajudar a tantos que pouco ou nada conhecem de Berlim, importante a ajuda e orientação com tantas informações e riqueza de detalhes, não poupando nada de esclarecedor.
    Parabéns!
    Ivoneide

  11. avatar Rodrigo says:

    Isabel, parabéns pelo blog – excelente!

    O hotel Park Inn Mitte vale a pena?

    Abs.,

    Rodrigo

    • avatar Isabel says:

      Oi Rodrigo,

      Tudo bem? Fico contente que goste do blog.

      Olha o que posso te dizer é que o Park Inn é um hotel enorme, abrigado em um prédio moderno, alto e que fica muito bem localizado – ele se encontra na Alexanderplatz, do lado da Torre de TV. Dali é possível ir até vários dos principais pontos turísticos de Berlim à pé. Além disto a Alexanderplatz é excelente para transporte, passa por lá diversas linhas de ônibus, bondinhos e tem uma das principais estações de metrô da cidade, onde passam diversas linhas. É também uma área com muitas opções de compras, tem a loja de departamentos Galeria Kaufhof, o shopping Alexa, a loja de eletro-eletrônicos Saturn, além de vários outras lojas. E é claro, a região oferece muitas opções de restaurantes, lanchonetes.

      Então se vc procura estas características em um hotel para ficar em Berlim, com certeza vale à pena sim!

      abraços,
      Isabel

  12. avatar Erica says:

    Isabel,
    amei seu blog. Super completo com ótimas dicas. Parabéns!!
    Me tira uma dúvida, não é interessante ficar na Ku’damm ou próximo para se aproveitar mais a noite, com os cafés e bares??
    Obrigada pela ajuda.

    • avatar Isabel says:

      Tudo bem Erica? Que bom que tem achado boas dicas por aqui!

      Se for pensando em aproveitar a noite eu acho Mitte melhor, tem mais opcoes. Além disto é mais central, fica muito mais perto de Friedrichshain, Kreuzberg ou Prenzlauer Berg, que sao os bairros da moda, mais agitados e cheios de bares.

      Abraco,
      Isabel

  13. avatar Tatiana says:

    Olha Isabel….adorei o blog, e amo essa cidade!!! To voltando pela 4 vez mas agora com meu Pai, q e arquiteto. Vc tem uma dica de um roteiro interessante pa arquitetos? estarei ai no dia 1 de marco 10 dias de pura BERLIM…amo!

    parabens pelo blog
    abraco
    tati

    • avatar Isabel says:

      Oi Tatiana,

      As construcoes ao redor do Reichtag (com sua moderna cúpula) sao bem interessantes – tem a Paul Löbe Haus, a Marie Elisabeth Lüders, o prédio da chancelaria – todos muito legais para ver pela margem do rio também. Tem a estacao central de trens..

      Acho que a Potsdamer Platz com o Sony Center também é interessante. E a poucos quarteiroes o prédio da Filarmonica. Entre a Postsdamer Platz e o Memorial do Holocausto tem um prédio bem interessante, o Otto Bock Science Center.

      E tem o museu Judaico, que é outra obra fantástica. A construção anexa do Museu Histórico Alemão também é muito interessante.

      Abs,
      Isabel

  14. avatar Neila says:

    Fantasticas essas dicas. Estou em Berlim agora e está sendo essencial para conhecer a cidade. Mas vou precisar vir outra vez para seguir todo o roteiro elaborado. Parabens! Vou indicar seu blog para meus amigos. Muito obrigada pelo seu excelente trabalho; muito eficiente e cuidadoso.

    • avatar Isabel says:

      Muito obrigada Neila por seu feedback e elogios. E volte sim, quem sabe no verão, para você ver outra cara da cidade!

      Abraço,
      Isabel

  15. avatar Ana says:

    Adorei o seu blog!
    Estive em Berlim em 2005 (somente 3 dias, em trabalho) e não tive a oportunidade de conhecer a cidade. Voltarei em breve, desta vez em passeio, e amei todas as suas dicas!
    Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Legal Ana que terá a oportunidade de conhecer melhor Berlim. Se precisar de alguma info que não achou aqui pode perguntar. Bjs, Isabel

  16. avatar Thais says:

    Tô impressionada com a qualidade do seu blog. Tanto pela excelente e acessível escrita, quanto pelo cuidado e nível de detalhes das informações. Fora a sua disponibilidade e paciência em responder aos mais diversos comentários. Parabéns! Começamos a planejar nossa viagem no fim do ano (Budapeste, Viena, Cesky Krumlov, Praga, Berlim e Paris) e acabamos incluindo Berlim meio que por acaso. E agora estou apaixonada, mesmo sem nunca ter pisado aí! Ainda bem que separamos 5 noites e queremos ver a melhor forma de aproveitar ao máximo tudo o que Berlim oferece! Seu blog certamente vai nos ajudar muito.
    Bjs, Thaís

    • avatar Isabel says:

      Oh Thais, muito obrigada por seu feedback taão carinhoso. Para mim é sempre um prazer e gratificante ouvir que as pessoas gostam do que encontram por aqui, quando me dizem que tem qualidade. Eu de fato escrevo pensando nos leitores, nas pessoas que nunca vieram e talvez não tenham a menor idéia sobre a cidade. Então procuro ajudar da melhor forma possível.

      E espero que vc ame Berlim mais ainda quando conhecer pessoalmente.

      Bjs e espero vê-la sempre por aqui

      • avatar Thais says:

        Olha eu aqui de novo. Cheguei hj em Berlim e vim logo consultar seu site! Ja fiz o tour do onibus 100 e amanha já tenho visita agendada no Reichstag ;) Bjs

        • avatar Isabel says:

          Oi Thais,

          Seja sempre bem-vinda. Espero que esteja curtindo Berlim – apesar do tempo não estar dos melhores!!

          Bjs,
          Isabel

  17. avatar Sonia b alves says:

    Muito agradecida pelas dicas. Vc escreve tão carinhoso, que parece que estou conversando com vc pessoalmente. Eu e meu marido chegaremos em Berlim em abril. Depois de ler seu Blog, tenho certeza que vou adorar essa cidade, com toda sua história. Um bj enorme

    • avatar Isabel says:

      Sonia eu que agradeço por um comentário tão carinhoso!! E tomara mesmo que adore Berlim – se precisar de alguma informação que não encontrou no blog, é só dar um toque. Bjs, Isabel

  18. avatar Sara says:

    Isabel, irei a Berlim na segunda quinzena de outubro, ficarei 5 dias e seu blog foi indicado pela minha cunhada que há anos fez intercâmbio em Berlim. Parabéns, pois o blog é rico em detalhes. Pena que irei no outono e não dará para visitar as cervejarias a céu-aberto e os bares de praia.

    • avatar Isabel says:

      Oi Sara,

      É uma pena mesmo! A nao ser que vc tenha sorte e faca dias lindos como tivemos ano passado. Houve um período de outubro que as temperaturas estavam bem amenas e daí ainda pudemos aproveitar uma última passad por um Biergarten antes do início do frio de verdade.

      Abs e se precisar de alguma informacao que nao tenha encontrado no site, é so dar um toque.
      Isabel

    • avatar Meirelane Rosa says:

      Olá Isabel! Parabéns pela riqueza do blog e também pela rapidez e proatividade nas respostas.
      Vou para o Berlim dia 02 de Outubro 2013. iremos um grupo grande do Rio de Janeiro. É muito frio nessa época? você sabe se tem algum passeio bacana com descontos para grupos? Desde já Agradeço. Meirelane Rosa

      • avatar Isabel says:

        Oi Meirelane,

        Em outubro podemos ter dias belíssimos, ensolarados, mas as temperaturas já são mais para frio – eles não devem passar dos 14, 15 graus. Ano passado ainda em outubro tivemos alguns dias bem agradáveis com temperaturas na casa dos 18 a 20 graus, mas isto é mais exceção e se ocorrer é por poucos dias.

        Quanto aos passeios… eu não sei te informar qual que oferece descontos para grupos.

        Abs,
        Isabel

  19. avatar Rivaldo e Suely says:

    Tivemos a satisfação da companhia da Isabel Miranda como nossa guia na cidade de Berlin. Pessoa competente, inteligente e conhecedora da sua atividade turistica. E o melhor, deixa voce bem a vontade, o que torna um passeio bastante agradável e sem stress. Parabéns Isabel. Recomendamos o seu trabalho.
    Abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Rivaldo e Suely,

      Muitíssimo obrigada pelo comentário tão gentil e carinhoso. Foi um prazer guiá-los por Berlim – espero que tenham gostado da cidade, apesar do frio que em certos momentos foi quase insuportável.
      Um grande abraço para você, Suely, Mirian, Alcides e Rose

  20. avatar claudia says:

    Olá Isabel, irei para Berlim na 2ª quinzena de outubro, e estou perdida de como montar um roteiro para três dias e duas noites, visitando os lugares imperdíveis, seria muito te pedir uma dica, pois não sei o que, fica perto de que, para não perder tempo,
    amei teu Blog
    ta sendo muito útil para mim,
    muito obrigada
    claudia

    • avatar Isabel says:

      Oi Claudia,

      Alexanderplatz, Prefeitura, Nikolaiviertel, Ilha dos Museus, Catedral de Berlim, av. Unter den Linden (trecho onde se encontram alguns prédios históricos como a Neue Wache, Universidade Humboldt e e Bebelplatz) e o Gendarmenmarkt ficam mais ou menos um após o outro.

      Potsdamer Platz, Memorial do Holocausto, Portão de Brandenburgo, Reichstag ficam praticamente numa linha reta. De uma ponta à outra deve ser cerca de 1 a 1,5 km.

      De ônibus (por exemplo, com a linha 100) do Reichstag até a Igreja da Memória são cerca de 10/15 minutos. Nas imediações da igreja, ficam as Av. Kudamm, a loja de departamentos Kadewe, o zoológico de Berlim.

      Não sei se vc chegou a ver, mas neste mapa eu marquei a localização das principais atrações de Berlim. Nele você pode ver onde ficam outros pontos que já esteja um pouquinho mais longe destes outros que citei acima.

      Abs,
      Isabel

  21. avatar Caio says:

    Isabel,
    estarei indo a Berlim em setembro e ficarei sete noites no hotel Park inn by Radisson.
    o que me diz sobre o hotel? e gostaria que falasse sobre como faço para visitar outras cidades tipo praga, frankfurt etc..

    • avatar Isabel says:

      Oi Caio,

      Tudo bem?

      O Park inn é um hotel grande, que fica localizado na Alexanderplatz – região central de Berlim. De lá você pode ir aos principais pontos turísticos à pé. Além disto a Alexanderplatz oferece muitas opções de transporte – lá tem uma das principais estações da cidade, por onde passam várias linhas de metrô e por lá também passam diveras linahs de ônibus.

      Para Praga o melhor é ir de trem – a viagem dura cerca de 4:30. Para Frankfurt dá uma olhada tanto de trem quanto de avião, para comparar, pois para alguns lugares o avião acaba sendo até mais em conta, mas Frankfurt – Berlim não é um rota que a gente encontre muitas opções de preços bons. Para pesquisar/comprar passagens de trem, este é o site da Deutsche Bahn – a cia de trens: http://www.bahn.de/i/view/overseas/en/index.shtml

      Abs,
      Isabel

      http://www.bahn.de/i/view/overseas/en/index.shtml

  22. avatar Lindalva says:

    Olá Izabel, boa noite!!!
    Meu marido e eu estamos pretendendo conhecer algumas cidades da Alemanha em julho na segunda quinzena, gostei muito do seu blog, você teria dica sobre outras cidades além de Berlim, pretendemos conhecer Munique e Frankfur. Temos 2 dias disponível para cada cidades.
    Teria como ajudar informando os Hotéis bem localizados, o que vale a pena conhecer para não perdemos tempo, já que temos poucos dias em cada cidade.
    Abraços,
    Lindalva

  23. avatar Rodrigo says:

    Isabel, como todos aqui, primeiramente gostaria de parabeniza-la pela qualidade do blog. Minha esposa já o frequenta há muito tempo, planejando nossa viagem para Berlin no início de junho.
    Só agora tive a curiosidade de acessar. Fiquei impressionado com o detalhamento das informações. Certamente serão úteis para todos.
    Bom, indo ao assunto, esta será nossa segunda vez em Berlin. O mote da viagem é o show do Rush no dia 06 no O2 Arena. Passaremos 5 dias e depois continuaremos nossa tour europeia.
    Já conhecemos as principais atrações, algumas delas vamos rever. Gostaria de saber se existe alguma atração nova (pós 2010) que você considere imperdível para quem visita a cidade, alguma exposição temporária, algo assim.
    Muito obrigado.

    • avatar Isabel says:

      Oi Rodrigo,

      Obrigada pelo elogio ao site!

      Este ano está sendo lembrado os 80 anos da chegada dos nazistas no poder e por conta disto há algumas exposições pela cidade. No Museu Histórico Alemão, por exemplo, tem a exposição “Zerstörte Vielfalt. Berlin 1933 – 1938″ (“Diversidade Destruída. Berlin 1933 – 1938).

      Ano passado foi inaugurado o “O Muro – O Panorama Asisi de uma cidade dividida” – um panorama, uma imagem gigante em 360 graus que retrata o muro de Berlim (dá uma olhada no link)

      Não sei se você estará aqui nesta data, mas no dia 02 de junho acontece a Open Air Gallery – um evento na ponte Oberbaumbrücke (perto da East Side Gallery), onde mais de 100 artistas expõem suas obras.

      Isabel

      • avatar Rodrigo says:

        Oi Isabel, chegaremos exatamente na manhã do dia 02 de junho, por isso, muito obrigado por todas as dicas.

  24. avatar Sonia Thompson says:

    Isabel, boa noite!
    Vc poderia me dizer se Potsdan fica muito longe de Berlim, e qual o meio de transporte para ir até lá?
    Existe alguma excursão?
    Grata
    Sõnia

    • avatar Isabel says:

      Oi Sonia,

      Potsdam fica a cerca de 1 hora do centro de Berlim. Creio que você deve querer ir no palácio Sanssouci… Na estação Friedrichstraße você pode pegar a linha S7 (direcão Potsdam Hbf), descer na estação final e lá pegar o ônibus 695 (direção: Pirschheide Hbf) e descer no ponto Schloss Sanssouci.

      Abs,
      Isabel

  25. avatar Marcio meneses says:

    Oi adorei seu blog ,estou indo para Berlim passar duas semanas no período 23 de julho a 4 de agosto ,que dicas você poderia me dar neste período na Alemanha .

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcio,

      Demorei para responder – estava de férias e daí as coisas se acumularam.

      Olha o que pode ser interessante é o Festival Internacional da Cerveja – ele ocorre entre os dias 02 e 04 de agosto na av. Karl-Marx-Allee (entre as estaçoes de metrô Strausberger Platz e Frankfurter Tor), no bairro Friedrichshain. Dezenas de cervejarias de países diversos apresentam/oferecem suas cervejas.

      Abs,
      Isabel

  26. avatar Fabiana says:

    Oi Isabel!
    Estarei em Colonia e pretendo passar um dia me Berlim, pensei em pegar um trem de colonia que chega em berlim as 22h e volta às 18, o que me sugere?

    • avatar Isabel says:

      Oi Fabiana,

      Pelo que entendi você dorme em Berlim uma noite e depois tem o dia seguinte até as 18 horas….

      Você consegue ver muitos dos principais pontos turísticos: Potsdamer Platz, Memorial do Holocausto, Portão de Brandenburgo, Reichstag ficam praticamente numa linha reta. De uma ponta à outra deve ser cerca de 1 a 1,5 km.
      A av. Unter den Linden vai do Portão de Brandenburgo até praticamente a Alexanderplatz, passando pela Catedral de Berlim, Ilha dos Museus e Prefeitura.

      Abs,
      Isabel

  27. avatar Zita Lopes says:

    Obrigada pela ajuda que proporciona a quem pretende visitar Berlim.
    Dado que tencionamos viajar para Berlim com uma criança de 11 anos gostaria que nos desse algumas dicas sobre atrações adequadas e que em particular nos desse informação sobre a Legoland.
    Abraço
    Zita

  28. avatar SANDRA says:

    Oi isabel, vou chegar quase a noite em berlin(num sabado) e ficar perto do zoo. A rua Kurfürstendamm tem movimento sabado a noite? até que horas? tem supermercado aberto sabado a noite perto? estou com medo de alimentação(nem que seje Mac donald’s) porque estou com 2 filhos criança. Agradecida

    • avatar Isabel says:

      Oi Sandra,

      A área em torno da estacao Zoo é bem movimentada – dentro da estacao há diversas lojinhas. Nao muito longe, na av. Kudamm (ou Kurfürstendamm), tem por exemplo a loja de departamentos Karstadt – onde você encontra uma parte de supermercado também e ela deve ficar aberta até às 20 horas. Além disto nesta avenida (tem por ex. um Hard Rock Cafe) e ruas transversais é possível encontrar diversos restaurantes.

      Abs,
      Isabel

  29. avatar Camila Pierotti says:

    Olá Isabel!
    Parabéns pelo site, tem sido minha graaaaande ajuda!
    Eu gostaria de uns conselhos. Vou ficar em um hostel na região de Friedrichshain, perto do S-bahn Osktreuz (?), é uma região perigosa?
    Outra coisa, vou ficar só 2 dias, e gostaria de saber se a Linha 100 é a melhor opção pra mim, pra conseguir ver essas 10 atrações.
    Muito muito obrigada desde já!
    :)

    • avatar Isabel says:

      Oi Camila,

      A estacao Ostkreuz em si é meio estranha, eu particularmente nao me sentiria à vontade de descer sozinha lá à noite, mas eu nao diria necessariamente que é perigosa, em geral Berlim nao é uma cidade perigosa. E eu nao sei onde exatamente fica o hostel, pode ser que fique em uma rua legal.

      O ônibus 100 é uma uma boa opcao sim, ele passa por diversas das atracoes ou pelo menos perto. Pela East Side ele nao passa, mas este trecho do muro fica perto da estacao Ostkreuz.

      Abs,
      Isabel

  30. avatar Maria Silvia says:

    Oi Isabel, estamos querendo ir de trem de Berlim para Praga. Nosso hotel é Hollyday Inn Berlin City Centtre. Gostaríamos de saber se tem alguma estação de trem perto deste Hotel. Parabens pelo blog, adorei as suas dicas e vou seguí-la .
    Abraço

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria,

      O trem para Praga sai da Haupbahnhof (a estaçao central) e a estaçao de metrô mais perto deste hotel (Prenzlauer Allee 169, correto?) é a “Prenzlauer Allee” que não passa na Haupbahnhof – você provavelmente vai precisar pegar um bondinho até a Alexanderplatz e de lá pegar S-Bahn (metrô de superfície) até a Haupbahnhof.

      Abs,
      Isabel

  31. avatar Ticiane says:

    Olá Isabel,
    Gostaria de tirar umas dúvidas….Estarei em Berlim pela primeira vez no dia 01/10/13 É uma época muito fria e chuvosa?
    Vou me hospedar em um hotel no Mitte próximo a estaçao Rosenthaler Platz…..é uma boa localizaçao?
    Qual o local mais próximo para visualizar o Muro?
    Li relatos sobre o ônibus 100, mas não entendi direito….Se eu comprar um ticket avulso do metrô posso reutilizá-lo para fazer city tour no onibus 100? Se positivo….Onde pego esse ônibus? Em qualquer ponto de onibus?

  32. avatar Ticiane says:

    Continuaçao…..

    Chegarei de Paris….
    O aeroporto TEGEL é próximo ou distante do centro da cidade?
    Caso eu chegue de trem……por qual estaçao devo chegar?

    Obrigada pela atençao e pelas dicas

    • avatar Isabel says:

      Continuando….

      - Tegel fica a uns 13km do centro da cidade. De trem você provavelmente deve descer na Hauptbahnhof – que é a estaçao central de trens.

      Abs,
      Isabel

  33. avatar maria oneide says:

    Olá estou gostando de ler suas dicas. Vamos fazer um tour pela Europa em setembro e passaremos por Berlim, e teremos 1 dia livre. Quero aproveitar ao máximo e por isso estou começando ler as dicas…

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria,

      Espero que as dicas possam ajudá-la a planejar a sua curta estadia em Berlim.

      Abs,
      Isabel

  34. avatar Nando Saad says:

    Boa noite,

    Estou indo para Pragelato na Itália e estou pensando em estar em Berlim de 15 a 18 de Janeiro do meus filhos de 6,14 e 17 anos.
    Será que é um bom mês para ir? Ou é mais recomendável em outra ocasião?
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente
    Nando

    • avatar Isabel says:

      Oi Nando,

      Vai muito do gosto de cada um! Em janeiro estamos em pleno inverno, os dias são mais curtos, cinzentos e faz frio. Pode ser que neve, como também pode não nevar. A cada ano é diferente, varia bastante. Se não gostarem de frio, eu aconselharia vir em outra época, entre os meses de maio de outubro, quando as temperaturas são mais amenas.

      Abs,
      Isabel

  35. avatar VL says:

    Parabéns pelo Blog é um verdadeiro Guia de Berlim!
    Irei visitar a cidade em breve com a ajuda de algumas das suas dicas!
    Abs,
    VL

    • avatar Isabel says:

      Obrigada! fico contente em saber que pode aproveitar algumas das informações encontradas no site.

      Abs e fico lhe desejando uma boa estadia em Berlim.
      Isabel

  36. avatar Taís says:

    Isabel, vamos passar uma semana em Berlim na casa de amigos em outubro e com certeza teu blog será mt útil! Danke! Taís

  37. avatar Luciana says:

    Oi, Isabel!!
    Adorei o seu blog! Obrigada por tantas dicas.
    Por favor, você sabe se o hotel Arte Luise Kunsthotel é bem localizado?
    Obrigada

    Luciana

  38. avatar Maria Araújo says:

    Olá Isabel,

    Será que me pode indicar quais as zonas mais alternativas da cidade? Onde é que existem feirinhas e lojas mais “in”? E sobre a noite de berlim, o que recomenda?

    Obrigada,

    Maria

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria,

      As áreas mais alternativas se concentram nos bairros Friedrichshain e Kreuzberg, assim como neles também se concentram bares e discos. Neste post você pode encontrar alguma inspiração para a noite de Berlim.

      Abs,
      Isabel

  39. avatar Salomão Ness says:

    oi Isabel !
    valeu as dicas !
    estamos chegando semana que vem em Berlim, vamos passar 4 dias de carro conhecendo os lugares que vc indicou !

    valeu !!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Salomão,

      Obrigada por deixar seu comentário! Espero que aproveite bastante sua estadia em Berlim.

      Abs,
      Isabel

  40. avatar KARINE says:

    Ola Isabel,

    Iremos curtir o inverno na Europa, comecaremos por Berlim, onde ficaremos por 4 noites, incluindo a noite de natal. Que vc sugere pra uma familia com 4 filhos nesta estadia?
    Depois de Berlim temos Cracovia – Praga – interlaken no roteiro.
    Como posso ir a Cracovia desde Berlim?

    Parabens pelo trabalho.

    Karine

    • avatar Isabel says:

      Oi Karine,

      Neste link você encontra uma série de posts sobre a época de natal em Berlim, com sugestões de atividades para fazer.

      Eu não sei te informar se tem ônibus para Cracóvia, mas trem provavelmente sim. No site da Deutsche Bahn (cia de trens) você pode pesquisar passagens.

      Abs,
      Isabel

  41. avatar Thaisa Coelho says:

    Oi isabel,

    Estou indo pra Berlim agora em Setembro e gostaria de saber com estará o clima por ai, ja que vou fazer uma trip pela Europa durante um mês dai queria levar o essencial msm, entende???
    Adorei seu blog….me ajudou muito!!!!

    Bjokas

    • avatar Isabel says:

      Oi Thaisa,

      À partir de setembro a tendência é que os dias se tornem mais frios. Mas não posso te dizer como vai estar extamente pois a cada ano é um pouco diferente, pode ser que exatamente nos dias que você esteja em Berlim pegue dias mais amenos/quentes ou pegue uma frente fria. De qualquer forma já é aconselhável trazer roupas para um frio mais leve.

      Isabel

  42. avatar Guilherme Fontes says:

    MEU DEUS! Simplesmente espetacular esse site! Parabéns, parabéns e mil vezes parabéns! Amanha chego em Berlim (estou nesse momento em praga, segunda cidade do meu mochilao pela Europa) e vou segui exatamente suas dicas do site! Estou bastante empolgado com a visita, pena q vai ser mto rápida…entao sem duvida vou tentar aproveitar ao máximo e seu site vai me ajudar bastante! Novamente, parabéns e, em nome de tds os mochileiros, obrigado!!

    • avatar Isabel says:

      :-)

      Muito obrigada Guilherme por seus elogios. Espero que aproveite muitíssimo Berlim – apesar do pouco tempo.

      Abs,
      Isabel

  43. avatar Liliana Lopes says:

    Ola Isabel,

    Estarei indo para Berlim agora dia 19 Set e vou chegar pelo aeroporto de Schoenefeld SXF, esse aeroporto fica mais ou menos a que distancia do bairro de Mitte? O acesso do aeroporto e feito de metro, bus ou trem? Se for feito pelos 3, qual o mais rápido e mais direto? o metro faz ligação direta para o bairro de Mitte? Irei também para praga, já li aqui que as saídas para la partem de Haupbahnhof (a estaçao central) de Mitte a essa estação central e perto? qual melhor transporte para eu chegar a essa estação?

    Parabéns, esta super completo seu blog e com ótimas informações e uma ótima orientação sua.

    Abraços,
    Liliana

    • avatar Isabel says:

      Oi Liliana,

      O aeroporto Schönefeld fica a cerca de 30 min do centro (Mitte) de trem (linhas RE7, RB14), que é a melhor opção para se usar.

      A Haupbahnhof fica bem central mesmo, por ela passam duas linhas do S-Bahn, assim como alguns ônibus. (a melhor opção vai depender do local onde você esteja hospedada).

      Abs,
      Isabel

  44. avatar Hercília Oliveira says:

    Olá Isabel,
    Pela primeira vez estou visitando o seu blog, e sinceramente, que todos os elogios que lhe são dados são mais que merecidos…, PARABÈNS!!!
    No dia 21 deste mês, estou indo com uma amiga para Hamburgo durante 3 dias. Mas começamos a programar dar um salto a Berlim por um só dia. Sabemos que é pouco para uma cidade tão interessante e com tanta coisa para ver; mas…, sempre é melhor que nada!
    Ainda não sabemos se vamos de trem ou de ónibus, mas creio que ónibus será melhor e mais em conta.
    O que eu gostaria de saber e lhe peço ajuda, por favor, é como utilizar da maneira mais rentável o pouco tempo que teremos. Iremos no ónibus que houver mais cedo, e voltaremos no que mais tarde partir.
    Desde já lhe agradeceremos muito a ajuda que nos poderá dar.
    Se puder e quiser, me diga: é portuguesa ou brasileira?
    Muito obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Hercília,

      Obrigada pelo comentário positivo em relação ao blog. E eu sou brasileira.

      Como você vai fazer um bate-e-volta, eu te recomendaria o trem (apesar de provavelmente ficar um pouco mais caro), pois deve andar mais rápido e assim vocês terão um pouquinho mais de tempo na cidade. Na rodovia deve andar rápido, mas muitas vezes ao entrar na cidade o trânsito complica e daí perde-se bastante tempo.

      Bem, mas independente de como decidam vir, você pode dar uma olhada no post com as Top 10 atrações de Berlim nele você encontra os principais pontos turísticos da cidade. Os 4 primeiros itens da lista estão praticamente em uma linha reta, não muito distantes um do outro.

      Abs,
      Isabel

  45. avatar Hercília Oliveira says:

    Muto obrigada Isabel, pela rapidez da resposta e da dica que dá sobre o transporte a utilizar.
    Já agora, gostaria de saber se possível, se usando o bus 100 tem alguma parada que fique perto do lugar onde foi o muro de Berlim; já agora gostaríamos de conhecer…
    Tem tantas e boas dicas neste fantástico blog, que até já estamos lamentando não termos programado dividir a viagem entre Hamburgo e Berlim. Vamos tentar ver o mais possível…

    Quanto a ser brasileira…, bem que me parecia! Em algumas coisas se nota, e no bom sentido…
    Fique sabendo, que a seguir ao meu país, Portugal, o Brasil é o meu país de paixão!
    Tenho viajado muito por este mundo, mas o Brasil…, apesar de já lá ter ido muitas vezes pois tenho lá muitos e bons amigos, é sempre o país de que mais gosto e que tem um povo único no mundo!
    Mais uma vez muito obrigada, e aquele abraço.

    Hercília

    • avatar Isabel says:

      O ônibus 100 não tem nenhuma parada perto do muro de Berlim. Caso resolva vir de trem, descendo na estação central, você pode pegar o S-Bahn (S5, S7 ou S75) e descer na estação Warschauer Str. que fica perto da East Side Gallery (o trecho remanescente mais longo do muro). Mas se não quiser um pouco mais longe, você pode ver o trecho da Topografia do Terror, que fica a uns 10-15 min de caminhada da Potsdamer Platz (e aqui também tem alguns blocos do muro desmontados e alinhados um ao lado do outro).

      Ah você é portuguesa… pela primeira mensagem não deduzi. Portugal é uma país muito bonito também.

      Abs,
      Isabel

  46. avatar Hercília Oliveira says:

    Oi Isabel
    Muito obrigada pelas informações que enviou e que serão muito úteis.

    Sim, Portugal é pequenino mas muito bonito. Se ainda não conhece…, tem que conhecer, e como moro muito perto da linda cidade do Porto ( que já por dois anos consecutivos, foi classificada como a melhor cidade europeia para visitar…) se um dia a quiser conhecer, é só me contactar e eu terei todo o prazer em a ajudar no que precisar, tá?
    um abraço
    Hercília

    • avatar Isabel says:

      Oi Hercília,

      Eu já passei férias na região do Algarve, que por sinal é belíssima. Fizemos uma visita rápida a Lisboa também. Porto ainda não tive o prazer de conhecer, mas ainda pretendo. Obrigada pela oferta e se precisar de mais alguma informação é só dar um toque.

      Abs,
      Isabel

  47. avatar renato desinano says:

    Olá Isabel,
    maravilhoso o seu trabalho no blog!!!! Parabéns e obrigado por compartilhar tantas informações.
    Estou indo com a família (esposa e duas adolescentes, de 16 e 14 anos) para Berlim em meados de outubro (chego dia 10 e saio dia 18). São oito dias , portanto. Sei que dá prá ficar até mais tempo sem ver tudo o que há de interessante. Mas às vezes pensamos que seria bom “mudar de ares ” por um ou dois dias, mas não sabemos bem o que há por perto e nem se vale realmente a pena sair. Talvez Dresden… Você poderia nos ajudar se possível dando sua opinião Grato, Renato.

    • avatar Isabel says:

      Oi Renato,

      Além de Dresden, vocês podem passar um dia em Potsdam também – além do famoso parque/palácio Sanssouci, o centrinho também é bem bonitinho, merece um passeio.

      Abs,
      Isabel

  48. avatar Cristiano Astrath says:

    Olá Isabel, necessito saber se além dos museus e partes da cidade que já indicou que tratam da II Guerra, se existe algum outro museu ou local que eu possa ir que tenha objetos, armas ou artigos militares em exposição.
    Muito Obrigado.

  49. avatar Hercília Oliveira says:

    Oi Isabel
    Em vésperas de partir, de novo a estou contactando para lhe perguntar qual o bilhete que nos aconselha a usar, que possamos usar em alguns transportes (não vão ser muitos pois o tempo vai ser muito curto…) e que também dê para utilizar o 100. Assim como onde o podemos comprar.
    Muito obrigada
    Um abraço

  50. avatar Hercília Oliveira says:

    Muito obrigada Isabel, irei então pesquisar.
    E quem sabe…, se nos encontraremos em Berlim!
    Mais uma vez muito obrigada, e parabéns pelo seu blog.
    E já sabe, se algum dia vier ao Porto e precisar de ajuda, terei muito gosto em a ajudar.

    Um abraço

    • avatar Isabel says:

      Oi Hercília,

      Se me ver e me reconhecer pelas ruas de Berlim, pode me parar para dar um alô :-)

      Espero que tenha uma ótima estadia na cidade. E agradeço a oferta de ajuda.

      Abs,
      Isabel

  51. avatar Karla says:

    Ola Isabel
    Estou apaixonada pelo seu blog….
    Estou indo a Berlim agora em outubro.
    Vc tem algum restaurante legal para indicar???
    Que tenha algum chefe de renome, etc

  52. avatar Elizabeth Vilela says:

    Parabéns pelo excelente serviço prestado pelo seu blog.
    Na próxima sexta vou à Berlim e me interessou saber se vc conseguiu rotas turísticas para fazer de bicicleta. Ficarei no Best Western Hotel Berlin Mitte por três dias. Já estive na cidade e percorri tudo à pé, agora quero fazer o tempo render mais.
    Obrigada
    Elizabeth

    • avatar Isabel says:

      Oi Elizabeth,

      Eu não tenho nenhum mapa que contenha sugestões de rotas de bike. Mas há diversas empresas que oferecem tour de bike – provavelmente no hotel você encontra panfletos destas empresas.

      Abs,
      Isabel

  53. avatar Hercília Oliveira says:

    Oi Isabel
    Acabadinha de chegar, pois cheguei ontem de tarde, quero agradecer-lhe toda a ajuda que nos deu com as suas dicas. Muito obrigada.
    Quanto à viagem, gostei muito de Hamburgo mas gostei muito mais de Berlim!
    Berlim é uma cidade mais “aberta”, mais grandiosa, e principalmente pele carga histórica que ela tem.
    Acho que durante muito tempo vou ficar com esta melancolia com que fiquei, depois que estive junto á East Side Galery. Me marcou muito…
    Foi tudo muito inesperado para mim. Não sabia da existência do rio, e muito menos daquela tão invulgar ponte que pela sua imagem imponente , escura e tão carregada de factos tão marcantes e no fundo ainda recentes da história , me deixaram quase sem palavras. Ficamos por ali durante bastante tempo, e na volta do hostel para o bus (que era perto), ainda por ali andamos, olhando e lendo as inscrições de algumas das pinturas que fazem parte daquele valioso” documento”.
    Por tudo isto, Berlim me marcou e tenho a certeza que essa marca não será apagada facilmente.

    Um grande abraço, e mais uma vez muito obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Hercília,

      Obrigada por dar uma passada para comentar suas impressões sobre Berlim!

      Eu a entendo – passear por Berlim, ver as marcas da história, refletir sobre o que aconteceu aqui sem dúvidas deixa marcas.

      Fico orgulhosa em saber que gostou mais de Berlim :-)

      Abs e tudo de bom para você – quem sabe um dia nos veremos em Portugal,
      Isabel

  54. avatar Hercília Oliveira says:

    Oi Isabel

    Pois volto a dizer-lhe, que se vier ao Porto terei muito gosto em lhe ser útil e de a conhecer.
    Quando em Berlim via alguns grupos com guia feminina, eu olhava para ver se seria capaz de a reconhecer, mas não aconteceu.
    Também lhe quero dizer, que quero muito voltar a Berlim e mais documentada sobre os lugares onde estive e o que lá aconteceu.
    Há no entanto um lugar de que não gostei nada: o monumento ao holocausto. Acho que deveria ser um local que nos fizesse meditar, e o que existe se assemelha muito a um labirinto que proporciona brincadeiras num local onde não deveriam acontecer
    Se há cidades que nos cativam e nos marcam, para mim Berlim é uma delas.

    Um grande abraço

    • avatar Isabel says:

      Muito obrigada Hercília!!!

      Teria sido tão legal se você tivesse me descoberto na multidão de gente/turistas de anda pelas ruas de Berlim!

      É o memorial do holocausto desperta os mais variados sentimentos – eu já ouvi muita coisas. Mas justamente após falar para um grupo que por dentro o monumento parece com um labirinto e depois de andarmos pelos corredores estreitos eu ouvi uma interpretação fantástica deste monumento: “que as pessoas que viveram o holocausto, que estiveram dentro de um campo de concentração deveriam se sentir em um labirinto, sem achar uma saída”.

      Abs,
      Isabel

  55. avatar Anabela Gordalina says:

    Boa noite Isabel
    Que ideia otima criar este blog… Parabéns!!!
    Estou a pensar ir aí na semana de 20 a 26 de Outubro, e gostaria que me informasse qual é o tempo por essa altura. Será que já está muito frio????
    Obrigada pelas dicas!

  56. avatar Hercília Oliveira says:

    OK Isabel, obrigada por me passara interpretação que foi dada sobre o” labirinto”, o que não deixa de ter a sua lógica! Foi realmente assim que eu o vi e senti….
    Por isso é que é sempre enriquecedor discutir ou trocar ideias.

    Um abraço
    Hercília

  57. avatar adriana says:

    Olá Isabel, o seu blog é muito legal. Vou para Berlim agora em outubro – dia 9 e vou passar cinco dias. Encontramos um museu de nome designer panoptikum. Voce conhece? Berlim vai estar com que temperatura? Espero que não esteja muito frio.
    Obrigada pelas informações.
    Adriana

    • avatar Isabel says:

      Oi Adriana,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Eu já ouvi falar sim deste museu, mas nunca fui lá. A tendência neste período é que as temperaturas fiquem na faixa de 10-15 graus.

      Abs,
      Isabel

  58. avatar Rodrigo says:

    Oi Adriana,
    O seu blog está sendo nossa referencia aqui em Berlim…não saímos do hotel sem revisar cada detalhe…amanha é dia de bike…estamos adorando Berlim…qual bairro vc recomenda pra noite… um local que tivesse mais movimento no inicio da noite com bares legais…Mitte? Quais ruas mais ou menos…abraço

    • avatar Isabel says:

      Oi Rodrigo,

      Bom saber que tem gostado de Berlim e que o blog o tem ajudado.

      Mitte é um bairro legal, na região da Rosenthaler Platz (Tor Straße, Schönhauser Allee). Friedrichshain é outro bairro com muitos bares, na área da Simon-Dach-Straße, por exemplo.

      Abs,
      Isabel

  59. avatar Simone says:

    Olá, Isabel! Super parabéns pelo blog. Ele e de utilidade pública, com qualidade nas informações.. Estava um pouco insegura de me aventurar em Berlim, sobretudo sem saber falar alemão… Geralmente me desembaraço melhor com o francês ezra. Mas, são tantas dicas legais e dadas com clareza que até já começo a me sentir lá. Por isso lá vai a primeira dúvida. Vc disse que novembro já e inverno. Se Deus quiser estarei entre os dias 9 e 11. A média seria tb de 10 _15 graus. costuma chover nessa época?
    Abços

    • avatar Isabel says:

      Oi Simone,

      Muito obrigada pelos elogios ao blog.

      Pode chover nesta época e você pode contar até com temperaturas um pouco mais baixas – estamos no início de outubro e nos últimos dias não tem passado de 13 graus. Então pode vir bem agasalhada :-)

      Abs,
      Isabel

  60. avatar Renata says:

    Ola Isabel, moro em amsterdam e estou indo para berlim no dia 12 e 13 de outubro para o ultimo dia da oktoberfest… vamos num grupo de 9 pessoas.. oque eu estou vendo e que a festa acontece em varios pontos da cidade..gostaria de saber algumas dicas de vc… onde e melhor ir.. eh um pessoal jovem quer ir pra se divertir e beber muita cerveja haha..
    Obrigada!!

    Renata

    • avatar Isabel says:

      Oi Renata,

      Na verdade a Oktoberfest original de Munique acabou neste último final de semana (06/10). Aqui em Berlim alguns locais de fato promovem a festa, como a Hofbräuhaus – mas que também comemora a festa de acordo com o calendário da de Munique. Mas independente da Oktoberfest, se vocês querem é beber cerveja e curtir podem ir lá pois com certeza poderão tomar uma ótima cervejinha por lá.

      Na Alexanderplatz está tendo umas barraquinhas por conta da Oktoberfest – onde vende-se desde artesanato a barracas de comida e bebida. Esta vai até 13/10.

      E no Metaxa Bay também estão promovendo a festa, no dia 12/10, por exemplo seria possível irem lá, pois no dia 13 parece que é um evento fechado.

      Abs,
      Isabel

  61. avatar Vinicius says:

    Isabel, primeiramente parabéns pelo blog! Sou apaixonado por Berlin e estou retornando pela terceira vez para a cidade no final deste mês, entre 30/10 e 4/11. Pretendo ficar hospedado no Mitte, talvez no Hilton, Sofitel ou Adina Hackescher Markt. Gostaria de explorar melhor a região de Kreuzberg, Prenzlauer Berg e Friedrichshain, pois já conheço bastante o Tiergarten, Potzdamer Platz e Charlottemburg. Fiquei preocupado com notícias de que essa região, especialmente do Mitte (Unter den Linden, Gendarmenmarkt, ilha dos museus, Alexanderplatz) está em obras e bastante confusa e bagunçada! Gostaria de sua opnião sobre estas obras e minhas escolhas de hotel. Além disso peço que faças contato, pois queria ajuda e compania para me guiar pelos bairros menos turísticos. Obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Oi Vinicius,

      De fato tem muita obra este ano em Berlim, especialmente na Unter den Linden, em frente à Catedral. Mas nada ao redor do Gendarmenmarkt, portanto nem o Hilton nem o Sofitel estão sofrendo por causa das obras. Da mesma maneira o Adina do Hackescher Markt – lá não tem estas obras. Acho que qualquer um destes hostéis está muito bem localizado, daí cabe a ti ver qual área que combina mais contigo: se a área do Gendarmenmarkt ou do Hackescher Markt.

      Abs,
      Isabel

  62. avatar maria calado says:

    ich liebe berlin ich bin nur nicht da wegen der schule derlin ferzaubert die menchen

  63. avatar maria manuela sousa says:

    Cara amiga
    Vou a berlim com mais seis amigos em Maio proximo, todos adoramos andar o nosso hotel fica ao pé da torre da TV, gostaria de saber se me poderia me facilitar um roteiro para 3 dias andando grande parte do tempo a pé, ou que transportes públicos utilizar. Por último e mais importante não quero deixar de a felicitar pelo excelente trabalho de pesquisa que efectuou para um blog de imensa qualidade que nos deixa uma informação de que berlim é fantastico .
    Obrigado

    Manuela Cabral

    Lisboa -Portugal

  64. avatar Daniela Sulzbach says:

    Olá , Isabel,
    Acabo de conhecer teu blog e achei fascinante
    Estou indo a Berlim dia 17 de janeiro com meu filho , de 14 anos.
    Será nossa primeira vez na cidade .
    Somos de origem alemã e nos interessa muito história .
    Vamos ficar 5 dias.
    Queria tuas dicas e sugestões,
    Bjs e obrigada ,
    Daniela

  65. avatar Paulo Fernandes says:

    Ótimo blog, parabéns!! Vou usar todas as dicas!

  66. avatar Marcelino says:

    Olá Isabel,
    Quero te parabenizar e agradecer pelas dicas sobre Berlim, estou em viagem pela Alemanha e só tinha 02 dias para disfrutar essa bela cidade e estava meio perdido e você veio me salvar.
    Em relação aos hotéis, fiquei hospedado no NH Berlim que é extremamente bem localizado, pois conheci praticamente todos os pontos turísticos a pé e com muita facilidade,o atendimento é excelente, hotel padrão 4 estrelas e paguei na faixa de 90 euros por diária (casal), se for comparar com o Brasil está até barato.
    Saudações e mais uma vez, fica meu agradecimento,

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcelino,

      Obrigada pos sua atenção e gentileza. Valeu também pela dica do hotel – nada melhor que a opinião de quem se hospeda, pois eu mesma só posso dar minha opinião no que se refere à localização.

      Abs e um feliz 2014 para você,
      Isabel

  67. avatar WARD PORTELA says:

    MUITO BOM, VOU A BERLIM DIA 26/01/14 E VOU SEGUIR SUAS DICAS TIM-TIM POR TIM-TIM.
    AGORO FALTOU A PARTE DA DIVERSÃO NOTURNA ONDE PODEMOS BEBER E DANÇAR EM BERLIM, ADORO A NOITE.
    ABRIGADO.

  68. avatar Thalita Lima Queiroz says:

    Isabel,
    Boa tarde!
    Estou indo para Berlim, agora em maio/2014.
    Não conheço Berlim, vc tem dicas de acomodações e passeios para me dar?
    Vou ficar por 3 ou 4 dias ai…. Será uma pequena aventura pela Europa!!!
    Estou ansiosa e buscando dicas para todos os lados.

    Obrigada desde já! rs
    Bjos

    • avatar Isabel says:

      Oi Thalita,

      nesta, Nesta, nesta, nesta e nesta resposta, eu listo alguns hotéis que acho que tem uma boa localização.

      Na opção Atrações e atividades você encontra uma lista de pontos turísticos e atrações da cidade, assim como atividades que pode fazer. Dá uma olhada e ver o que te interessa para ver e fazer nestes dias que ficará em Berlim.

      Bjs,
      Isabel

  69. avatar Gabriela says:

    Olá Isabel, estou montando minha viagem e e Berlim está no meu roteiro… 5 dias são suficientes pr’a se conhecer um pouco de Berlim?

    Bjo e aobrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Gabriela,

      Olha o tempo para ficar na cidade varia muito dependendo dos seus interesses – se, por exemplo, pretende visitar museus, quantos, se quer dedicar um tempo para as compras e assim por diante. Dá uma olhada na lista das atracoes e atividades de Berlim para ver o que te interessa e assim poder planejar melhor seu tempo na cidade.

      Bjs,
      Isabel

  70. avatar Flávio says:

    Isabel, boa noite.

    Estamos planejando ir a Berlim no mês de abril..
    Você pode nos dar dicas de locais para visitar e me dizer se tem alguma autoban nas proximidades?
    Flávio.

    • avatar Isabel says:

      Oi Flávio,

      Tem uma Autobahn que circunda Berlim, mas nao tem nenhuma que passe pelo centro da cidade – onde os principais pontos turísticos se encontram.

      Isabel

  71. avatar Aline says:

    Ola Isabel, estava fazendo intercambio na Irlanda e agora vou fazer um mochilão pela europa antes de voltar para o Brasil, só que vou sozinha e estou com um pouco de medo pq meu inglês não é bom. Enfim, vou ficar apenas 1 dia inteiro em Berlin e queria (se possível) dicas do que vc acha que não posso deixar de visitar. Vou estar ai no dia 28/04 e devo ficar no Hostel Meininger Berlin Central Station. Adorei seu blog e já estou sentindo não ficar mais tempo pra conhecer melhor. Aguardo seu retorno.
    Parabéns pelo blog.
    Abraços,
    Aline

    • avatar Isabel says:

      Oi Aline,

      Os pontos que acho impredíveis: Portao de Brandemburgo, Reichstag e Memorial do Holocausto (eles ficam pertinho, dá para você fazer tranquilamente); Muro de Berlim (ir a Berlim e ano vê-lo nao dá né?); a Catedral de Berlim. Se sobrar um tempinho nao deixe de ir ao Museu de Pérgamo também.

      Abs,
      Isabel

  72. avatar berlin says:

    eu amei este blog tem as melhores dicas

  73. avatar jose manoel says:

    Oi Isabel,
    Parabéns pelo seu Blog. Pretendemos passar de 9 a 15 de maio 2014 em Berlim. Como saber de shows de jazz, concertos de musica clássica e espetáculos de dança contemporânea que estarão acontecendo neste período? É que queremos comprar tickets com antecedência.
    Desde já nosso obrigado

  74. avatar Yumi says:

    Parabéns pelo blog.Adorei as dicas.Agora é só me programar …
    Confesso que não li todos os comentários …rs mas se já citou,por favor desconsidere…
    Dicas de restaurantes,enfim gastronomia .
    Bj e obrigada.

  75. avatar Andre says:

    Ola Isabel. Tudo Bom?
    Parabéns pelo blog, fantástico!

    Estou indo pra Berlim na segunda semana de maio com minha esposa e vamos ficar 5 dias.

    Você tem algum roteiro básico para que nosso tempo seja bem aproveitado?

    E quanto ao passeio de bike, você tem alguma sugestão de trajeto que seja interessante ?

    Ouvi falar de uma cidadezinha que fica próxima a Berlim – acho que é Potsdam. Vale a pena fazer um bate-volta?

    ABS

    André

    • avatar Isabel says:

      Oi André,

      A cidade é Potsdam mesmo e vale muito a pena fazer um passeio para lá, dá para passar um dia agradável. Ela fica a cerca de 1 hora e pouco do centro de Berlim.

      Um passeio de bike às margens do rio – entre o parlamento e área do palácio Bellevue pode ser um trajeto bem legal. De repente vocês podem também fazer um passeio pelas ruas do bairro Kreuzberg ou Friedrichshain, para conhecer outras áreas da cidade, algo mais alternativo.

      Abs,
      Isabel

  76. avatar Ivone says:

    Isabel,cá estou eu outra vez com uma pergunta. Que visitas é necessário marcar ,para além da do Reischtag ? A da Torre da Televisão só se marca se incluir refeição, não é ?
    Mais uma vez obrigada.
    Abraço.

    • avatar Isabel says:

      Isto mesmo Ivone, se quiser ir no restaurante da torre é melhor reservar, pois espontaneamente pode ser difícil encontrar mesa livre.

      Abs,
      Isabel

  77. avatar Lígia says:

    Olá Isabel! Adorei o seu site, está sendo de grande ajuda pois passarei por Berlim rapidamente em escala para a Croácia. Ficarei apenas 2 dias e estou bem perdida sem saber o que fazer para maximizar o tempo.
    Chego no dia 12 de outubro e ouvi dizer é nesta semana que acontece o Festival das Luzes. Você sabe se é isso mesmo? Foi uma das razões que me fizeram optar pela escala em Berlim. Se puder responder agradeço muitíssimo. Obrigada e beijos.

  78. avatar Demison says:

    Fantástico seu blog. Gostaria de dicas de bares, pub e restaurantes.

  79. avatar Andre says:

    Olá Isabel

    A partir das suas incríveis dicas, montei um roteiro de 5 dias, e gostaria da sua avaliação/sugestões.

    Obrigado antecipadamente.

    André

    Dia 14/05 quarta
    Chegada no Hotel 15:30h
    Gedächtniskirche Igreja destruída
    Story of Berlim Museum – 10 as 18h – Fecha as 20h
    Compras Ku’damm e KaDeWe

    Dia 15/05 quinta
    Tiergarten. Coluna Vitória. Memorial Sovietico.
    Portão de Brademburgo
    11h30 – Reischtag – Visita ao Parlamento
    Memorial do Holocausto
    Potzdamer Platz
    Berlin Story Bunker – perto Potsdamer – seg sex 10 as 19h. Sáb dom 12 as 20h
    Gendarmenmarkt – museu na catedral alemã. Ritter Sport Chocolate.
    Neue Synagoge – Dom a Qui 10 as 18h. Sexta 10 as 14h. Sábado fechado.

    Dia 16/05 sexta
    Sachsenhausen Campo de Concentração – ter a sex 8:30 as 18h
    Alexandertplatz.
    Igreja Marienkirche. Prefeitura de Berlim e Fonte de Netuno
    Torre da TV – Comprar tkts
    Nikolaiviertel – Quarteirão de São Nicolau
    DDR Museum – 10 as 20h
    AquaDom –
    Berliner Dom Catedral – 9 as 19h. Domingo só abre as 12h
    Ilha dos Museus
    Neue Synagoge – abre sexta até 17h?
    Unter den Liten

    Dia 17/05 sábado
    CheckPoint Charlie
    Museu Haus am Checkpoint Charlie – 9 as 22h
    Topographie dês Terros – 10 as 20h
    Judisches Museum – 10 as 20h
    Deutsches Technikmuseum Berlin – ter a sex 9 as 17:30h. Sáb dom 10 as 18h
    Pegar Metro até o
    East Side Gallery

    Dia 18/05 Domingo
    Trem para
    Potsdam City – ter dom 9 as 17h
    Park Sanssouci e Schloss Sanssouci
    Trem para Charlottenburg – ter a dom 10 as 17h
    Passeio de Barco
    Metro para Mauerpark
    Memorial do Muro de Berlim-Bernauer Straße

    Dia 19/05 segunda
    Unterwelten Subsolos – qui a seg 10:30h
    Memorial do Muro de Berlim-Bernauer Straße – fechado
    Neue Synagoge – Dom a Qui 10 as 18h. Sexta 10 as 14h. Sábado fechado.

    • avatar Isabel says:

      Oi Andre,

      Tudo bem?

      O agrupamento das coisas pela localização geográfica está bom, mas em alguns dias eu acho que você colocou muita coisa, principalmente no quesito museu – eu não sei se você consegue visitar 2,3 museus em um mesmo dia, além das outras atrações – a não ser que você entre, só de uma olhada rápida e já saia. Na sexta-feira, por exemplo, você pretende ir ao campo, este já é um passeio mais demorado, pois além de ficar a pouquinho mais de 1 hora de Berlim, lá tem muita informação, são muitos temas expostos.

      No dia da sua chegada você pretende dedicar um tempo para as compras, depois de ir ao museu – o comércio só fica aberto até as 20 horas.

      E algumas atrações (Neue Synagoge, Memorial do Muro na Bernauer Straße) você repetiu em alguns dias, já pode retirar de um dia e assim sobra um pouquinho mais de tempo para as outras coisas :-)

      Ah! E você colocou “fechado” na frente Memorial do Muro na Bernauer Straße para a segunda-feira – esta é uma área a céu aberto, portanto indepente de dia/horário (a capela da reconciliação de fato fica fechada na segunda-feira).

      Abs,
      Isabel

      • avatar Andre says:

        Olá Isabel.

        Obrigado pelas dicas.

        Fiquei sabendo que não dia 17/05 será a noite longa dos museus então estou refazendo meu roteiro para aproveitar esse dia e fazer um giro em vários museus até as 02h. E o que falta, visito no domingo já que será o Dia internacional dos Museus.

        Já ajustei os passeios repetidos também.

        Uma dúvida: Até mesmo a KaDeVe fecha ás 20h? E o Europa Center, também ?

        • avatar Isabel says:

          Oi Andre,

          As lojas do Europa-Center ficam abertas até às 20hs, os restaurantes/lanchonetes já ficam até mais tarde (horários variados). E a Kadewe na sexta-feira fica aberta até às 21hs.

          Abs,
          Isabel

  80. avatar Audrey Duarte says:

    Ola!!!! Eu e meu marido iremos pra Berlin para assisitr o UFC no dia 31 de maio (comeca as 18h30 no O2). Sairemos de Londres bem cedo no sabado e voltamos segunda com o voo saindo as 17h25 de Schonefeld. Gostaria de saber se eh possivel fazer os principais pontos turisticos da cidade e que horas temos que sair de Berlin para esse aeroporto considerante aquele horario de voo. Muuuuito obrigada e parabens pelo Blog, tem me ajudado muito.

    • avatar Isabel says:

      Oi Audrey,

      Considerando que terá entre 1 dia e meio a 2 dias na cidade e se souber otimizar bem seu tempo creio que poderá ver boa parte dos pontos listados acima.

      Se estiver em Mitte e for de táxi para Schönefeld calcule cerca de 40 min.

      Abs,
      Isabel

  81. avatar Geisa Gonzaga says:

    Ia fazer um roteiro para Berlim, onde pretendo ir este ano. Encontrei esse prontinho! Maravilha, obrigada por publicá-lo.

  82. avatar Geisa Gonzaga says:

    Você tem um roteiro para Viena e Varsóvia, Isabel?

  83. avatar Gabriela says:

    Isabel, parabéns pelo blog.
    Vou fazer um mochilão pela Europa e Berlim será uma das paradas!
    Com certeza seu blog será um ótimo guia!

  84. avatar Salomão Ness says:

    parabéns ! estive em setembro em berlim e seu blog nos ajudou bastante ! suas dicas foram fundamentais, apenas achei que não foram a poucos metros rsrsrsrsr andamos bastante ! mas tudo é válido quando estamos passeando ! em Berlim vc respira história e arte !!

    • avatar Isabel says:

      Oi Salomão,

      Acho que já estou acostumada e muitas vezes as distâncias só me parecem “poucos metros” mesmo rsrsrs

      Abs,
      Isabel

  85. avatar Damião Dias says:

    Isabel Parabéns seu blog é Fantástico!!! suas dicas são muito importante para quem vai conhecer Berlim o que farei em outubro de 2014. Muito obrigado por esse trabalho maravilhoso Deus te abençoe

  86. avatar Maria Andrade says:

    Parabéns pelo blog. Irei à Berlim em Setembro e ele me ajudou muito no planejamento.
    Bjo e muito obrigada.

Deixe seu comentário

*